Conheça o HUB da Boavista e como ele pode ajudar a sua empresa a expandir os negócios - Blog da Boavista | Conciliação Financeira Conheça o HUB da Boavista e como ele pode ajudar a sua empresa a expandir os negócios - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Conheça o HUB da Boavista e como ele pode ajudar a sua empresa a expandir os negócios

Descubra o modelo de Finanças 4.0 e como o HUB Boavista impulsiona negócios.

Para garantir seu lugar no competitivo mercado financeiro, as empresas devem estar atentas às mudanças causadas pela tecnologia e ecossistema de transformação digital. Essas mudanças impactam diretamente a sociedade e o consumo. Um conceito bastante difundido atualmente é o termo Finanças 4.0, que trata da necessidade de automação e modernização de processos na era dos dados. Nesse contexto, surgem tecnologias como o HUB Boavista para dar conta dessas novas demandas.

Entender essas mudanças possibilita manter uma gestão financeira saudável, mesmo com os fatores que podem ameaçar o objetivo da empresa. Neste artigo, vamos aprender o conceito de Finanças 4.0 e como o HUB Boavista pode ajudar as empresas na expansão de seus negócios. 

Boa leitura!

Os efeitos da transformação digital na área financeira

Em toda organização, uma administração bem sucedida depende da competência do departamento financeiro. Esse setor concentra funções diversas, como pagamentos, gestão de impostos, planejamento estratégico, fluxo de caixa e reembolso de colaboradores, além de ser responsável por outros setores, como contas a pagar, tesouraria, contabilidade e controle de patrimônio.

Empresas de médio e pequeno porte se diferenciam das grandes instituições no volume de dados e processos, arquivos e funcionários. Porem, todas as organizações têm o departamento financeiro que desempenha um papel estratégico no planejamento, uma vez que gerencia a base monetária, as tributações, os lucros e as despesas do negócio.

Em geral, quem atua neste setor tem uma visão ainda engessada e tradicional com relação ao processo de modernização. Ao perceber que os recursos tecnológicos são aliados e podem contribuir para o fluxo e a rotina do trabalho, as decisões sobre a saúde financeira da empresa se tornam mais ágeis e eficientes.

Ter a estrutura do departamento financeiro organizada entre os diferentes setores, numa plataforma tecnológica, integrada e acessível, como o Hub da Boavista, auxilia no reconhecimento de situações de melhoria, identificação de erros ou divergências e na rapidez de soluções, garantindo a saúde financeira da empresa.

Finanças 4.0 : entenda o conceito e como implementar

O termo Finanças 4.0 é um reflexo da transformação digital. Em outras palavras, trata-se de um formato de gestão que melhor se adapta às novas tecnologias, agregando seus benefícios e competências ao ambiente empresarial. O conceito está associado a uma visão estratégica de elevar a produção das rotinas financeiras e administrativas.

A implementação de uma visão de Finanças 4.0 busca otimizar tarefas antes realizadas de formas burocrática, manual e repetitivas. Estas passam a ser sistematizadas e automatizadas, com uso de softwares, sistemas integrados de forma online e acessíveis a diferentes dispositivos, como os celulares.

Aqui, a inteligência artificial é uma grande aliada do pensamento estratégico da empresa. De forma que os funcionários e gestores passam a ter uma função direcionada para as intervenções e tomadas de decisões, a partir da avaliação dos dados de relatórios e processos gerados pelo ecossistema tecnológico.

Antes de colocar o conceito em prática, é fundamental analisar o funcionamento do departamento financeiro da sua empresa. Entenda quais são os processos, etapas e equipes responsáveis. Logo em seguida, faça à avaliação das áreas onde ocorrem bloqueios e dificuldades no fluxo de produção.

Identificados os pontos de mudança para automatizações, faça o planejamento dessa transição e capacite os funcionários para essa adaptação. Algumas funções poderão perder a necessidade de execução direta por uma pessoa e será preciso realocar atividades manuais para funções analíticas. Automatizar a gestão de gastos é possível com softwares modernos e eficientes, simplificando essa atividade.

A importância das inovações na atualidade

A inovação no setor financeiro impacta diretamente na redução de custos, aumento de produtividade e melhoria na administração de recursos. Com a inclusão da inteligência artificial e automatização de funções operacionais, os administradores e funcionários da empresa passam a utilizar sua capacidade produtiva em atividades estratégicas.

Um dos impactos da implantação de uma gestão de Finanças 4.0 é a facilidade de relacionamento com o cliente e fornecedores. Em diversas situações, desde o atendimento direto, esclarecimentos sobre procedimentos financeiros, pagamentos, cobranças e tributos, o contato pode ser realizado de forma online e em tempo real.

Uma das plataformas que podem ser utilizadas são os Hubs – espaços físicos ou virtuais – que servem como um escritório na nuvem e que, na tela de um computador, é possível realizar reuniões, solicitar relatórios, verificar o andamento de processos e prestar contas.

Esse conceito englobando também a negociação de projetos, aquisição de clientes e o aprimoramento dos processos administrativos e financeiros. Se tudo está na nuvem, fica mais prático realizar procedimentos em qualquer horário. Se você é um empresário que passa grande parte do tempo se deslocando em viagens e precisa resolver pendências fora de expediente comercial, esse é um grande benefício.

Atividades que podem ser programadas antecipadamente. Documentação mais fácil de enviar por e-mail, sem custo de impressão. Garantia também de mais assertividade na tomada de decisões. A performance da gestão financeira cresce quando a mentalidade sobre o uso da tecnologia se transforma e se torna uma prática em busca de melhorias, incluindo a expansão e interesse de todos sobre inovações tecnológicas, cibersegurança, novos softwares e análise de dados.

Conheça o HUB Boavista

A Boavista Tecnologia oferece o HUB, uma plataforma inovadora de integração de layouts para o seu negócio, uma solução que auxilia as operadoras na distribuição das informações de venda. Com ele as operadoras de cartões ganham mais rapidez e otimização no processamento de dados dos seus clientes. Implantar o HUB da Boavista é garantir a modernização da gestão financeira da sua empresa, incluindo os negócios no modelo de Finanças 4.0. 

Referência no setor financeiro, a empresa cumpre regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e protocolos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Boavista é referência, com produtos e serviços atualizados em relação às legislações brasileiras na área de tecnologia, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de oferece soluções diversas no setor financeiro, como:

  • O módulo e-Extrato Cash: uma plataforma de conciliação financeira de recolhimento de numerários via malote, cofre inteligente, depósito e ATM Reciclador;
  • O módulo e-Extrato Card: plataforma de conciliação de vendas em meios de pagamentos, além do módulo PIX no mesmo local, acompanhamento do momento da venda até o repasse para contas bancárias.

A Boavista é a escolha perfeita para modernizar a gestão financeira da sua empresa com segurança, responsabilidade e qualidade. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia para sistemas de gestão, serviços financeiros, processos financeiros de grandes empresas e conciliação de cartões.

Conclusão

Vimos aqui sobre os impactos que a modernização do sistema financeiro de uma empresa – o conceito de Finanças 4.0 – impacta diretamente na melhoria da gestão de um negócio, de forma expandida a diversos setores.

Os benefícios incluem maior agilidade, transparência nas transações, segurança aprimorada e redução de fraudes e prejuízos no fluxo de produção. Além do que, um salto de qualidade nas tarefas da rotina e melhor aproveitamento da capacidade intelectual dos funcionários.

Saiba mais como a HUB da Boavista pode ajudar a sua empresa a expandir seus negócios. Entre em contato conosco pelo site, ligue para gente e saiba mais sobre as soluções para as operadoras de cartões.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais