Como o e-Extrato Card pode potencializar a sua conciliação de cartões Como o e-Extrato Card pode potencializar a sua conciliação de cartões

Como o conciliador e-Extrato pode potencializar a gestão de cartões da sua farmácia

O segmento farmacêutico avançou nos últimos anos, passando de 80 mil unidades em todo o território nacional e gerando cerca de R$ 130 bilhões ao ano.

Com esse crescimento, as vendas em cartões também aumentaram. Atualmente, os brasileiros fazem 45% das suas compras via cartões em farmácias e drogarias.

Logo, é muito importante preparar o setor financeiro para controlar o recebimento dessas vendas.

O conciliador e-Extrato Card é fundamental para potencializar a conciliação de cartões, pois permite que esse controle seja feito de forma automatizada, economizando tempo e dinheiro ao concentrar os esforços da equipe naquilo que é realmente relevante.

Se você ainda não conhece o e-Extrato Card, confira como funciona e como pode potencializar a gestão da sua rede de farmácias.

Acompanhamento Automático das Parcelas

Devido ao grande volume de transações, muitas farmácias não fazem a menor ideia das datas previstas para o recebimento das suas vendas parceladas.

O resultado disso você já deve imaginar, certo?

O fluxo de caixa fica bagunçado, há um enorme acúmulo de filipetas de cartão e é quase impossível se organizar corretamente.

E o pior disso tudo: se você não tem certeza se está recebendo todos os valores corretos, quando algum dinheiro faltar você também não vai notar.

Percebe como isso é perigoso para a saúde financeira da sua farmácia?

Com o e-Extrato Card é possível ter o controle completo dos recebimentos das vendas via cartões, pois o software possui uma inteligência financeira capaz de monitorar automaticamente todas as parcelas das transações.

Sendo assim, você só precisa conferir se os recebimentos estão sendo realizado em conformidade com as taxas acordadas com as operadoras e dentro do prazo estipulado.

E, acredite, ter um controle bem estruturado dos recebimentos na sua farmácia é fundamental para a organização do fluxo de caixa.

Monitoramento das maquininhas POS

Imagine a seguinte situação:

Sua rede de farmácias possui mais de 10 filiais, sendo que cada uma delas possui pelo menos 2 entregadores, com uma maquininha de cartão cada, para atender os clientes que utilizam cartões.

Fazendo as contas, são exatamente 20 maquininhas POS saindo das lojas todos os dias, correndo o risco de:

  • faltar o sinal da internet móvel e acontecer uma transação duplicada, onde a mesma venda é cobrada duas vezes para o mesmo cliente;
  • ocorrer perda de filipetas de cartões e o financeiro da farmácia filial não ter o comprovante de alguma transação;
  • algum entregador trocar a maquininha POS da loja por uma falsa, agindo de má fé para fraudar o estabelecimento.

Além disso tudo, você ainda teria que ficar atento às taxas cobradas pelo aluguel de cada maquineta, além das taxas das vendas em si.

Independente da situação, como você se prepara para evitar que elas ocorram na sua farmácia?

Com o e-Extrato Card todos esses questionamentos são resolvidos em instantes.

Afinal, o processo de conciliação é realizado ainda que a venda tenha sido feita em uma maquininha POS.

O software é capaz de consolidar todos os dados das transações via POS e apresentar de maneira estruturada e amigável, de forma que precise apenas de alguns cliques para fazer a conciliação de cartões.

Essa automação garante a agilidade de um trabalho que, se feito de forma manual, é bastante demorado e burocrático.

Desta forma, você evita graves prejuízos na sua rede de farmácias e potencializa o setor financeiro.

Controle automático das vendas contestadas

Quando um cliente solicita a contestação de uma compra realizada na sua farmácia, a administradora do cartão entra em contato com a empresa e pede a confirmação dessa venda em um prazo de 5 dias úteis a contar da data de solicitação pelo cliente.

Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.

Nesse momento, a contestação de compra virou um cancelamento, cujo pode ser motivo para grandes perdas financeiras na sua rede de farmácias.

Existem alguns fatores que podem ocasionar essa situação:

  • quando o titular do cartão não reconhece uma compra na fatura;
  • quando o cliente ou a loja foram vítimas de um golpe;
  • quando o cliente não recebeu algum produto.

O e-Extrato Card é capaz de auditar de forma automática todas as contestações de compras e cancelamentos existentes em qualquer uma das filiais da sua rede de farmácias.

O software informa o número de contestações e cancelamentos através de um quadro de avisos na tela do sistema e ainda proporciona a facilidade de resolução do problema sem sair do software.

Sendo assim, bastam alguns cliques e é possível enviar o comprovante da venda sem precisar abrir outro sistema para tratar essa pendência.

Percebeu como ter a ferramenta certa é super importante para ajudar você a evitar grandes prejuízos?

Integração do seu sistema de gestão (ERP) com o e-Extrato Card

Pense comigo: se você precisa que uma informação do seu sistema de gestão (ERP) esteja em outro sistema, seria necessário incluir os dados de forma totalmente manual, certo?

Com o e-Extrato Card é totalmente diferente.

Basta fazer a integração dos sistemas e ficar tranquilo, afinal todas as informações que você quiser irão do seu ERP para o e-Extrato Card, e vice versa.

Além disso, fazer essa integração elimina a atividade manual atrelada à quantidade enorme de papéis e planilhas, além de garantir maior eficiência no processo de conciliação.

Você só tem a ganhar com a adoção de uma ferramenta completa e totalmente aberta à integrações, independente do ERP utilizado na sua rede de farmácias.

Confira outras vantagens:

  • Assertividade e segurança na conciliação de cartões, afinal os dados de vendas cadastrados no sistema de gestão, automaticamente, entram no fluxo do e-Extrato Card, eliminando a necessidade de conferir cada venda individualmente;
  • Maior agilidade nas operações e ganho de tempo para outras atividades, permitindo que os funcionários foquem em outras atividades relevantes e possam contribuir de forma mais estratégica com a empresa;
  • Foco apenas no monitoramento e resolução de divergências, já que todo o restante é feito de maneira automática.

Com o e-Extrato Card integrado ao seu ERP, os processos financeiros se tornam muito mais seguros, rápidos e descomplicados.

Homologação com as principais operadoras de redes de farmácias

Para fazer a conciliação de cartões, provavelmente os colaboradores da sua rede de farmácias precisam entrar no site de cada operadora e confrontar as informações com o que consta no sistema de gestão, correto?

E caso haja alguma inconsistência nos dados financeiros, é necessário recorrer às planilhas ou ao amontoado de filipetas de cartões.

Se com poucas operadoras é difícil, imagine em uma rede de farmácias que possui diversas operadoras e precisa fazer esse processo diariamente.

Por isso, o e-Extrato Card possui mais de 80 operadoras já homologadas no sistema garantindo agilidade e produtividade dos usuários.

Não é necessário entrar no site de cada operadora para executar o processo de conciliação, pois todas as informações são centralizadas em um único ambiente.

É preciso apenas alguns cliques e poucos minutos para conferir, conciliar e confirmar os dados das vendas transacionadas de cartões.

Sem mais precisar de 200 horas por dia para conseguir fazer tudo.

Automatizar e potencializar a conciliação de cartões

Com certeza, o setor financeiro da sua rede de farmácias precisa lidar diariamente com uma grande quantidade de extratos bancários, correto?

E provavelmente, é necessário acessar o portal de cada banco para fazer a conciliação bancária, demandando muito tempo da rotina dos colaboradores.

Com o e-Extrato Card essa situação muda de figura e o tempo é otimizado drasticamente.

Afinal, o sistema consolida a informação de todos os bancos em um único portal e você consegue ter uma visão gerencial de todos os recebimentos em uma única tela.

Desta forma, a burocrática tarefa de acessar cada conta é totalmente eliminada e é possível ter uma completa uma visão de todos os valores, o que auxilia bastante na identificação de erros.

Basta apenas subir o arquivo do banco no sistema e ele, de forma automatizada, organiza todas as informações para que a conciliação possa ser realizada.

Além disso, através do e-Extrato Card é possível conferir todos os saldos bancários de forma centralizada e identificar as parcelas que foram liquidadas pelas operadoras.

Já que o software detalha automaticamente, venda a venda, o que realmente caiu no banco.

E isso tudo é de fato automático. Você não precisa calcular absolutamente nada, o sistema e-Extrato Card já faz tudo por você.

e-Extrato Card é Inteligência Financeira para a sua Rede de Farmácias

Para conseguir se manter alinhado ao mercado e obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes, líderes financeiros de grandes redes de farmácias precisam tomar decisões rápidas para que não percam oportunidades favoráveis ao negócio.

E só é possível tomar decisões rápidas por meio da análise constante de dados financeiros em tempo real.

Contar com o e-Extrato Card também contribui neste quesito, pois, além de se integrar ao seu ERP, o software também consolida as informações das diferentes filiais, bancos, maquininhas POS e operadoras.

Isso garante rapidez na comunicação e agilidade na análise dos dados financeiros, que são atualizados constantemente.

Além disso, o e-Extrato Card facilita as decisões do gestor, oferecendo as respostas certas para as perguntas que ele precisa responder naquele momento.

Ou seja, o conciliador fornece informações claras, seguras e úteis, o que potencializa a estratégia financeira e assegura que a tomada de decisão possa ser tomada com agilidade.

Desta forma, elimina-se o velho achismo das organizações, evitando as tomadas de decisões intuitivas e sem embasamento em informações concretas.

Afinal, quando uma decisão é tomada de forma eficiente traz diversos benefícios, como um melhor posicionamento no mercado e aumento da lucratividade da empresa.

Logo, contar com dados seguros obtidos por meio do e-Extrato Card, colabora para o crescimento da organização, tornando as projeções mais efetivas e garantindo o sucesso da estratégia financeira.

Quer conhecer melhor o e-Extrato Card e como ele pode ajudar a sua rede de farmácias a alcançar o sucesso financeiro?

Nosso software reúne as ferramentas essenciais e uma metodologia comprovada para que a sua rede de farmácias consiga potencializar sua conciliação de cartões.


Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais