Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Finanças 4.0: o que pode estar atrasando seu processo de expansão

Uma das principais dores atuais de instituições financeiras e grandes empresas é a verificação rápida de informações, além de uma possibilidade de integração que consiga agilizar procedimentos burocráticos com os clientes mais importantes. Mas sabia que esse processo está dentro da camada de soluções trazidas pelo conceito de finanças 4.0?

Isso era um desafio porque em grandes corporações, como é o caso das redes varejistas, existe um grande volume de dados para serem processados todos os dias. Com o rápido desenvolvimento e introdução de tecnologias digitais na área financeira, houve um impacto positivo imediato, provocando uma revisão de paradigmas, interações de sistemas e até ajustes nos modelos de negócios.

Aqui, vamos explicar sobre o conceito de finanças 4.0. Além da importância da inovação tecnológica no campo financeiro e apresentar uma solução que consegue simplificar o caminho entre a empresa e o cliente em relação a distribuição e processamento mais eficiente das informações. Confira!

A revolução no mercado financeiro

Hoje, à medida que empresas de todos os setores adotam a digitalização e transformam seus processos de negócios para atender aos requisitos da economia digital, suas principais funções precisam ser otimizadas para suportar essa transformação.

Além disso, os consumidores também esperam mais das empresas em termos de prestação de contas, responsabilidade social e governança. Ou seja, essa é uma via de mão dupla.

O resultado é que, hoje, a maioria das empresas está adotando novos processos digitais e aprimorando em suas principais funções de negócios, como compras e finanças, para alinhar suas operações às demandas dos consumidores.

Toda a área financeira, em particular, está passando por mudanças na forma como opera com o funcionamento na nuvem, tornando mais clara a revolução que estamos passando e a chegada da era das finanças 4.0.

Além disso, mudanças significativas no cenário econômico permitiram que a função financeira não apenas se tornasse mais eficiente na gestão de como os recursos financeiros são gastos, mas também se tornasse uma parte mais integral da tomada de decisões estratégicas de qualquer empresa.

Hoje, o cenário de negócios moderno exige que a área financeira das empresas e as instituições financeiras desempenhem um papel mais ativo na tomada de decisões em outros departamentos e na otimização dos processos de negócios para aumentar a eficiência dos principais indicadores.

Instituições financeiras, bancos digitais e fintechs: quais as diferenças?

Não é de hoje que Bancos, instituições financeiras e empresas de investimento não oferecem apenas cartão de crédito, poupança e contas bancárias. Elas criam uma grande variedade de produtos financeiros como seguros, investimentos, empréstimos para compra de imóveis ou automóveis, entre outros. No entanto, nem sempre foi assim.

Isso é resultado da crescente população de consumidores digitais que aceleraram a demanda pela transformação digital de todos os setores, finalmente alcançando o setor bancário e de serviços financeiros.

Hoje em dia, a realidade brasileira no setor bancário inclui fintechs, bancos digitais e open banking, todos representando as profundas transformações no mercado de crédito do país. Mas quais as diferenças entre eles?

  • Fintech, ou empresa de tecnologia financeira, revolucionou os serviços financeiros por meio de tecnologias, produtos e modelos de negócios inovadores. As startups de fintech são nativos digitais que revolucionaram o sistema bancário legado com funcionalidades digitais, trazendo simplicidade por meio de soluções como big data, acessibilidade, e computação em nuvem;
  • Já o Banco Digital, por outro lado, são serviços, atividades ou produtos bancários tradicionais digitalizados oferecidos por meio de canais online, aplicativos e plataformas móveis.

A maioria das pessoas não quer ir a uma agência bancária física para depositar um cheque, transferir valores ou até mesmo abrir uma conta novamente, certo? Mas o banco digital não deve ser confundido com fintech: a fintech mudou o mercado financeiro ao introduzir novos serviços bancários.

Por exemplo: o PicPay é um grande exemplo de empresa que oferece inovação pronta e validada no momento certo. Atualmente com cerca de 50 milhões de usuários, a empresa é um dos grandes players do mercado e planeja crescer ainda mais.

Finanças 4.0 e sua importância no setor financeiro

Com tantos tipos diferentes de tecnologias disponíveis, é difícil determinar quais serão mais adequadas ao seu departamento financeiro? Pois é, além de entender como uma tecnologia funciona, as empresas precisam ter em mente o impacto da tecnologia em relação às suas necessidades.

Nesse processo, o conceito de finanças 4.0 se mostra ainda mais importante. É a partir dele que podemos definir os 5 requisitos para instituições financeiras, ou seja, os modelos sobre os quais são construídas a base de utilização do modelo Financeiro 4.0:

  1. Os serviços financeiros digitais devem cobrir todas as necessidades financeiras da empresa;
  2. É preciso garantir o retorno sobre o investimento, proporcional ao o crescimento da empresa;
  3. Deve existir um treinamento claro para mostrar a funcionários, parceiros e clientes quais os benefícios;
  4. O uso da tecnologia para a implementação da transformação 4.0 deve ser contínua;
  5. As soluções digitais tornam-se um elo entre o ecossistema financeiro e o cliente.

Além de se tornar um parceiro de negócios estratégico, uma das maiores mudanças na função das finanças 4.0 é o aumento da conexão entre clientes, reguladores e partes interessadas na transparência nas transações financeiras das empresas.

Se você precisa otimizar custos, organizar e modernizar seus processos, ganhar tempo e garantir uma gestão financeira eficiente mas não sabe como fazer isso, veja agora como a tecnologia pode ajudar. 

Como a tecnologia pode ajudar no processo de expansão das instituições financeiras?

Para iniciar o processo de expansão, os usuários precisam primeiro entender os impulsionadores da mudança das finanças 4.0. É importante que as organizações se mantenham atualizadas com essas mudanças, não apenas para se manterem relevantes no mercado, mas também para melhorar os serviços que prestam aos clientes.

A verdade é que tecnologias como Robotics Process Automation (Automação de Processos Robóticos ou RPA), Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT), estão impulsionando a próxima revolução na indústria. Mas são essas mesmas tecnologias que também vão transformar o setor financeiro.

O conceito de Finanças 4.0 implica uma profunda integração das tecnologias digitais no setor financeiro, o que levará ao aumento da qualidade e disponibilidade dos serviços, assim como a formação de novas regras que assegurem uma competição saudável entre os participantes do mercado.

Com isso, são as novas tecnologias que determinam a necessidade de mudanças tanto na economia como um todo quanto em seus ramos. Isso cria a necessidade de desenvolver modelos de negócios digitais e métodos para desenvolver serviços financeiros digitais. 

Do lado profissional, espera-se que os profissionais financeiros não apenas entendam como o dinheiro se move dentro da organização, mas também como mudanças específicas, como melhorias na tecnologia usada, afetarão outras partes do negócio.

É assim que acontece a chegada de ferramentas capazes de auxiliar na otimização da gestão financeira. Ótimos exemplos são as ferramentas que proporcionam conciliação, praticidade e segurança. É por isso que você pode contar com a Boavista para transformar a sua rotina.

Conheça a Boavista Tecnologia

A revolução das finanças 4.0 pode não apenas transformar como as organizações abordam a função financeira, mas também preparar o caminho para alcançar a excelência dentro do próprio setor financeiro no futuro.

Já que os profissionais da área – inseridos dentro dessa era de mudanças – precisam pensar de forma criativa e criticamente para iniciar mudanças e gerar valor em suas organizações, a equipe de soluções da Boavista Tecnologia decidiu apoiar e simplificar esse processo.

Sabe como? Entregando uma plataforma que será um grande facilitador de suas atividades, permitindo mais agilidade, segurança, independência, foco em estratégia e resultados. Tudo isso é possível com as soluções da Boavista:

  • e-Extrato Cash: Conciliação de recolhimento de numerários via malote ou cofre inteligente;
  • e-Extrato Card: Centralize e controle as vendas em meios de pagamento de forma fácil e automática;
  • Conciliação Pix: Conciliação dos recebíveis e taxas via PIX para ter a garantia de todos os seus recebimentos com a integração entre seu ERP/TEF e o nosso módulo de conciliação;

Soluções capazes de centralizar e melhorar a forma como a gestão financeira é realizada, tornando-a muito mais ativa para garantir que todos os recursos sejam destinados corretamente.

Agora você conhece o conceito de finanças 4.0.

O que achou desse conteúdo?

Quer investir em inovação e praticidade? Conheça a Boavista Tecnologia! Garantimos a melhor solução para o seu negócio, afinal, otimização e eficiência nunca são demais. Entre em contato e descubra como a Boavista pode ajudar sua empresa a expandir os negócios!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais