Terceirização de TI: como melhorar a performance da equipe Terceirização de TI: como melhorar a performance da equipe

Como a terceirização de TI pode melhorar a performance da sua equipe

Com o grande avanço da tecnologia, todas as empresas, independentemente dos seus ramos e portes, precisam aderir às inovações tecnológicas. Mais do que simplificar os processos e asseverar a segurança das informações, a busca desse meio tem sido cada vez mais focada na estratégia de se tornar um destaque no mercado.

Por isso, muitas empresas tomam para si o desafio de desempenhar internamente soluções e sistemas para facilitar o gerenciamento, como o desenvolvimento de softwares contábeis. No entanto, a terceirização de TI pode ser o caminho mais certeiro.

Entre as vantagens da terceirização de TI, podemos evidenciar a equiparação das empresas de segmentos diferentes em eficácia, experiência e credibilidade.

Diante disso, as companhias ficam na seguinte dúvida: devem investir em uma equipe interna ou contratar os serviços terceirizados de TI?

Para ajudar, listamos, neste artigo, as vantagens de terceirizar os serviços de TI!


Consequências de investir em equipe interna de TI

Quando monta-se uma equipe interna de TI, geralmente é necessário ter mais de um profissional, devido às várias tecnologias usadas. Então, buscar a contratação de alguém com experiência em diversas áreas tecnológicas pode sair caro, além de ser difícil encontrá-lo no mercado. Ainda assim, nem sempre ele conseguirá responder a todas as expectativas.

Quando a empresa busca desenvolver as soluções de TI, ela se distancia do seu core business, tomando para si uma responsabilidade que pode ser terceirizada.

Nesse tempo gasto, ela poderia trabalhar em estratégias para o foco principal do negócio, explorando maior vantagem competitiva, no intuito de crescimento e manutenção da empresa.

Ou seja, investir em equipe interna de TI nem sempre é a melhor opção para os empreendimentos.

Terceirização de TI e seus benefícios

A contratação dos serviços corretos é parte fundamental da estratégia corporativa. Por ser experiente no assunto, as empresas terceirizadas poderão orientar nas decisões relativas à tecnologia, ajudando na tomada de decisões.

Dessa forma, a empresa terá sempre alguém que esteja cuidando de tudo, pronto para solucionar problemas, evitar prejuízos, falhas técnicas e demais atos que poderiam trazer danos ao seu negócio.

Veja, a seguir, alguns benefícios que a terceirização de TI pode trazer ao seu negócio.

Redução de gastos

A terceirização de TI diminui os custos operacionais, pois a partir do momento que a solução é implantada, não é preciso investimento em infraestrutura, e sim investimento em serviços.

Também não é necessário que a empresa adquira e atualize máquinas e equipamentos para assegurar a produtividade dos colaboradores. Somente é preciso a estrutura exigida para comportar as diligências.

O uso desse tipo de ferramenta aumenta a produção por ser um sistema mais ágil e prático e ainda permite que o responsável pela empresa se ajuste financeiramente para gastar apenas o necessário, garantindo um capital de giro maior.

Qualidade e disponibilidade

O serviço de terceirização de TI fornece profissionais altamente qualificados para exercer as atividades, além da inserção de processos automatizados, autorização e atualização de softwares, além da preservação rotineira dos servidores.

Essa importância dada para a qualidade, além de oferecer uma estrutura mais organizada, gera maior desempenho e disponibilidade.

Aumento da segurança

A terceirização de TI é uma solução realmente efetiva para tratar dos assuntos referentes a ataques externos ou falhas técnicas. Com esse tipo de serviço, a empresa gastará muito menos, administrando apenas um contrato e ganhando proteção de profissionais especialistas em monitoramento e segurança.

Foco na estratégia

Foco em projeção estratégica também é uma das vantagens da terceirização de TI. Um bom serviço traz para a manutenção do sistema uma equipe focada, em que a empresa não precisará preocupar com o sistema no presente, permitindo que a empresa pense no futuro.

É um sistema que visa o crescimento e todos os seus benefícios podem ser adicionados nas decisões estratégicas do empreendimento, além do sistema ser potente e versátil o suficiente para acompanhar o mercado.

Por que implantar um sistema de conciliação de cartões terceirizado

Realizar vendas que aceitam como forma de pagamento o cartão de crédito ou débito faz parte de quase todas as empresas. Porém, é necessário que sejam realizados vários controles para evitar os prejuízos. Por esse motivo, buscar por um sistema de conciliação de cartão é primordial.

Um bom sistema de conciliação de cartões assegura a integração e a confirmação de informações relativas às compras feitas por esse meio.

Essa ferramenta colabora com a integração dos dados, de modo que seja possível avaliar se os recebíveis das vendas estão sendo pagos, se as taxas cobradas das diferentes operadoras estão sendo feitas da maneira exata, verificar a confirmação de compras, o motivo das ocorrências de cancelamento, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas.

Ou seja, o sistema de conciliação em cartões organiza as informações relativas às vendas realizadas, possibilitando uma análise completa sobre os valores que o estabelecimento tem a receber.

Tudo isso acontece de maneira automática, desde a entrada, atualização dos dados, até o recebimento dos valores das vendas. Isso permite a auditoria em tempo real, reduzindo e até excluindo as probabilidades de algum erro ocorrer.

A ausência de controle dos recebíveis por cartões pode custar muito caro, pois além da falta de organização financeira, há as chances de acontecer perdas econômicas, gerando a falta de recursos. Além do mais, a implementação do sistema sai muito mais em conta do que os prejuízos que podem acontecer pelo seu não uso.

O sistema de conciliação de cartão é um método pertinente e estratégico. Agora que você já sabe a importância e função, é possível perceber que essa é a melhor opção para a segurança e administração do empreendimento.

A terceirização de TI é mais do que uma busca para reduzir a infraestrutura física na empresa. É uma alternativa completa para conduzir o sistema de forma mais efetiva, diminuindo os custos e fornecendo as melhores ferramentas para encarar os concorrentes. Usufrua dessa vantagem!

Se você gostou deste post sobre terceirização de TI, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam o assunto melhor!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais