O processo de conciliação é uma etapa empoderadora de gestores financeiros. Foi assim que uma rede de postos do Rio de Janeiro conseguiu identificar fraudes praticadas por seus próprios funcionários ao confrontar dados de vendas com auxílio do e-Extrato Card.
A rede detectou que suas maquininhas realizavam recargas de celular mesmo quando essa transação não era autorizada pela administração da empresa. Cientes dessa brecha no controle financeiro, alguns colaboradores recarregaram créditos de má fé para os clientes e embolsaram indevidamente o dinheiro que era direcionado ao caixa do posto. Isso causou um prejuízo à empresa de cerca de R$ 28.000,00.
O sistema da Boavista Tecnologia ajudou a identificar uma segunda fraude, também praticada pelos próprios funcionários do posto. Usando o módulo de compras duplicadas, o gestor financeiro da marca identificou que o mesmo cartão era passado duas vezes, de forma recorrente, em dias e horários diferentes em bombas de abastecimento.
Após uma investigação, a administração revelou o golpe e seus responsáveis. Até a descoberta dessa ação, os golpistas embolsaram cerca de R$ 40.000,00 da rede de postos de gasolina.