Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Como um conciliador de carteiras digitais pode auxiliar na gestão financeira da sua farmácia

A gestão financeira correta é essencial para todos os segmentos de mercado, e com a rede de farmácias não seria diferente. A pandemia do novo coronavírus fez o segmento de varejo farmacêutico crescer consideravelmente, o que requer atenção na administração correta desse aumento de vendas.

Essa ação é ainda mais importante se o estabelecimento oferece diversos meios de pagamento para o público, como, por exemplo, aqueles feitos através das carteiras digitais.

Pensando nisso, este material irá falar da importância da automação de serviços para uma gestão financeira correta, os riscos de gerenciar múltiplos meios de pagamento e como o e-Extrato Card, solução da Boavista Tecnologia, pode auxiliar esse processo.

Automação de processos em farmácias: entenda os benefícios

A automação de processos em farmácia é a transformação de tarefas – muitas vezes manuais e demoradas – em ações feitas automaticamente. Isso pode ir desde o rastreamento de pedidos e entregas de medicamentos até a automação da gestão financeira da sua farmácia.

O sistema que realiza a conciliação de cartões, por exemplo, é considerado uma plataforma completa e robusta que garante que a gestão financeira da sua farmácia alcance os melhores resultados.

Contar com um sistema de automação oferece eficiência, integração e produtividade. Mas sabe o que é ainda mais importante? Os profissionais podem dedicar mais tempo ao atendimento e à segurança dos pacientes.

No fim do dia, o principal benefício é eliminar atividades burocráticas e manuais. Só que nesse caso também existem outras vantagens importantes:

  • Gestão automatizada de grandes volumes de dados financeiros: como há uma grande quantidade de dados financeiros, o tratamento dessas informações financeiras fica mais simples e acessível;
  • Identificação de erros ou fraudes que afetem a saúde financeira da farmácia: o processo de conciliação automatizado é realizado independentemente do método de pagamento;
  • Criação de relatórios detalhados para decisões totalmente orientadas a dados e métricas: não será mais necessário tomar decisões contando com a sorte, intuição ou achismo, que é sempre muito arriscado. A automação garantirá a saúde financeira do negócio.

De forma geral, a inclusão de processos automatizados nas farmácias permite que gestores e colaboradores planejem, executem, monitorem e otimizem continuamente seus resultados por meio das informações e dados disponíveis, obtendo vantagens competitivas e a capacidade de se destacar em um mercado tão competitivo.

A pandemia e o crescimento do segmento farmacêutico

Em todas as partes do mundo, a pandemia de coronavírus registrou um aumento na venda das farmácias em comparação com o período anterior à pandemia. Dentro desse contexto há ainda uma informação importante: houve um crescimento no número de formas de pagamento e de formatos de compra.

Agora é possível adquirir produtos de farmácias realizando compras por sites, aplicativos, pagamentos por carteiras digitais e por novas formas como o Pix.

Esse movimento permitiu ampliar o alcance das farmácias, até mesmo das locais que não fazem parte de grandes redes, e também dos compradores que possuem agora infinitas possibilidades. Esse movimento também está expandindo a capacidade de atendimento e serviços das equipes de farmácia.

Não há dúvida de que a Covid-19 teve um impacto sobre as vendas nas farmácias, especialmente nos estágios iniciais da pandemia. Só que o mercado de farmácias continuou a ter um forte desempenho, mesmo depois dos períodos mais críticos, o que coloca o setor na linha de frente dos setores de projetam ainda mais crescimento para os próximos anos.

À medida que busca evoluir, o segmento de varejo farmacêutico já deixou para trás algumas barreiras, como as restrições do espaço físico em que operam.

Saiba como manter a gestão financeira correta da sua farmácia

No setor farmacêutico, só é possível alcançar o sucesso através de uma gestão eficiente e cuidadosa. Mesmo assim, ainda é comum encontrar diversas empresas que fazem – ou tentam fazer – a gestão de toda a parte financeira de forma manual. Esse é o seu caso?

Se para uma única farmácia isso já representa um grande tempo dedicado só com esse processo, imagine em uma rede com várias unidades?

Essa é a maneira errada e ultrapassada de fazer a gestão financeira de uma rede de farmácias. Tentar consolidar dados em um único arquivo manualmente aumenta as chances de erros humanos. Por isso é comum encontrar nos registros alguns números errados, ou mesmo a ausência de dados de filiais inteiras. Isso sempre exige revisões constantes.

A forma correta de gerir a área é através da conciliação financeira, ou seja, da consolidação das vendas de diferentes meios de pagamento. Isso é realizado de forma automática confrontando dados das operadoras, do seu sistema de gestão e das movimentações bancárias geradas.

  • Com uma ferramenta que realiza esse trabalho automatizado, a equipe financeira passa a ser mais analítica, conseguindo tomar decisões mais rápidas. Isso impacta diretamente na redução de reclamações de vendas duplicadas, só para citar um exemplo. 

Como sabemos que você busca as soluções mais adequadas e com boas funcionalidades para otimizar e automatizar a rotina financeira da empresa, saiba que precisa de uma ferramenta para ontem que possibilite fazer a gestão financeira da forma correta. Caso contrário, sua equipe estará sempre perdendo tempo.

Resumindo: realizar as tarefas de forma integrada dentro de uma única plataforma na qual todas as informações financeiras são armazenadas automaticamente vai permitir um maior controle financeiro e tributário também.

Conheça o e-Extrato Card

Agora que você já entende o cenário atual no mercado de farmácias, como é importante automatizar processos e como manter a gestão financeira correta, nada melhor do que contar com uma solução que é capaz de entregar tudo isso e muito mais, não é mesmo?

É por isso que você precisa conhecer agora o e-Extrato Card, a solução que é capaz de centralizar e controlar as vendas em diferentes meios de pagamento de forma fácil e automática.

Esse é o caminho para fazer a conciliação do jeito certo já que o e-Extrato Card é homologado com mais de 170 operadoras do Brasil e integrado com os principais ERPs.

A integração do e-Extrato Card proporciona:

✅ Controle diário das transações nas maquininhas;

✅ Mais agilidade na conciliação de POS;

✅ Todas as vendas realizadas são registradas e auditadas;

✅ Controle das vendas feitas por delivery e serviços de entrega;

✅ Chargebacks, divergências, vendas duplicadas, cancelamentos e fraudes são facilmente detectadas na plataforma;

✅ Melhor gestão dos contratos firmados com as adquirentes;

✅ Monitoramento diário que possibilita identificar o atraso dos arquivos e solicitar as informações das operadoras, facilitando o fechamento de caixa no dia adequado;

✅ Aumento da produtividade do time financeiro e diminuição de processos operacionais.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe a importância de manter o controle de todos os riscos das vendas em todos os meios de pagamentos em um só local. Isso deve ser feito do momento da compra até o repasse das contas bancárias para eliminar qualquer chance de problemas na gestão financeira.

A tecnologia está a nosso serviço para tornar todo o setor financeiro em uma área mais analítica. Para isso, você sabe que pode contar com o e-Extrato Card e ter os mesmos benefícios que viu ao longo deste material. Esse é o passo que precisa dar para se tornar o mais novo case de sucesso do mercado.

Uma rede de farmácias de Minas Gerais identificou R$ 317 mil em taxas cobradas indevidamente por operadoras, oriundo de inconsistências de tarifas das operadoras.

Então tome agora a decisão de melhorar a gestão financeira da sua empresa! É só entrar em contato com o time da Boavista Tecnologia e revolucionar de vez a conciliação financeira na sua empresa.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais