Conheça as 10 melhores carteiras digitais do mercado - Blog da Boavista | Conciliação Financeira Conheça as 10 melhores carteiras digitais do mercado - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Conheça as 10 melhores carteiras digitais do mercado

Com o advento da tecnologia no mundo financeiro, novos métodos de pagamento surgiram, facilitando o processo de compra e venda. Nesse interim, estão as e-wallets, que foram impulsionadas pela pandemia, tornando quase obrigatório empresas e consumidores migrarem para o digital

Fazer significa se manter competitivo, mas, para isso, é preciso fazer as escolhas corretas. Neste post, vamos analisar as 10 melhores carteiras digitais disponíveis no mercado brasileiro.

Existem as mais diversas razões para integrá-las ao seu negócio. Então, vamos conhecer algumas opções e entender como anda o cenário atual dessa tecnologia.

O cenário das carteiras digitais no Brasil

As carteiras digitais permitem que transações sejam realizadas e com taxas mais brandas para empresas. No Brasil, elas ganharam muito espaço. Um levantamento da consultoria IDC apontou que 61% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam carteiras digitais.

Já uma pesquisa realizada pela  Mobile Time/Opinion Box demonstra que os pagamentos por tecnologia NFC (em que só se aproxima da máquina) já foram utilizados por 23% dos usuários de smartphones. Já o QR Code, mais difundido, já foi utilizado por 35% dos usuários.

Entre os motivos para usar algumas das melhores carteiras digitais está a facilidade e comodidade no pagamento, algo apontado por 47% dos consumidores ouvidos pela IDC

Estima-se que 28% de todos os pagamentos no Brasil seja feito por meio de carteiras digitais até 2022. O número parece baixo, mas já indica uma tendência de crescimento.

Por que você deveria adotar carteiras digitais

Existem inúmeras vantagens de se adotar carteiras digitais. Listamos algumas para não deixar dúvida.

Primeiramente, a velocidade para transação. Enquanto instituições tradicionais podem demorar dias, com as carteiras digitais você transfere instantaneamente. Além disso, as taxas são bem menores, pois a única ligação entre você e o comprador é o sistema.

A experiência de compra é um grande fator a se considerar. Como vimos, os usuários estão se acostumando com as carteiras digitais, e será um grande erro ignorá-las daqui para frente. Não é preciso muito trabalho para realizar compras e pagamentos, e por isso ela é querida pelos consumidores.

Além do mais, elas oferecem são mais um método de pagamento para e-commerce. Em outras palavras, você fornece, por meio das carteiras digitais, novas maneiras de realizar transações rápidas que motivam a compra on-line.

Você mesmo pode usá-las para pagar seus fornecedores. Ademais, dependendo das carteiras que você utilize, seu dinheiro ainda pode render cerca de 200% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Hoje o Brasil já possui mais de 600 carteiras digitais, incluindo nomes importantes do mercado. Quais as melhores? Analisamos as 10 principais para você tomar a decisão mais assertiva na hora de escolher com as quais trabalhar.

As melhores carteiras digitais no mercado brasileiro

Ame Digital

O Ame Digital é a carteira digital do grupo B2W. Ele permite que você realize pagamentos em lojas parceiras e receba cashback, recurso em que parte do pagamento volta para o cliente.

Essa carteira não opera como um banco e nem oferece cartão. Contudo, por ser grátis, oferece uma alternativa vantajosa para os usuários que desejam transferir dinheiro. Ao contrário do TED e DOC, em que você precisa pagar taxas que normalmente saem altas, no Ame Digital a transferência é gratuita.

Também é possível realizar pagamentos entre contas da Ame Digital por meio de QR Code.

Apple Pay

Essa está entre as melhores carteiras digitais por carregar a marca Apple, referência em tecnologia. O Apple Pay é o sistema de pagamentos integrado ao iOS, e por isso usuários de outros sistemas não conseguem utilizá-lo. Ele é compatível com bancos, o que permite realizar o pagamento em diversos estabelecimentos sem utilizar cartão físico. Por meio do app você realiza pagamentos de maneira simples, utilizando o Touch ID ou o Face ID.

Atualmente, é compatível com Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. O Apple Play também possibilita o pagamento de passagens e ingressos e permitem o armazenamento de ticket.

BanQi

O BanQi é um sistema desenvolvido pela Via Varejo, grupo detentor das marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Com a proposta de oferecer um sistema de pagamento grátis para a população, o BanQi traz diversos recursos similares aos apps mais comuns.

Um grande diferencial do BanQi é a possibilidade de criar uma conta corrente, por meio da qual é possível realizar transferências, recargas de celular e pagamento de boletos e contas. O usuário pode ainda realizar depósitos e pagamentos por QR Code e Pix, além de saques em lojas da Via Varejo e lotéricas.

Google Pay

O sistema do Google pode ser utilizado para realizar pagamentos em lojas físicas e na internet. Disponível para Android, ele é compatível com diversos bancos, entre eles Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica.

É possível integrar vários cartões de presentes e cartões de fidelidade, além de gerenciar pagamentos.

Iti

Embora tenha sido lançado a apenas dois anos, o Iti já figura entre as melhores carteiras digitais do mercado brasileiro. Trate-se de um aplicativo do Itaú que permite a realização de pagamentos por QR Code sem a necessidade de cartão físico. Ele também conta com transferências entre contas correntes por meio de TED.

Mesmo sendo pertencente ao Banco Itaú, o Iti não é atrelado a nenhuma conta bancária, sendo apenas uma carteira digital. Basta ser usuário de Android ou iOS para poder utilizar o aplicativo.

Ele é gratuito para compradores e vendedores, e estes não precisam pagar mensalidade, apenas uma faixa de 1% sobre o valor recebido. O lucro das vendas é transferido de forma instantânea, o que elimina o custo por antecipação. É possível cadastrar um cartão para realizar pagamentos assim como em outras carteiras digitais.

Mercado Pago

A carteira digital do Mercado Livre permite que você pague produtos comprados no site ou em outros estabelecimentos comerciais, além de pagar boletos, recarregar créditos do celular ou vales-transportes. Ele facilita a transferência de dinheiro entre contas e até mesmo a compra de crédito on-line para jogos e streaming.

O Mercado Pago tem serviços aceitos para a venda, como Google play, Blizzard, Spotify, Uber entre outros. Para vendedores, essa carteira ainda conta com maquininha própria de pagamento, que não possuem aluguel ou taxa de adesão, basta ter a conta digital para a transferência imediata dos valores.

PagBank

A carteira digital do Uol cadastra automaticamente os cartões após o pagamento. Além da transferência em dinheiro, ela é compatível com maquininhas específicas como Moderninha e Minizinha.  O dinheiro guardado na conta rende 200% do CDI, o dobro da poupança.

Com ela, os usuários também podem realizar saque nos caixas eletrônicos Banco24Horas, transferêncais via TED para qualquer banco, recarga de créditos de celular e pagamentos por QR Code, entre outras funcionalidades.

PayPal

O PayPal é um dos mais tradicionais sistemas de pagamento digital. Seu app para pagamentos é uma extensão do sistema on-line já existente. Com ele você consegue cadastrar diversos cartões ou inserir dinheiro por meio de boleto bancário. É útil também para vendedores.

Além de parcerias com instituições como Itaú, que tem um app para integrar todos os cartões, o serviço também investe no próprio sistema. A ferramenta de compra Honey, por exemplo, será integrada ao PayPal para aprimorar a experiência de compra e venda.

PicPay

O PicPay figura entra as melhores carteiras digitais do Brasil por ser a que tem maior quantidade de usuários (mais de 36 milhões), estabelecimentos ativos (3 milhões) e por possibilitar que o dinheiro depositado na conta renda até 210% do CDI. Foi a primeira e-wallet a utilizar QR code para pagamentos.

Essa carteira não cobra taxas de anuidade ou para uso de cartão. Ele permitem transferências em dinheiro, pagamento de boletos, recargas de celular, pagamentos de compras presenciais e já realiza transações via Pix.

Além disso, pode garantir o cashback, o dinheiro de volta, que muitas vezes pode representar até 40% do valor da compra na conta corrente.

Samsung Pay

A carteira digital da Samsung é compatível com alguns smartphones da fabricante (nos recentes já vem instalado). O usuário realiza pagamentos por meio das tecnologias NFC e MST (pagamentos por aproximação).

Além de necessitar um celular compatível, é preciso cadastrar um cartão de débito ou crédito que também seja compatível. Fintechs como Neon e Inter fazem a liberação para uso do app pelo próprio aplicativo. Já bancos tradicionais, como Banco do Brasil, exigem a liberação em um caixa eletrônico.

Como pode ter percebido, as melhores carteiras digitais atuantes no mercado brasileiro apresentam funcionalidades parecidas, mas algumas características que as tornam únicas.

Para escolher a melhor opção para seu negócio, é preciso conhecer o seu público, avaliar as vantagens e o retorno que ela pode trazer. Mas, para isso, você precisa conhecer muito esse novo mundo financeiro que se desenha por conta do advento novos meios de pagamento.

Para você ficar por dentro desse novo cenário, acesse nosso material no qual explicamos como é o “Mundo Financeiro de 2021”.

[rock-convert-cta id=”4346″]

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais