Sua empresa sabe como gerenciar múltiplos meios de pagamento?
Aderir a múltiplos meios de pagamento pode ser um diferencial na hora de atrair clientes para qualquer negócio. Afinal, o cenário de pagamentos está em constante evolução e já não dá mais para garantir qual a forma preferida que seu público utiliza. Mas é claro que as escolhas também precisam ser rentáveis para a sua empresa.
Quem trabalha principalmente com comércio sabe que tentar gerenciar vários meios de pagamento sem um sistema habilitado para isso aumenta e muito as chances de erros, trazendo prejuízos financeiros que podem até acabar com uma empresa. Esse é o seu caso? Sua empresa já disponibiliza e sabe como gerenciar os diferentes métodos?
Aqui vamos falar sobre isso: mostraremos qual a importância de disponibilizar diferentes formatos de pagamento para seus clientes e, principalmente, como realizar uma gestão correta de meios de pagamento. Neste caso, a Boavista Tecnologia pode ajudar você! Confira agora.
O que são os chamados meios de pagamento?
Na prática, os meios de pagamento são os diferentes métodos fornecidos pelas empresas para que os clientes possam pagar pela compra de um produto ou serviço. No passado, em civilizações antigas, a troca de itens era a forma utilizada para compensar os pagamentos. Com o surgimento da moeda, o meio mais comum era o dinheiro. E hoje em dia?
Como a tecnologia desempenha um papel importante na expansão dos métodos de pagamento, novas possibilidades surgiram ao longo do tempo e continuam aparecendo. O melhor exemplo é o caso do Pix aqui no Brasil, solução de transferência de valores segura que ocorre imediatamente e já se tornou um dos meios favoritos por aqui.
Nesse sentido, mesmo as pequenas empresas precisam contar com alguma forma moderna de conseguir efetuar vendas. Hoje em dia, limitar os meios de pagamento oferecidos significa perder vendas.
Quais os meios de pagamento mais comuns?
Como proprietário ou gestor de uma pequena empresa, você precisará decidir quais tipos de pagamento aceitará dos clientes.
Atualmente você pode oferecer aos clientes a opção de pagar com:
- Dinheiro;
- Pix;
- Cartão de débito;
- Cartões de crédito;
- Cartões de benefícios (vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, etc);
- Carteiras Digitais;
- Boleto Bancário;
- Transferência bancária.
Além disso, considere outras formas de pagamento com moedas digitais, como o Bitcoin que usa a tecnologia Blockchain, e se elas podem funcionar para o seu negócio. Talvez você possa se beneficiar ou ofertar métodos ainda pouco utilizados.
A verdade é que você pode se destacar de seus concorrentes permitindo que seus clientes paguem com métodos de pagamento digitais. Oferecer mais de uma opção pode ajudá-lo a atrair uma variedade maior de clientes e permitir que eles façam compras frequentes e maiores.
No entanto, existem vantagens, desvantagens e custos associados a cada tipo de pagamento, principalmente quando você precisa gerenciar todos eles.
Preciso oferecer todos os meios de pagamento que existem?
O local que você abre seu negócio e os tipos de itens que você vende hoje podem desempenhar um papel importante na decisão de quais sistemas de pagamento oferecer aos clientes.
Se, por exemplo, você deseja realizar a maior parte das suas vendas online, através do e-commerce, aceitar mais de um tipo de pagamento eletrônico será praticamente uma obrigação. Da mesma forma, se for uma loja física, mas o seu nicho de produtos é de um valor mais caro, aceitar transferências, cartões e até mesmo cheques pode ser um diferencial.
Os clientes também podem esperar que você aceite dinheiro se você abrir uma loja em uma área onde muitas pessoas não têm o costume de usar contas bancárias.
Logo, a diversidade de meios e modalidades de pagamento é um fator que impacta na decisão dos clientes para comprar em um estabelecimento ou em outro. Leve isso em conta na hora de criar uma lista com aqueles essenciais que precisa oferecer.
Benefícios de contar com diferentes meios de pagamento
Aqui estão alguns benefícios que sua organização pode conquistar ao contar com diferentes meios de pagamento:
- Alcance compradores de qualquer faixa etária, renda ou lugar oferecendo os métodos de pagamento que seus clientes preferem;
- Capture mais vendas com o mix ideal de opções de pagamento para aumentar as taxas de conversão e reduzir o abandono de carrinho (seja online ou em lojas físicas);
- Reduza seus custos fornecendo os melhores métodos de aceitação de pagamento, sempre que estiverem disponíveis;
- Reduza fraudes com métodos de pagamento que sejam facilmente auditáveis e que não tragam riscos para a gestão da sua empresa.
Sua empresa sabe como gerenciar corretamente múltiplos meios de pagamento?
Hoje essa é a realidade de quem conta com diferentes meios de pagamento:
- Ao aceitar Dinheiro, você recebe os valores na hora mas precisa lidar com disponibilidade de troco e notas falsas;
- Ao receber com Cartão de crédito o valor só entra daqui a 30 dias, e com taxas maiores;
- No Cartão de débito, sua empresa recebe em 3 dias, ainda com algumas taxas debitadas;
- Com o Pix não há taxas e o pagamento entra na hora, mesmo você usando os valores apenas quando precisar contar com as contas bancárias.
Percebe como esse conjunto de opções pode tornar uma operação de gestão financeira complexa? É preciso lidar com taxas, prazos, e dessa forma fica muito fácil se perder.
A quantidade de tempo e esforço necessários para administrar o sistema de pagamentos de sua empresa pode depender dos tipos de pagamentos que você aceitará e de quão de perto você deseja monitorar seus negócios.
Alguns sistemas podem levar horas ou dias para serem auditados. Outros podem ser muito mais simples. É por isso que a gestão financeira desempenha um papel importante no planejamento, análise e controle das atividades da empresa. São os recursos deste setor que garantem que os pagamentos estão chegando corretamente.
Além disso, a equipe de gestão financeira é responsável por fornecer o suporte técnico necessário para os meios de pagamento oferecidos na etapa de vendas. Para melhorar a eficiência desse processo, o setor precisa contar com o suporte da tecnologia e soluções inovadoras para dar conta de tantas informações.
Só a tecnologia também pode facilitar o gerenciamento desses dados, proporcionando maior eficiência às empresas. A chave do sucesso é automatizar os processos de gestão financeira: assim as empresas podem coordenar e centralizar as informações sem riscos de erros.
Conte com a Boavista para facilitar a gestão dos meios de pagamento
Oferecer o máximo de métodos para os clientes pagarem é o melhor caminho. Que tal ter o controle de todos os riscos das vendas, em todos os meios de pagamentos, em um só local? É isso que a solução e-Extrato Card da Boavista pode oferecer para o seu negócio!
Com ele, você atinge o grande objetivo de quem trabalha com múltiplos meios de pagamento: centraliza e controla as vendas em meios de pagamento de forma fácil e automática.
O e-Extrato Card é homologado com mais de 170 operadoras do Brasil e integrado com os principais ERPs. Com essa solução você ainda consegue:
- Manter a consolidação e conciliação financeira em vendas de meios de pagamento confrontando dados das operadoras, do seu sistema de gestão e das movimentações bancárias geradas;
- Fazer o monitoramento das informações de vendas e recebíveis por um time de especialistas da Boavista. Asseguramos o recebimento de todos os dados e o relacionamento com os meios de pagamento;
- Encontrar divergências através de quadro de aviso de inconsistência de vendas, taxas e depósitos em contas bancárias;
- Realizar auditoria de contratos e taxas acordados em negociações prévias com as adquirentes;
É o uso da tecnologia e serviços para tornar seu setor financeiro ainda mais analítico. Então saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa: entre em contato agora com o time da Boavista!
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