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Prevenção de perdas em supermercados: como a automação pode ajudar seu negócio

Uma das principais preocupações do setor de supermercados nesse momento é a prevenção de perdas. Afinal de contas, com tantos problemas em torno do alto custo dos combustíveis, o que encarece todo o processo logístico, as taxas de lucro estão ficando cada vez mais baixas para não perder vendas. Nesse cenário, perder mercadorias e vendas é algo que pode gerar um prejuízo enorme.

A prevenção de perdas zela pelo patrimônio físico e também financeiro, fiscalizando a gestão, a segurança e também os processos administrativos da empresa. Essa medida é de extrema importância para o negócio, já que controla e reduz prejuízos causados por perdas, roubos ou furtos, que podem prejudicar seriamente a saúde financeira do comércio.

Agora que vivemos na era da tecnologia, é claro que a automação desse serviço fortalece as medidas de segurança e também o setor financeiro, que passa a ter um controle mais preciso sobre a gestão da prevenção de perdas. Aqui vamos falar sobre o que é o serviço de prevenção de perdas no varejo e como a tecnologia ajuda nesse processo.

O que é a prevenção de perdas no varejo?

A prevenção de perdas no varejo é um conjunto de práticas recomendadas e projetadas para identificar e eliminar as perdas de mercadoria e de estoque, além das perdas financeiras. Essa perda ocorre de diferentes formas, principalmente por meio de furtos em lojas, fraude de devolução e erros no setor financeiro.

Um equívoco comum é que o time financeiro absorve as perdas como parte do custo de fazer negócios. Mas não é bem assim, já que, embora tenham que considerar a perda em seus resultados, esse é um problema que sai caro para todos.

Podemos dizer então que a prevenção ativa de perdas no varejo desempenha um papel fundamental na manutenção das margens de lucro do negócio, protegendo as relações com os consumidores e minimizando os riscos, independentemente da estabilidade do mercado de varejo ou do tipo de produto que você vende.

Quais os principais tipos de perda vivenciadas pelo setor de supermercados?

O setor de varejo, principalmente os supermercados, possuem diversos processos na sua estrutura que podem resultar em algum tipo de perda. Desde as vendas nos PDVs até o recebimento de mercadorias e abastecimento no estoque, existem ações que precisam ser executadas para garantir a prevenção de perdas.

É por isso que vamos listar aqui quais os 7 principais tipos de perda que podem ocorrer para que possa manter a atenção em todos esses pontos.

1. Inconsistência de vendas, taxas e depósitos em contas bancárias

Poucas empresas consideram essa uma forma de perda no setor do varejo, mas ela é uma das que mais impactam do ponto de vista financeiro. Afinal de contas, se existem divergências entre os valores das vendas e aqueles que são recebidos, sua operação é muito afetada.

Esse tipo de perda acontece principalmente em estruturas que não contam com uma solução que centraliza o controle e gestão, tanto das vendas como dos recebimentos, levando em conta todas as taxas das operações de vendas.

Se hoje os cartões de crédito são um dos principais meios de pagamento no varejo, já imaginou correr o risco de não receber os valores das vendas por uma falha no processamento? É fundamental acompanhar de perto e manter uma conciliação automatizada entre sistemas de gestão e as adquirentes das maquininhas para não correr este risco.

2. Erros administrativos

Erros administrativos também podem causar perdas. Erros simples de preços etiquetados em produtos a aumentos ou descontos podem custar bastante aos varejistas, por isso é crucial ter boas proteções em vigor e usar sistemas de verificação e programas fáceis de entender para evitar os erros.

A má manutenção de registros e gerenciamento de estoque também causam perdas. Nesse caso, a contagem cíclica de seu estoque pode reduzir bastante os furos nas quantidades que aparecem nos sistemas e quantas de fato existem no estoque.

Muitos erros no sistema de ponto de venda podem ser descobertos com essa prática antes que o estoque seja vendido e seja contabilizado de forma errada. 

3. Extravio de entregas

Isso mesmo, o desaparecimento, perda ou sumiço de mercadorias pode acontecer nos processos de entrega, o que impacta diretamente as organizações quando falamos das perdas no varejo.

Como o cenário do varejo está mudando, com mais compradores online, isso também está trazendo novos desafios e riscos de fraude nos processos de entrega. Caso sua empresa use serviços terceirizados e até mesmo os correios, é fundamental manter todos os registros salvos e comprovantes de entrega.

4. Roubos e furtos de clientes

Os roubos podem ocorrer em qualquer loja por parte de pessoas má intencionadas que se passam por clientes. Nesse caso, os colaboradores da loja devem ser treinados para observar e relatar atividades suspeitas. O layout da loja também deve eliminar quaisquer áreas escuras ou pontos cegos onde os criminosos possam se esconder.

Lojas de varejo que hospedam operações bancárias, por exemplo, podem ser alvos ainda maiores de ação de criminosos. Por isso, é importante implementar medidas de segurança adicionais para proteger clientes e funcionários de qualquer dano que possa resultar de um roubo de maior risco no local.

5. Roubo interno

O roubo interno ou de funcionários é responsável por perdas no varejo que muitas vezes são difíceis de detectar. Os incidentes ocorrem quando alguém fora da cultura da empresa rouba ou apropria-se indevidamente de fundos ou bens. Isso inclui também o uso fraudulento de descontos, reembolsos e cartões de crédito.

A implementação de medidas de segurança, como a instalação de câmeras em toda a loja, assim como procedimentos para os funcionários seguirem ao comprar produtos e entrar e sair da loja, podem ajudar a mitigar o problema.

6. Incêndios

Os sistemas de prevenção de incêndios devem ser mantidos atualizados e verificados regularmente. Mesmo que os incidentes sejam raros de acontecer, quando eles ocorrem causam perdas enormes para qualquer varejo.

Os extintores de incêndio devem ser mantidos e inspecionados para garantir que estejam em boas condições de funcionamento e devem ser colocados adequadamente em toda a loja.

Todos os funcionários devem ser treinados no uso correto dos extintores de incêndio, bem como nos procedimentos de emergência e evacuação. A recomendação é realizar também exercícios regulares de incêndio para garantir que os profissionais saibam o que fazer se ocorrer um incêndio e como evacuar clientes com segurança.

7. Fraude do fornecedor

Uma porcentagem das perdas no varejo acontece devido à fraude dos fornecedores, que na maioria dos casos não é intencional. Acontece que vários varejistas relatam que as fraudes de fornecedores ocorrem quando pessoas externas entram em uma loja para estocar estoque, os chamados promotores de vendas.

Como são pessoas que passam a trabalhar junto da sua equipe de profissionais com acesso liberado pelo fornecedor, é preciso ter atenção redobrada. As perdas acontecem por não fornecer o número de unidades faturadas ou pelo roubo de outros produtos.

Também há o caso de fraude ou erro no momento de entrega dos pedidos de mercadorias. Apesar de toda empresa contar com uma equipe ou profissional para fazer a conferência da nota fiscal e dos produtos entregues, em alguns casos os erros podem passar batido, recebendo quantidades menores do que o valor pago.

Entenda como a tecnologia pode ajudar na prevenção de perdas e danos 

Existe uma série de métodos de prevenção de perdas no varejo que podem trabalhar juntos para minimizar os problemas e ainda ajudar a formar uma estratégia para manter seus produtos e finanças mais seguros. Os principais só existem por conta do apoio da tecnologia que está a serviço do varejo.

O apoio da tecnologia pode começar de forma simples, usando diferentes meios de pagamento digital. Acontece que ao receber um grande volume de transações, isso faz dos supermercados um alvo para notas falsas, chargebacks e devoluções fraudulentas. 

Para evitar esses problemas é fundamental gerenciar as vendas automaticamente e prever tendências de compras também com a tecnologia.

Controles de inventário automatizados, etiquetas de segurança e sistemas de proteção de dados financeiros não exigem esforços diretos dos funcionários e liberam sua equipe para se concentrar em ajudar os clientes em vez de se concentrar demais na prevenção de perdas no varejo.

Essas ferramentas também fornecem dados valiosos e tangíveis que identificam como e onde está ocorrendo a perda no varejo, para que ela possa ser eliminada com mais eficiência.

Conheça o E-Extrato Card

Que tal evitar as perdas ao manter o controle de todos os riscos das vendas, em todos os meios de pagamentos, em um só local? Você pode fazer isso do momento da compra ao repasse das contas bancárias com apoio da tecnologia da Boavista Tecnologia, usando o E-Extrato Card!

Essa é uma solução capaz de tornar seu setor financeiro ainda mais analítico. Sabe como? Ele centraliza o controle das vendas em diferentes meios de pagamento de forma fácil e automática. Lá você confere um quadro de aviso de inconsistência de vendas, taxas e depósitos em contas bancárias.

É dessa forma que o E-Extrato Card pode ajudar os supermercados e demais áreas do varejo na gestão e prevenção de perdas: assegurando o recebimento de todos os dados e o relacionamento com os meios de pagamento. Mas ainda existe uma série de vantagens que pode garantir ao usar essa solução:

  • Economize horas e acelere processos com automação;
  • Identifique inconsistências em vendas, taxas e repasses;
  • Identifique rapidamente chargeback e cancelamentos constantes;
  • Controle todas as suas maquininhas POS;
  • Fique atento aos contratos com as operadoras de maquininhas;
  • e muito mais!

Agora que você entendeu tudo sobre prevenção de perdas e sabe que existe uma solução prática para garantir seus recebimentos financeiros, que tal conhecer os detalhes de como a conciliação financeira pode potencializar os resultados da sua empresa? Entre em contato com nosso time de especialistas!

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