Conciliação de Cartões
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Conciliação de Cartões

Tudo o que você precisa saber sobre conciliação de cartões: que é, qual a importância e como fazer conciliação de cartões na sua empresa.

Entenda a importância da Conciliação de Cartões para alcançar o sucesso financeiro da sua empresa

Conciliação de Cartão é uma maneira de confrontar os dados das vendas via cartões com o que foi recebido pela adquirente, analisando se os valores repassados estão corretos, se as taxas de cartão são as mesmas negociadas, se o aluguel do POS está sendo descontado no valor e frequência correta e muitas outras informações úteis para a empresa.

O principal objetivo da Conciliação de Cartões é garantir que tudo o que foi vendido via cartão foi realmente pago pelas adquirentes e, por consequência, evitar prejuízos financeiros.

Mas isso é apenas a pontinha do iceberg.

Esse processo contempla outros três, tão importantes quanto. São eles: conciliação das vendas, conciliação dos recebimentos e conciliação bancária.

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Conciliação das Vendas

Esta conciliação analisa as transações registradas no seu sistema de gestão e confronta com as informações fornecidas pelas adquirentes. Com esse confronto, a empresa consegue verificar todas as transações realizadas e descobrir:

• se houve divergências nos valores registrados;

• se houve alguma transação duplicada;

• quantas e quais vendas foram canceladas;

• quantas vendas não foram confirmadas pelas adquirentes, mas estão registradas em seu sistema.

Conciliação dos Recebimentos

Depois de conciliar as vendas, é importante fazer a conciliação dos recebíveis. Ou seja, os valores que estão previstos no seu fluxo de caixa.

Este item consiste em analisar os dados que estão registrado nas filipetas das vendas e confrontar com o extrato de pagamento da adquirentes. Desta forma é possível:

saber se cada transação foi corretamente recebida ou não;

se houve alguma divergência nos valores recebidos;

se houve alguma diferença nas datas previstas para pagamento em relação à data que o pagamento foi realizado;

se as vendas canceladas foram confirmadas e o valor foi descontado corretamente;

se todos os chargebacks (contestações de compra) foram descontados;

se houve alguma diferença entre as taxas cobradas e as taxas negociadas com as adquirentes;

e, por fim, controlar as taxas cobradas na antecipação de cartão de crédito e se os valores antecipados estão corretos.

Conciliação Bancária

Por fim, é importante levar em consideração a conciliação bancária, que consiste em confrontar as informações que estão no relatório das adquirentes com os extratos das contas bancárias da empresa. Fazendo isso, é possível:

saber se as taxas debitadas da conta bancária estavam corretas;

controlar o débito das taxas cobradas em antecipações de cartão;

controlar as tarifas de POS;

fazer a gestão da cesta de serviços (pacote de manutenção de conta, custos de cobranças, taxas de boletos, etc).

Se você já faz esses processos na sua empresa, você está no caminho certo.

Principais riscos enfrentados pelas empresas que não fazem Conciliação de Cartões

Até 2% das vendas podem não ser confirmadas pelas adquirentes

Cair dinheiro nas contas bancárias erradas ou com valores errados

Prejuízos financeiros devido a cancelamentos de vendas em POS (fraude)

Antecipação de cartão sem conhecer o prazo médio das parcelas e taxas cobradas

Cobrança de taxas de cartão indevidas

Operação sujeita a fraudes

Prejuízo financeiro por falta de controle de chargebacks (estornos ou cancelamentos)

Números da Conciliação

22

das empresas não sabem quanto recebem em cada meio de pagamento

12

das empresas não conseguem acompanhar quanto custa manter as maquininhas

9.2

já tiveram prejuízos por conta de pagamentos não creditados após a transação da venda

29

das empresas já tiveram problemas em vendas via cartões

12.1

tiveram prejuízos por conta de cobranças de taxas indevidas

66.7

das empresas fazem conciliação de cartões manualmente

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