Como reduzir o impacto da antecipação de cartão no fluxo de caixa?

Como reduzir o impacto da Antecipação de Cartão no Fluxo de Caixa da sua empresa?

Cuidar do fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes nas empresas, principalmente quando se está pensando fazer uma antecipação de cartão. Confira neste artigo, como reduzir o impacto no seu fluxo de caixa ao antecipar os seus recebíveis.

Em momentos de crise na empresa, antecipar as parcelas de uma venda em cartão, que só seria recebida no futuro, parece uma excelente alternativa.

E apesar disso ser verdade, a falta de organização e atenção pode fazer com que essa alternativa se torne o pior pesadelo financeiro da empresa.

Isso porque, além de ser vantajosa, essa prática também tem os seus riscos se for feita de forma aleatória ou automática, podendo impactar profundamente o seu fluxo de caixa.

Quer saber como reduzir o impacto da antecipação de cartão e potencializar essa alternativa? Então, continue lendo este artigo, tire todas as suas dúvidas e comece a planejar as suas antecipações com foco e disciplina. Acompanhe! 

Fluxo de Caixa X Antecipação de Cartão

O fluxo de caixa está para a empresa assim como o combustível está para os carros. Ou seja, ele é vital para manter a saúde financeira do negócio sempre no azul.

Em outra palavras, o fluxo de caixa é essencial para entender se é possível fazer novos investimentos, comprar produtos, pagar fornecedores e projetar o futuro da organização como um todo.

Diante disso, é importante deixar claro que, ao fazer uma antecipação, você está mexendo negativamente no seu fluxo de caixa.

Afinal, você está antecipando o recebimento de uma parcela que já estava programada no fluxo de caixa para cair na conta somente no futuro.

Ou seja, você está tirando o dinheiro de um lugar e, neste lugar, ficará faltando algo. Correto?

Por questões emergenciais, muitas empresas acabam realizando a antecipação sem se preocupar com o fluxo de caixa ou com o prazo médio das parcelas, e este pode ser um grande vilão em muitas antecipações.

Em outros casos, empresas possuem a antecipação de cartão automática habilitada na sua conta, sem saber disso.

Esse é o seu caso? Então, fique atento aos riscos.

Não é interessante antecipar de forma constante, pois isto gera uma dependência por esse tipo de receita e a perda do controle, pois o valor antecipado hoje pode fazer muita falta no futuro.

Assim, a sua empresa terá o seu crescimento limitado, dificultando todo o planejamento financeiro do negócio e, possivelmente, este custo financeiro não foi incorporado ao seu preço.

Confira quais são os principais riscos de fazer antecipação de cartão de forma constante:

  • escassez dos recursos futuros, comprometendo a liquidez imediata de sua empresa;
  • prejuízo financeiro, principalmente quando as taxas da antecipação equivalem às de um empréstimo;
  • ficar inadimplente ou perder dinheiro. A antecipação por cheque ou boleto funciona como um empréstimo. Por isso, sempre que antecipações não relativas a cartão de crédito for feita, deve-se escolher muito bem as vendas a adiantar e optar por prazos concedidos a clientes com boa classificação de crédito.


Como reduzir os impactos da Antecipação de Cartão?

Identificar a necessidade de capital de giro da sua empresa

A necessidade de capital de giro é o valor mínimo que a sua empresa precisa ter em caixa para continuar funcionando, assegurando que todas as atividades necessárias vão continuar operando normalmente.

A fórmula para identificar a necessidade de capital de giro líquido (também chamado de NCG) de uma empresa é diminuindo o passivo circulante do ativo circulante. Veja:

CGL (Capital de Giro Líquido) = AC (Ativo Circulante) – PC (Passivo Circulante)

Neste caso, se o cálculo tiver um resultado negativo, significa que a empresa está com necessidade de fontes externas de capital de giro.

Se o cálculo for positivo, significa que o fluxo financeiro da empresa está de acordo com o planejado.

Desta forma, é possível saber se é um bom momento para fazer uma antecipação de cartão ou não.

Entender qual o seu cenário atual antes de antecipar

Aliado ao cálculo da necessidade de capital de giro, também é importante entender qual o cenário financeiro atual da sua empresa, antes de antecipar.

Em outras palavras, você precisa analisar os contextos internos e externos no qual a organização está inserida, permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa, incluindo a antecipação de cartão.

Programar a sua agenda financeira e se planejar para depois da antecipação

Uma agenda financeira pode ser uma planilha ou um sistema, mas serve, de forma geral, para organizar a movimentação financeira da empresa.

Ou seja, é uma maneira de saber quais são as despesas, pagamentos, entradas mensais, ganhos extras e tudo o que for importante para a saúde financeira do negócio.

Esse panorama é uma ótima maneira de entender a situação atual da organização e conseguir tomar decisões mais estratégicas, realizar investimentos ou decidir se este é um bom momento para antecipar seus recebíveis.

Além disso, compreendendo bem a sua agenda financeira, você consegue saber se, caso você antecipe uma parcela hoje, terá dinheiro em caixa suficiente compensar a falta desse dinheiro no futuro.

Por meio de uma atenção focada e minuciosa, você consegue decidir antecipar de forma segura e com tranquilidade, reduzindo o impacto no seu fluxo de caixa e potencializando suas estratégias.

[PLANILHA GRÁTIS] Calcule a sua antecipação de cartão de forma simples e rápida

Contar com a ferramenta certa possibilita simular a antecipação de cartão, listando detalhadamente todos os valores disponíveis a antecipar, prazo médio das parcelas  melhores taxas e porcentagem de perda com a antecipação.

Desta maneira, fica mais fácil encontrar a melhor alternativa para adiantar parte dos seus recebíveis.

Portanto, para potencializar essa análise, inscreva-se no formulário abaixo e receba, gratuitamente, a nossa calculadora de antecipação de cartão.


 

2Comentários

  1. http://Scezarotto 12/09/2019 at 10:06 am

    Gostaria de receber: [PLANILHA GRÁTIS] Calcule a sua antecipação de cartão de forma simples e rápida

     



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *