CFO: como escolher a melhor solução de gestão financeira CFO: como escolher a melhor solução de gestão financeira

CFO: como escolher a melhor solução de gestão financeira

Segundo pesquisa do Gartner, 82% dos CFOs (Chief Financial Officers) consideram o investimento em ferramentas de gestão financeira uma prioridade para as empresas, e as organizações concordam com seus gestores financeiros.

De acordo com o levantamento da consultoria global Bain, 77% das empresas afirmam que vão aumentar seu orçamento para novos investimentos em tecnologia neste ano de 2023.

Neste cenário, o CFO, ou gestor financeiro, tem um papel de extrema importância para garantir o crescimento sustentável das corporações.

O novo papel do CFO

Atualmente, o CFO se preocupa mais com assuntos de curto e médio prazo, diferente do que acontecia antes, quando esse executivo tinha um papel muito mais focado no planejamento financeiro futuro.

O aumento do investimento em tecnologia por parte das empresas fez com que os gestores financeiros precisassem se adaptar à transformação digital, não apenas obtendo conhecimento, mas também prevendo demandas e necessidades.

Neste sentido, o CFO precisa identificar gargalos e oportunidades em relação à experiência do cliente e também garantir recursos para que os colaboradores possam desempenhar bem suas funções com as melhores tecnologias.

E falando em tecnologia, essa será a principal aliada dos CFOs para a tomada de decisões assertivas com base em dados financeiros precisos e confiáveis.

CTA: Gaps em liderança financeira e soluções que contribuem para a estratégia

A importância de uma ferramenta de gestão financeira

Um bom sistema de gestão financeira contribui para o controle financeiro e o acompanhamento das finanças de uma empresa.

A partir de computadores e dispositivos móveis, é possível visualizar, analisar e transformar dados em ações que visem garantir a saúde financeira do negócio.

Com relatórios em tempo real, o setor financeiro pode tomar as melhores decisões para a gestão financeira do negócio, abrangendo fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, faturamento, lucro, entre outros indicadores importantes.

Algumas ferramentas permitem também que as empresas façam uma boa conciliação financeira, incluindo os mais diversos meios de pagamento.

Leia também: Os desafios da conciliação de pagamentos

Em um único lugar, os profissionais do setor financeiro têm acesso a todos os números sobre as finanças do negócio, o que é essencial para que o CFO possa criar estratégias de curto, médio e longo prazo, aumentando a previsibilidade financeira da empresa.

Os benefícios da gestão financeira automatizada

Entre as principais vantagens, destacamos:

Redução de custos

Automatizando a gestão financeira através de uma solução robusta, confiável e segura, as empresas conseguem controlar seus gastos e mapear o uso de seus recursos financeiros, evitando custos desnecessários e desperdícios.

Aumento da produtividade

Um sistema de gestão financeira permite eliminar tarefas manuais e repetitivas, possibilitando alocar profissionais em atividades mais estratégicas, aumentando assim a produtividade de toda a equipe financeira.

Controle financeiro

Com a plataforma certa de gestão financeira, o setor financeiro pode acompanhar e repassar ao CFO relatórios sobre lucro líquido, faturamento bruto, margem de lucro, ticket médio, rotatividade de estoque, entre outros

Centralização das informações

Outra vantagem de contar com um sistema de gestão financeira é poder organizar e padronizar todas as movimentações financeiras do negócio em um único lugar, agilizando a consulta a esses dados, bem como a sua integração com outras plataformas.

Fácil acesso aos dados

Outro benefício da gestão financeira automatizada é ter a possibilidade de acessar relatórios e dashboards, que são gerados em tempo real, de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de vários dispositivos diferentes.

Maior segurança

A centralização da gestão financeira da empresa, restringida apenas àqueles que podem acessar essas informações, aumenta significativamente a segurança financeira e a segurança da informação da organização.

Como escolher a plataforma ideal para o seu negócio

Agora que você já sabe o papel atual do CFO, a importância e os benefícios de um sistema de gestão financeira paras as empresas, saiba como você, gestor financeiro, pode escolher a ferramenta ideal para suas demandas e necessidades específicas:

Avalie a interface

Prefira plataformas que ofereçam uma interface intuitiva e fácil de usar para facilitar o trabalho dos seus colaboradores, afinal, o intuito é agilizar processos, simplificando também a apresentação e tratamento dos dados.

Verifique as funcionalidades

Verificar as funcionalidades é essencial para que você saiba se o sistema em questão oferece o que você, enquanto CFO, está procurando para uma melhor gestão financeira

Analise as integrações

Analise as opções de integração da plataforma com outras aplicações utilizadas pela empresa, como ERPs e CRMs, por exemplo, porque essas integrações irão permitir uma visão 360º do negócio.

Considere a segurança

Não se esqueça de considerar os recursos de segurança para garantir que informações sensíveis não sejam extraviadas ou venham a cair em mãos erradas, podendo causar grandes prejuízos.

Conheça as limitações

Tome conhecimento, antes de contratar a solução, sobre suas limitações, no sentido de evitar frustrações e, assim, precisar voltar a procurar outras opções no mercado.

Confira o suporte

Conhecer o suporte oferecido pelo fornecedor é extremamente importante, porque sua equipe vai precisar de auxílio, principalmente na fase inicial de implantação do sistema de gestão financeira, mas também depois, durante o uso.

Com essas dicas, você, CFO, poderá encontrar a solução de gestão financeira ideal de acordo com suas particularidades financeiras específicas.

CTA: Soluções para problemas de Conciliação, Recebíveis e Fraudes

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais