Conciliação de cartões para pequenas empresas: entenda como fazer
A Conciliação de cartões para pequenas empresas é um trabalho complexo de confronto de dados das vendas via cartões com o que se recebe pela operadora.
Isso é extremamente importante para empresas de todos os tamanhos, mas principalmente para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Esse processo permite a conferência de todas as taxas de cartão de crédito, para saber se são as mesmas contratadas com as operadoras.
Por isso, nesta etapa é importante garantir que as operadoras realmente pagaram ao estabelecimento por todas as vendas feitas com cartões
Sem a conciliação de cartões de crédito, é muito mais difícil prever o fluxo de caixa futuro, acompanhar o faturamento e saber se o que cobrado de taxas pelas empresas de cartões realmente está correto.
Algumas empresas costumam fazer esse processo manualmente; contudo, não é indicado, pois pode causar sérios prejuízos.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a conciliação de cartões para pequenas empresas:
O cenário atual das PMEs no Brasil
De acordo com dados do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das 21 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 99% são PMES.
Além disso, esse tipo de empresa, atualmente, é responsável por 60% dos empregos brasileiros e 30% do PIB, segundo dados do Sebrae.
Dessa forma, as PMEs brasileiras são grandes impulsionadoras da economia do país.
Desafios e erros na Conciliação em pequenas e médias empresas
Em primeiro lugar, o processo é trabalhoso, exige tempo e dedicação e está suscetível a erros, principalmente, humanos.
No contexto das pequenas e médias empresas, onde as preocupações muitas vezes se concentra em custos operacionais, a conciliação de vendas em cartões pode se tornar ainda mais complexa. Nesse meio tempo, erros e fraudes podem acontecer, prejudicando o controle das receitas.
O que é a conciliação de cartões?
A conciliação de vendas feitas por cartões, seja de crédito, débito ou vales (alimentação, refeição, vouchers) consiste em conferir os dados financeiros e realizar a gestão de valores analisando se eles estão corretos.
Essa função é vital para PMEs, pois permite verificação de que todas as vendas registradas correspondam às vendas capturadas pela operadora.
É importante lembrar que erros podem ocorrer tanto no registro da operadora quanto no registro de sua empresa, especialmente quando o registro é manual.
Por isso, a conciliação é uma etapa essencial para garantir a precisão dos dados e evitar possíveis problemas financeiros no futuro.
Importância da conciliação de cartões para Pequenas Empresas
A conciliação de cartões é um processo crucial para PMEs, pois garante precisão financeira e estabilidade operacional.
Aqui estão as principais tarefas que demostram a importância desse processo:
Ter clareza de tudo que vai receber de verdade
Cada centavo conta! Por isso, é fundamental para uma gestão financeira eficiente ter clareza de todos os valores a receber, pois qualquer discrepância pode afetar o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio.
Verificar a taxa de cada operação das maquininhas
Verificar a taxa de cada operação das operadoras é essencial para garantir que as taxas cobradas estejam de acordo com o contrato estabelecido.
Dessa forma, isso ajuda a evitar cobranças indevidas que possam reduzir os lucros da empresa.
Gerenciar vendas: canceladas, duplicadas e chargebacks
A conciliação ajuda a gerenciar situações como vendas canceladas, duplicadas e chargebacks.
Isso inclui confirmar se processam corretamente os cancelamentos, ajustam as vendas duplicadas e contabilizam adequadamente os chargebacks.
Como fazer conciliação de cartões em pequenas empresas
A Conciliação de Cartões pode ser divida em três etapas fundamentais, descritas no passo a passo abaixo:
Conciliação das Vendas
Nessa etapa, ocorre uma auditoria completa das vendas do estabelecimento. É nesse momento que se:
- Verifica Divergências: Conferência se houve divergências nos valores registrados.
- Analise Cancelamentos: Determine quantas e quais vendas foram canceladas.”
- Confirme Vendas: Verifique quantas vendas não receberam confirmação das operadoras.”
Conciliação dos Recebimentos
Já nesse processo, se dá a gestão dos recebíveis. É quando se verifica parcelas e também:
- Verifique Transações: Confirme se recebeu cada transação corretamente, sem divergências.”
- Confirme Cancelamentos: Verifique se as vendas canceladas foram confirmadas e se o valor foi descontado corretamente.”
- Analise Chargebacks: Verifique se os chargebacks foram deduzidos.”
- Verifica Tarifas e Antecipações: Se houve inconsistências de tarifas e se os valores de antecipações de cartões de crédito estão corretos.
Conciliação Bancária
Por fim, a última etapa é a gestão dos recebíveis. Composta por:
- Verificar Recebimentos: Conferência se existem diferenças nos valores recebidos em relação aos informados pelas operadoras.
- Confirmar Créditos: Verificação se tudo o que a empresa esperava receber foi de fato creditado na conta.
O Extrato Card, solução da Boavista para conciliação de vendas em cartão, monitora o volume de vendas realizadas via cartão de crédito, audita as taxas, controla os POS e faz a conciliação bancária dessas vendas.
Sistema de conciliação de cartões: segurança e tecnologia
Com um sistema de conciliação de cartões é possível otimizar o tempo que sua operação leva para conciliar suas vendas.
Além disso, é possível encontrar possíveis divergências de taxas, analisar seus recebíveis e verificar se as suas ordens de pagamento realmente foram expedidas para os seus bancos.
Portanto, em um sistema de conciliação, você realiza ainda a auditoria das tarifas, análise de duplicidade, gestão dos cancelamentos e chargeback.
Cada venda é verificada individualmente. Assim, a sua tomada de decisão será mais assertiva e segura!
Conciliação de vendas por lote ou POS – mais uma funcionalidade do Extrato Card
A conciliação de vendas por lote ou por POS é mais uma funcionalidade disponível no Extrato Card.
Ela pode ser utilizada caso não tenha qualquer tipo de integração disponível ou enquanto você aguarda a conclusão da integração do seu ERP com o nosso conciliador, e ainda caso você não possua integração com vendas realizadas em POS.
Ela é vantajosa para Pequenas e Médias Empresas, pois permite o primeiro confronto de informações entre as vendas realizadas com cartões, mesmo que você não tenha integração com um sistema de gestão (ERP).
Com o Extrato Card a conciliação de cartões de crédito, é muito mais fácil e segura!
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