Contestação de compra: como monitorar para evitar prejuízos

Contestação de compra: como monitorar para evitar prejuízos

Você já ouviu falar em contestação de compra, certo?

Se a sua resposta é “não”, então já passou da hora de saber o que é isso e como pode afetar a gestão financeira da sua empresa.

Confira a seguir tudo sobre essa prática e qual o papel de um conciliador de cartões na prevenção da contestação de compra:

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O que é contestação de compra?

A contestação de compra é o processo de devolução de uma transação, e acontece quando o proprietário do cartão de crédito solicita o cancelamento de uma compra. Geralmente, essa solicitação também é conhecida pelo termo “chargeback”.

Acontece assim:

Ao receber essa contestação, a administradora do cartão de crédito deve entrar em contato com a empresa que fez a venda – seja via carta ou e-mail – e pedir a confirmação da compra, geralmente, dentro de um prazo de 5 dias contando a partir da data da solicitação.

Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.

Mas, lembre-se: chargeback é diferente de arrependimento da compra.

É direito do cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, se arrepender de uma compra, mesmo que não tenha uma justificativa.

No entanto, ao se arrepender da compra, o cliente abre mão de receber o produto ou serviço.

O que, neste caso, é menos prejudicial do que o chargeback.


Quando acontece a contestação de compra?

Existem alguns fatores que podem ocasionar uma contestação de compra, confira quais são:

Quando o titular do cartão de crédito não reconhece a compra

Esta é uma das causas mais comuns da contestação.

Neste caso, o cliente recebe a fatura do cartão, mas não reconhece uma determinada compra.

Seja por esquecimento, fraude ou porque emprestou o cartão para terceiros e não lembra.

A contestação acontece porque o comprador entende que aquela compra foi realizada por uma terceira pessoa.

Quando o cliente ou a loja foram vítimas de uma fraude

A fraude pode acontecer de duas formas.

A auto-fraude, quando pessoas mal intencionadas recebem um produto e, ainda sim, alegam que não reconhecem a venda.

Para isso, podem falsificar assinaturas ou utilizar informações de terceiros.

E a fraude por terceiro, quando os clientes reclamantes não efetuaram a compra, pois tiveram o seu cartão de crédito clonado ou roubado. Neste caso, a contestação de compra é um direito legal.

Quando o cliente não recebeu o produto

Neste caso, o produto pode não ter sido entregue por um erro dos correios, falhas na logística ou uma fraude.

Quando o cliente percebe que o produto está demorando, pode solicitar a contestação e pedir a devolução do dinheiro.

Como a contestação de compra pode impactar sua empresa?

A contestação de compra pode causar alguns problemas para sua empresa, como:

Prejuízo financeiro

O problema mais evidente causado pela contestação é o prejuízo financeiro.

Afinal, o lojista estava aguardando o recebimento da venda e, provavelmente, já estava planejando utilizar aquele dinheiro.

Esse problema não se resume apenas à perda financeira, mas também à complicações para a gestão do caixa da empresa.

Você pode ser descredenciado das adquirentes

Sim, é totalmente possível!

Caso sua empresa atinja um elevado índice de contestações de compras, pode ser descredenciada da sua adquirente.

Exceto se a sua operadora entender que aquela situação pode ser revertida.

Como monitorar as contestações de compras e evitar prejuízos?

Evitar um chargeback não é uma tarefa impossível, por isso o e-Extrato Card, uma ferramenta de conciliação de cartões, atua diretamente na auditoria das contestações de compras.

Confira como o sistema pode ajudar a evitar prejuízos:

Audita e monitora as contestações de compras

O sistema e-Extrato Card consegue fazer a auditoria de todos os chargebacks de maneira automática.

Um dia após a solicitação de contestação, o sistema já notifica essa informação.

Ou seja, quando um cliente solicitar a contestação de uma compra, a informação aparecerá para você de maneira descomplicada e prática.

Desta forma, é possível tratar o chargeback dentro do prazo, evitando problemas maiores no futuro.

Informa o número de contestações em um quadro de avisos

Para saber quantas contestações estão acontecendo na sua empresa, não é necessário fazer nenhuma pesquisa.

O sistema apresenta o número de chargebacks na página inicial, em um quadro de avisos.

Você só precisa clicar, conferir em quais vendas aconteceram as contestações e procurar resolvê-las diretamente com a operadora.

Pode enviar o comprovante diretamente do sistema

No entanto, você sequer precisa sair do sistema para resolver o problema.

É possível conferir o número de chargebacks e em quais transações aconteceram e enviar o comprovante da venda com apenas um clique, sem precisar acessar outro sistema para tratar essa pendência.

Percebeu como ter a ferramenta certa é super importante para ajudar você a evitar grandes prejuízos?

Aproveite para conhecer melhor o sistema e-Extrato Card e conferir como ele pode melhorar a sua performance e evitar perdas financeiras. Agende uma demonstração gratuita!


 

6Comentários

  1. 30/04/2019 at 12:55 pm

    Excelente Artigo! Importante lembrar que o direito de arrependimento existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online. Não sendo possível em loja física.

     


    1. http://Mara%20Lins 30/04/2019 at 1:15 pm

      É verdade, Gabriel. Muito obrigada por sua contribuição. 🙂

       


  2. http://Francisco 05/07/2019 at 4:07 pm

    Fui contestado por um cliente e não fui notificado, extornaram a compra e não sei como proceder.

     


    1. http://Mara%20Lins 08/07/2019 at 8:19 am

      Oi Francisco, tudo bem? Geralmente as adquirentes enviam a notificação através do seu e-mail ou por carta. Infelizmente, existe um prazo para resolver esta notificação que, caso não resolvida, a compra é extornada.

      O ideal é você obter uma ferramenta que possa informar com antecedência sempre que houver uma contestação desse tipo, desta forma você evita perdas financeiras. 🙂

       


  3. 25/07/2019 at 11:30 am

    bom dia eu recebi um e-mail sobre uma contestação, porém enviei toda a documentação solicitada, ainda corro algum risco de não receber?

     


    1. http://Kelma%20Pinheiro 25/07/2019 at 11:35 am

      Oi, tudo bem? 🙂 Depois de enviar a documentação, é importante você entrar em contato com a sua adquirente para ficar por dentro do andamento desse processo.

      Mas como você possui o extrato da venda e pode comprovar que ela realmente ocorreu, é certo que você irá receber o valor corretamente.

       


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