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Dicionário financeiro: confira os termos mais utilizados nesta área

Você ainda fica confuso quando ouve termos como “Conciliação de Cartões” ou “Chargeback”? Baixe esse dicionário financeiro e fixe os principais conceitos da área financeira de uma vez por todas!

Sabe quando você está na rotina e se depara com um termo completamente desconhecido?

Chargeback? Conciliação de Cartões? Gateway de pagamentos?

Pois bem, depois desse artigo você não vai mais saber o que é passar por isso

Neste guia, vamos apresentar de maneira rápida e prática as palavras, expressões e conceitos essenciais do mundo do financeiro.

Depois desta leitura, você se tornará um analista financeiro referência para seus colegas de finanças. Confira!

Dicionário financeiro: os termos mais utilizados nesta área

Administradoras

Sociedades não financeiras que emitem e administram cartões próprios ou de terceiros, mas não concedem crédito direto a seus clientes.

As administradoras de cartões representam os Portadores perante as instituições financeiras responsáveis pela concessão de crédito aos Portadores.

Adquirente

Sociedades responsáveis pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de Transações, efetuadas através da utilização de cartões de débito ou crédito pela implementação e gestão da rede de aceitação e pelo credenciamento de Estabelecimentos Comerciais (“EC”).

Exemplos de adquirentes: Rede, Cielo, GetNet, Stone, etc.

Antecipação de Recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma operação em que você recebe agora o dinheiro que receberia no futuro.

É uma medida simples e sem muita burocracia de conseguir crédito, pois você estará apenas antecipando o recebimento de um valor que já é seu.

No entanto, terá que arcar com as taxas oferecidas pelas instituições financeiras.

Banco emissor

É a instituição financeira responsável pelos meios de pagamento, sejam eles boletos bancários, cartões de débito ou de crédito.

É ele que, ao receber os dados de uma compra feita na sua loja, vai autorizar ou não a venda.

Bandeiras de cartão

São empresas responsáveis por definir as regras de negócio para compras realizadas com cartão de crédito.

Para um pagamento ser completado, tanto o adquirente quanto o banco emissor daquele cartão devem ser membros de uma determinada bandeira.

Exemplos de bandeiras: Visa, Mastercard, American Express, Elo, etc.

Carteiras digitais

São muito parecidas com as carteiras tradicionais de dinheiro, mas guardam dados do cartão para simplificar e proteger os pagamentos dos clientes.

Exemplos de carteiras digitais: Google Pay, Apple Pay e Paypal.

Chargeback

Chargeback é a contestação de uma venda feita com cartão de crédito ou débito.

Ele é uma das razões da queda nas taxas de conversão e, portanto, no seu volume de negócios.

Checkout

É o momento final da compra online, quando cliente faz o pagamento de tudo o que ele colocou no carrinho.

Esse processo inclui a captura dos dados do cliente e o seu pagamento. É um momento crucial.

Churn

É uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes.

Para calcular o churn basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram.

Conciliação bancária

Conciliação bancária a simples conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.

Conciliação de cartões

Digamos que o seu negócio tem mais de uma adquirente e ainda possui uma loja online.

Cada adquirente tem as suas especificações de prazos e taxas.

O papel da conciliação de cartões é confrontar esses dados para confirmar se os valores gerados pelas vendas em cartões foram repassados corretamente para a conta bancária da empresa, considerando todas as taxas e tarifas do processo.

CSLL

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é uma contribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social.

DDA

O Débito Direto Autorizado é uma plataforma em que o cliente pode receber os seus boletos para pagamento de forma eletrônica – podendo ser acessados através da internet, caixas eletrônicos e telefone -, acabando com a necessidade do envio de boletos em papel.

EBITDA

É a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization.

Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida).

É um indicador utilizado para avaliar empresas de capital aberto, sendo possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais

Fraude

As fraudes no cartão de crédito são preocupações que todos os usuários desse meio de pagamento têm, principalmente se a compra for realizada pela internet.

De acordo com o portal de notícias Terra, a cada cinco segundos há uma tentativa de fraude no e-commerce brasileiro.

Gateway de pagamentos

Um gateway de pagamentos é a ferramenta que permite a um e-commerce iniciar os pagamentos em um site ou em um app. 

Eles são intermediários de pagamentos que surgiram para reduzir tempo e custos de desenvolvimento e operação. 

Exemplos de gateways: PagSeguro, Moip, Igu, etc.

Interchange

É a taxa paga pela empresa, por meio da adquirente, e para o banco emissor do cartão de crédito do consumidor.

Esta cobrança é feita para cada transação e seu valor é determinado por motivos diversos: o tipo do cartão e da transação, o valor do pagamento, entre outros.

Marketplace

É um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico, no sentido mais amplo.

É como um shopping virtual reunindo várias lojas online em um mesmo site. 

Exemplos de market place: Netshoes, Buscapé, Amazon, Mercado Livre, etc.

Métodos locais de pagamento

São os meios de pagamento alternativos às grandes bandeiras de cartão.

Diferente do Brasil, os cartões não são populares em outros países, em alguns as compras são feitas por transferência bancária, débito, carteiras digitais e outros

Mobile payment

É uma modalidade de pagamento móvel presencial ou não.

Aceitar cartões de crédito e débito através do seu smartphone ou tablet é um tipo de mobile payment, já presente no Brasil.

Pagamento recorrente

É uma modalidade de transação ideal para estabelecimentos que oferecem produtos e serviços com pagamentos periódicos (mensal, trimestral, semestral), como por exemplo: mensalidades escolares, assinatura de revistas, provedores de Internet e TV a cabo, entre outros.

POS

Também conhecida como “maquininha de cartão”, POS (Point of Sales) são equipamentos que fazem o papel de “interface” entre a conta do comerciante e a do cliente.

É o “veículo” que permite que o dinheiro do pagador vá para a conta do recebedor.

Retentativa automática

A retentativa automática é uma tecnologia de pagamento que responde em milissegundos às negativas bancárias, buscando rotas alternativas para garantir a aprovação.

TEF

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema instalado no computador do caixa, que faz a integração entre as vendas com cartões e o sistema de automação comercial. 

Ele viabiliza a troca de informações entre a loja e a operadora, ocorrendo a liquidação financeira dos pagamentos.

Token

Ele serve para representar um cartão com total segurança.

Basicamente, é um identificador criptografado e virtual que corresponde a um cartão e é gerado apenas uma vez.

Transação

É uma operação comercial que consiste em trocar um bem ou serviço por uma determinada quantidade de dinheiro.

Transparência em código de retorno

Os bancos possuem vários códigos para explicar o motivo de uma transação ter sido recusada: são os códigos de retorno.

Às vezes, as adquirentes agrupam esses códigos, dando menos detalhes e transparência nos motivos de recusa.

Trava de domicílio bancário

O domicílio bancário é, de certa forma, o local onde se concentram as operações financeiras de uma pessoa física ou jurídica.

A trava de domicílio bancário corresponde a uma espécie de centralização das operações.

Ficou alguma dúvida ou faltou algum termo do setor financeiro nesta lista? Então, deixe o seu comentário abaixo e nós o ajudaremos.

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