Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

10 dicas de livros e filmes inspiradores para mulheres empreendedoras

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, portanto é o momento ideal para refletirmos sobre a força feminina no mercado de trabalho e quanto mulheres empreendedoras inspiram outras a se tornar pessoas de sucesso.

Quando falamos do mercado de trabalho, ainda há o que fazer. Na última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representavam 54,5% da taxa de participação no mercado, enquanto os homens, 73,7%.

O lado bom é que essa taxa vem crescendo ao longo dos anos, mesmo que a passos curtos. O mesmo acontece quando falamos em empreendedorismo.

Segundo dados do Sebrae, em 2019, o número de mulheres empreendedoras era de 46% dos profissionais registrados nessa categoria. Esse número coloca o Brasil como o sétimo país a ter mais mulheres no ramo, considerando o começo dos negócios.

Para mais mulheres seguirem essa crescente e terem sucesso nos negócios, selecionamos livros e filmes para inspirar cada uma em sua jornada.

Livros que mulheres empreendedoras precisam ler

“Faça acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, de Sheryl Sandberg

Divulgação.

Neste livro, a chefe operacional do Facebook descreve sobre a falta de mulheres em posições de liderança em empresas e como mudar esse cenário.

Assim como muitas, esta é uma leitura inspiradora feita para mulheres reunirem a coragem para alcançar grandes sonhos e posições de destaque no mundo dos negócios, ainda dominado majoritariamente por homens.

“Elas Empreendedoras”, de Andréa e Bruna Villas Boas

Este livro reúne pesquisas extensas sobre a situação do empreendedorismo feminino no Brasil e relatos de 21 mulheres empreendedoras bem-sucedidas. Assim, “Elas Empreendedoras” coloca holofotes sobre as mulheres em funções de liderança no nosso país.

“Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser” de Patrícia Lages

Com uma linguagem leve, Patrícia Lages dá dicas para mulheres conseguirem o sucesso onde quer que elas desejem. O livro é completo e vai desde o crescimento da vontade de empreender até os passos necessários para fazer acontecer.

“Beleza Natural –  A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras”, de Liana Melo

Divulgação.

Relatos próximos da nossa realidade são ótimas fontes de inspiração. Neste livro, temos a história d e Zica Assis e Leila Velez, duas mulheres empreendedoras de origem humilde que se juntaram para investir em um produto inovador para brasileiras como elas. O resultado: um faturamento anual de R$ 250 milhões, um enorme case de sucesso e um exemplo de como as dificuldades, os preconceitos e, acima de tudo, a autoconfiança são capazes de gerar transformações.

“Mulheres poderosas têm ambição”, de Heather McGregor

Mais do que trazer informações estatísticas, a executiva e colunista Heather McGregor também trouxe ao seu livro as suas experiências pessoais e histórias de outras mulheres de sucesso. Nele, a autora é direta em sua missão de orientar outras mulheres a seguirem suas próprias ambições.

Leia também: 5 dicas para se destacar na área financeira

Filmes que mulheres empreendedoras precisam assistir

“Joy – O nome do sucesso”

A queridinha dos cinemas Jennifer Lawrence vive a empreendedora título do filme “Joy – O nome de sucesso”. Imagem: Reprodução.

Filme baseado na história real da empreendedora estadunidense Joy Mangano (interpretada por Jennifer Lawrence) que trata, entre outras coisas, sobre não desistir do que se acredita.

A produção narra os desafios de uma mulher criativa e ambiciosa que tenta fazer suas ideias criarem vida. Tudo isso sem apoio em uma família conturbada.

“Um senhor estagiário”

Nesse filme de ficção, o foco não é chegar no poder e sim os desafios de comandar uma empresa jovem, disruptiva e em constante evolução.

Nele, Jules Ostin (Anne Hathaway) precisa entender a importância de equilibrar a vida profissional e a pessoal para não perder o foco do que importa. Disponível na Netflix.

“Coco antes de Chanel”

Coco Chanel (vivida por Audrey Tautou) é um grande exemplo de uma mulher que desafiou padrões e seu lugar na sociedade parar criar roupas confortáveis e práticas, sem perder a elegância.

O filme narra toda a trajetória da estilista desde sua infância pobre até o seu sucesso, mostrando onde mulheres podem chegar com determinação pelos seus ideais.

“Julie & Julia”

A atriz Amy Adams é uma das protagonistas do filme Julie & Julia.. Imagem: Reprodução.

Um filme sobre não uma, mas duas mulheres empreendedoras que enfrentaram desafios em seus próprios tempos por causa da vontade de fazer algo diferente.

A história é baseada no encontro entre a cozinheira Julia Child (interpretada por Meryl Streep) e a aventureira na cozinha Julie Powell (interpretada por Amy Adams), ambas vivenciando momentos distintos, mas que mudaram suas vidas por causa do amor pela comida. Disponível no Prime Video.

“Uma nova chance”

Para finalizar a lista, um filme de ficção para não ter medo de arriscar e sair do lugar-comum. Na história, Maya (Jennifer Lopez) é uma operadora de caixa que, por conta de um certo acidente de percursos, se torna uma grande executiva.

Com tom bem-humorado, é uma história sobre ter confiança em si mesma e sobre como a experiência pode valer mais do que um currículo bonito. Inspirador para mulheres empreendedoras que precisam daquele “empurrãozinho” para seguir seus sonhos. Disponível no Prime Video.

Gostou das dicas? Agora, que tal conhecer histórias atuais da vida real? Participe do webinar que acontecerá dia 11 de março sobre “Mulheres 2021: Diversidade na Tecnologia Financeira”, com convidadas bem especiais. Clique no banner a seguir e saiba mais!

[rock-convert-cta id=”4475″]

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais