5 Dicas para se destacar na Área Financeira

5 Dicas para se destacar na Área Financeira

Para um profissional da área financeira ser completo, não basta apenas possuir diplomas, isso é sim muito importante, mas não é o suficiente. Um profissional para ser bom, precisa ter diferenciais, e para isso, listo aqui alguns pontos , que quando seguidos, mudará a visão da empresa em relação ao colaborar, o que o fará a crescer profissionalmente e quem sabe até financeiramente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

5 dicas para se destacar na área financeira

1. Organização é fundamental

E em primeiro lugar você precisa ser muito organizado, pois trabalhamos com muitos documentos importantes, e conseguir organiza-lós de uma maneira eficiente, irá ajuda-lo a ganhar tempo, e na área financeira, tempo é dinheiro.

Este ponto para mim é o mais importante, sem esse quesito, o profissional não se manterá por muito tempo na área, que é a tão falada “discrição”, ou seja, trabalhamos com informações muitas vezes confidencias, que não podem ser passadas a outras pessoas sejam elas clientes internos ou externos da empresa, ou até mesmo familiares.

O sigilo é praxe nesta área, e a confiança pelo funcionário é o que rege esse departamento, se houver qualquer motivo, seja ele o menor que for, que faça com que a organização perca a confiança naquele funcionário, se torna quase impossível o mesmo se manter naquele departamento.

2. Senso de prioridade

Outro ponto importante é conseguir identificar as prioridades em meio a tantas tarefas, os prazos de cada uma e a importância que cada tarefa trás para a organização, isso faz com que o profissional consiga cumprir todas as tarefas e prazos sem dificuldade e sem atropelar seus deveres;

Fazer um check list vai ajudar ainda mais, e ainda ajudará a não esquecer nenhuma tarefa, fazendo isso diariamente, com o tempo se tornará hábito e a praticidade e o resultado será visível;

3. Poder de tomada de decisão

Outro ponto que os gestores esperam que o colaborador demonstrem, é a facilidade na tomada de decisão com responsabilidade, ou seja, o profissional tem que ter discernimento para visualizar qual a melhor decisão a ser tomada na hora da solução de um problema que venha a ocorrer, o profissional tem que levar esse problema ao seus gestores já com a solução em mãos, e nunca, de maneira nenhuma, esperar que eles te deem o caminho a seguir, seja dono do seu negócio, seja responsável e correto sempre, pois tomada de decisão e responsabilidade andam de mãos dadas dentro da organização;

Deem o melhor de si, demonstre vontade e amor pelo que fazem, seja persistente, responsável, organizado, educado porém firme, leve ideias boas e plausíveis, leve soluções e provem que tem potencial como profissional da área financeira.

4. Sentimento de Dono

Possuir o sentimento de dono, ou ownership, quer dizer que o colaborador da área financeira deve se sentir como dono do negócio e, assim, tomar decisões mais assertivas e práticas para garantir o sucesso da empresa onde trabalha.

Proatividade e capacidade de previsibilidade são algumas das características consequentes do ownership, pois faz com que as pessoas se sintam mais motivadas a realizar as suas atividades e tendem a produzir acima da média.

5. Conhecer as ferramentas do mercado

E por fim e não menos importante, o profissional tem que identificar quais as ferramentas financeiras que a empresa em que trabalha disponibiliza para que realize suas tarefas, se essas ferramentas atendem as suas necessidades, e caso identifique dificuldades ou problemas, se permita pesquisar o que existe no mercado e como irão  melhorar seu dia a dia.

Converse com seus gestores e mostre a eles suas descobertas, listando os pontos fortes e quantificando os resultados que irão trazer para a organização, com essas informações em mãos, os gestores poderão com uma maior facilidade e agilidade, estudar as possibilidades de contratar essa ferramenta.

E no caso de não haver essa possibilidade, seja por questões financeiras ou outros, os responsáveis pela organização irá ter em mãos, as melhorias que a organização necessita, e quando possível, saberão o que precisam mudar para o crescimento da empresa, essas são dicas valiosas, que quando colocadas em prática, tendem a melhorar a vida financeira da empresa e valoriza o profissional que o fazem, o tornará visível a todos, e como diz o ditado popular, quem não é visto, não é lembrado, então se mostre, se apresentem, e da maneira correta sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *