Blog da Boavista | Conciliação Financeira

5 benefícios do Pix para pequenas e médias empresas

Pagar menos taxas e receber seus pagamentos mais rápido é algo interessante para a sua empresa? Saiba que esses são somente alguns dos benefícios do Pix para pequenas e médias empresas. Você só precisa dar uma chance a esse novo meio de pagamento para ter essa vantagem.

Pix é o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) que facilitará tanto a vida de usuários consumidores quanto o dia a dia de empresas de pequeno e médio porte (além das grandes, claro).

Como ele fará isso? Você confere continuando a leitura deste post.

Como as empresas usam o Pix

Somente no primeiro mês de ativação, o Pix movimentou R$ 83,4 bilhões em transações de pessoas físicas e jurídicas, segundo o Banco Central. Esse valor corresponde a 92,5 milhões de operações em todo o país.

Nesse cenário, não é difícil de prever que esse novo meio de pagamento tende a ser um grande concorrente dos demais existentes, principalmente do dinheiro vivo. Para as empresas, a adesão ao Pix é uma boa oportunidade.

Isso porque ele possibilita receberem pagamentos de seus clientes sem a utilização de cartão de débito ou crédito, somente com a utilização das chaves de endereçamento ou QR Codes.

Outra possibilidade interessante é para as empresas efetuarem pagamentos, como de fornecedores, ou mesmo de funcionários, por transferência para outros bancos sem utilizar TED ou DOC, que costumam ter taxas não muito interessantes.

5 benefícios do Pix para pequenas e médias empresas

As novidades trazidas pelo Pix vêm sendo recebidas com otimismo pelos especialistas, que vislumbram mudanças positivas com a adoção do novo método, como maior acessibilidade e redução dos custos bancários para as empresas.

Entenda a seguir os benefícios do Pix para pequenas e médias empresas:

#1 Redução de custos

Empresários que colocam todos os custos na ponta do lápis já perceberam que, para as empresas de pequeno e médio porte, as taxas bancárias podem representar um grande peso no orçamento ao final do mês ou mesmo do ano.

Para vendas em cartão de crédito ou débito, você sabe que existem taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão. Sem passar o cartão por venda, essa taxa não existe.

Com o Pix para pequenas e médias empresas – e mesmo para as grandes, haverá taxas, mas elas são mais flexíveis e atrativas que as aplicadas pelas adquirentes. O Bacen deixou para que os bancos decidam quanto cobrar pelas taxas por cada transação.

O mesmo vale para pagamentos. Para realizar um DOC ou TEC, a empresa paga uma taxa por cada operação. No Pix, qualquer valor pode ser transferido a qualquer momento sem cobrança de taxas.

E quando falamos em empresas de porte menor, toca economia com tarifas bancárias é válida

#2 Nova opção de pagamento para clientes

Uma das grandes vantagens do Pix para pequenas e médias empresas é contar com mais uma opção de pagamento para clientes que não acarrete taxas ou cobranças para nenhuma das partes.

O lojista pode oferecer um QR Code aos clientes no ato do pagamento, que é liquidado exatamente na hora. Logo, quem vende acaba recebendo o valor no ato da transação.

Com a redução de custos e de tempo para receber os valores por meio do Pix, é esperado que as empresas adotem essa forma de pagamento e estimulem seus clientes a utilizarem.

#3 Agilidade para pagar e receber

A operação de pagamento com o Pix é extremamente rápida. Em poucos segundos o pagamento é realizado e o dinheiro cai na hora na conta da empresa, mesmo em finais de semana ou feriados.

Atualmente, quando um cliente utiliza o cartão de crédito ou débito, a depender do contrato com a operadora, a empresa pode levar até 30 dias para receber esse valor. E se precisar antecipar, ainda paga taxas por isso, que são as taxas de antecipação de recebíveis.

#4 Segurança para clientes

Com o Pix, a tendência é que se use, cada vez menos, cédulas para efetuar pagamento nos estabelecimentos, pois o dinheiro sai da conta do cliente direto para a conta da empresa. Dessa forma, as transações se tornam mais seguras.

Estimulando as pessoas a usarem o Pix, elas tendem a não sacar mais dinheiro, o que confere maior sensação de segurança e redução de anos em caso de situações adversas.

Para as pequenas e médias empresas, isso significa um alívio visto que a dificuldade de dar troco para seus clientes costuma ser constante. Além disso, quanto menos dinheiro for necessário ter na caixa registradora da loja, menor o risco de assaltos.

#5 Possibilidade de conciliação

A conciliação de vendas é uma tarefa obrigatória em qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento, pois só com ela você poderá saber se realmente está recebendo por tudo que está vendendo.

Por ser um meio de pagamento, o Pix também precisa ser conciliado. Só que manualmente essa tarefa pode ser bastante difícil, principalmente para empresas que tenham um alto volume de vendas.

Para entender melhor como funciona a conciliação de vendas com o Pix, você pode acessar nosso e-book “Pix: tudo o que você precisa saber”.

[rock-convert-cta id=”4143″]

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais