Planilha ou Software: confira qual é a melhor opção para o seu negócio!

Planilha X Software: confira qual é a melhor opção para o seu negócio!

A utilização de planilhas é comum em diversas empresas, principalmente para a realização do controle financeiro. A principal razão pelo uso desse tipo de recurso se dá pelo fato de elas serem gratuitas e existirem diversos sites online com dicas para operá-las.

Contudo, a utilização de planilhas não é a melhor solução para o seu negócio. Muitos gestores ficam em dúvida é melhor escolher a planilha pelo hábito de utilizar o Excel ou se seria melhor um software por suas facilidades e funcionalidades.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa conferir qual a melhor opção para seu negócio: planilha ou software? Leia e descubra!

Ganhe praticidade

As planilhas são simples de operar e permitem inúmeras utilizações. Entretanto, nem todas as pessoas sabem como programar e desenvolver equações. Apesar de toda a facilidade, o Excel tem uma interface complexa e de difícil entendimento.

Já um software específico para o controle de despesas, conta com uma interface completamente intuitiva. Na maioria dos casos, o usuário precisa apenas preencher os campos com as informações solicitadas. Assim, o resultado necessário será obtido automaticamente.

Dessa forma, todas as funcionalidades disponíveis poderão ser utilizadas, diferente do Excel. O fato de as planilhas serem 100% editáveis dificulta a automatização de funções por usuários inexperientes.

Aumente a eficácia

Existem empresas que estão utilizando as planilhas há tanto tempo, que já conseguiram otimizá-las, de forma a permitir a elaboração de gráficos e outras informações importantes para a gestão do negócio.

Porém, os softwares também são capazes de gerar os gráficos e, além disso, gerar relatórios com informações valiosíssimas sobre o andamento das atividades do negócio. Assim, os gestores conseguirão identificar o que não está de acordo com os objetivos da empresa.

Não podemos deixar de mencionar que as planilhas estão suscetíveis a erros, uma vez que a inserção de dados é feita manualmente e, na maioria das vezes, não existe um sistema capaz de verificar a sua veracidade. Pense nisso!

Garanta a confiabilidade nos cálculos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, todos os cálculos realizados nas planilhas devem ser conferidos, por conta da possibilidade de ocorrência de erros. E, caso eles aconteçam, os gestores terão informações falsas, que poderão ser fundamentais para a tomada de decisão, levando a empresa para rumos diferentes do previsto.

Já no software, esse tipo de problema não acontece, uma vez que o sistema é automatizado, ou seja, após a inserção dos dados, todas as informações serão automaticamente geradas. Dessa forma, os cálculos serão 100% confiáveis, concorda?

Economize tempo para controlar as vendas

Não é pequeno o número de empresas que ainda utiliza planilhas para o controle de vendas. Como já destacado, a inserção manual de dados pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio.

É possível procurar por softwares que automatizem o controle de suas vendas, lançando-as imediatamente. As vendas em cartão também poderão ser registradas, melhorando o controle sobre o valor das vendas e os valores recebidos, dentre outras coisas.

Outra vantagem da utilização do software se dá no controle da inadimplência. Você não precisará atualizar sua planilha diariamente, para saber quais clientes estão inadimplentes. Com poucos cliques essa informação será percebida e, com a correta conciliação bancária, os clientes que sanarem seus débitos deixarão essa lista imediatamente. Certamente essa funcionalidade será muito bem-vista pelos clientes.

Escolher entre planilha ou software não é fácil, principalmente para empresas que já utilizam o Excel há bastante tempo. Porém, é importante que seu negócio acompanhe as evoluções tecnológicas do mercado. Assim será possível otimizar sua atuação e melhorar os seus resultados. Vale a pena investir, não é mesmo?

E aí, percebeu as diferenças entre planilha ou software? Ficou interessado? Então, aproveite para inscrever-se no formulário abaixo e conferir um material gratuito sobre esse assunto. Não perca!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.