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Retenção de clientes: como melhorar os resultados da sua empresa?

Conhecer as melhores estratégias de retenção de clientes pode ser essencial para quem pretende fidelizar mais compradores ao seu negócio.

Aliás, essa é uma maneira interessante de se manter relevante dentro do mercado.

Se pensarmos bem, a tarefa – seguindo as dicas certas – não é difícil. Porém, adiantamos agora que é preciso empenho para conquistar seus objetivos.

No fim, você acabará sendo recompensado com um bom nível de retenção de clientes.

Quer saber mais sobre o tema? Então confira mais em nosso artigo!

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes nada mais é do que o termo dado à capacidade do seu negócio em manter uma carteira de clientes saudáveis ao longo do tempo.

No decorrer dos anos, é normal que se percam alguns, por falta de estratégias corretas ou mesmo por mudança no comportamento dos mesmos. Porém, o objetivo aqui é manter boa parte deles.

A tarefa não é fácil, porém, ao adotar algumas práticas, é possível evitar uma maior evasão dos clientes.

Conseguir fidelizar uma carteira de clientes, como veremos a seguir, pode trazer um aumento significativo no número de vendas de uma empresa.

E prova disso é que pesquisas recentes mostram que 52% das pessoas tentam resolver as coisas de última hora. E onde elas vão nessa situação? Em lojas onde elas podem confiar, onde já são clientes retidos, e que sabem da qualidade do produto que desejam adquirir.

Métricas são extremamente importantes

Para conseguir um maior índice de retenção dos seus clientes, saiba que é necessário definir alguns KPIs a serem seguidos pela sua empresa.

Por meio disso, é possível notar qual é o desempenho da companhia e quais pontos precisam ser melhorados.

Analisar as métricas é extremamente importante para entender o real cenário onde a sua empresa se encontra, e quais atitudes devem ser tomadas para melhorar a retenção de clientes.

Confira alguns dos KPIs indispensáveis para serem analisados:

  • qual é o tempo médio de atendimento do seu negócio;
  • conferir se a loja consegue fazer com que pessoas comuns se tornem frequentadoras do seu empreendimento;
  • qual é a taxa de retenção;
  • qual é o nível de satisfação dos clientes;
  • qual é a rotatividade dos clientes em sua loja.

Como melhorar os resultados da sua empresa

Após conferirmos algumas métricas importantes para a retenção de clientes, chegou o momento de descobrirmos algumas das estratégias mais efetivas para que seja possível conquistar uma maior taxa de fidelização de clientes.

Ao contar com KPIs claros de serem seguidos, a tarefa de colocar em prática as estratégias de retenção não deve ser um desafio. Sem mais delongas, confira algumas delas:

  • analise os concorrentes: confira quais são os serviços da concorrência, suas promoções, crie uma estratégia eficiente e ofereça aquilo que eles ainda não fizeram;
  • conheça suas mercadorias: conheça os seus produtos para que seja possível transmitir aos seus clientes o quanto eles podem agregar valor e serem úteis no dia a dia;
  • atendimento diferenciado: um requisito básico para os dias atuais, contar com um atendimento humanizado no seu negócio é uma das formas mais efetivas de reter clientes;
  • feedbacks são importantes: pergunte aos seus clientes o que eles acharam da sua loja, quais são os pontos que podem melhorar, entre outras questões. Aprender com os erros é importante, assim como saber ouvir o que precisa ser mudado.

Como podemos ver, a mudança de comportamento da empresa não precisa ser brusca para melhorar a retenção de clientes.

O processo pode ser feito com pequenos ajustes, que melhoram a situação da sua empresa no mercado.

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