Quer entender como faturar mais no segundo semestre? Acompanhe essas 4 dicas que separamos para varejistas de todos os portes.
Ter um negócio de alto faturamento é o sonho de todo empresário. No Brasil, as vendas no varejo devem mostrar crescimento de 2,1% no período entre abril e junho de 2024, segundo as projeções do Ibevar, Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, e pela FIA Business School. No segundo semestre há várias oportunidades para faturar mais.
Para o segundo semestre, há várias oportunidades para faturar ainda mais.

Mesmo que não haja uma fórmula mágica para alcançar esse objetivo, algumas iniciativas podem ajudar a aumentar suas vendas, como treinamentos em vendas e promoções periódicas. Porém, antes de adotar essas ações, é crucial entender a diferença entre lucro e faturamento.
Qual é a Diferença entre Lucro e Faturamento?
Faturamento é todo o dinheiro que entra na empresa, enquanto lucro é a diferença entre essa quantia e os gastos, como salários e despesas com fornecedores. Por exemplo, se sua loja teve R$ 60.000 em vendas, mas R$ 30.000 em despesas, o lucro é de R$ 30.000.
Agora, confira 4 dicas rápidas para faturar mais no seu negócio.
Primeiro para passo para faturar mais: entenda seu consumidor
Para vender mais, seja qual for seu negócio, é essencial saber quem são seus consumidores. Só assim você cria estratégias mais adequadas para oferecer seus produtos e serviços. É fundamental conhecer informações sobre o perfil dos seus compradores, como: idade, profissão e quais são os canais mais acessados para se comunicar melhor com eles.

Invista em estratégias para fidelizar seus clientes
Portanto, tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar os atuais. Para isso, manter um diálogo contínuo e estratégias para fidelizar seus clientes com seus clientes é imprescindível. Algumas estratégias que podem ser adotadas incluem:
– Buscar a opinião do consumidor no pós-venda;
– Criar um canal para a divulgação de novidades da marca;
– Oferecer cashback nas compras ou programas de fidelidade;
– Ofertar vantagens em datas importantes.
Realize ofertas sazonais
Além disso, no ano passado, o comércio online movimentou R$ 5,2 bilhões em vendas em promoções da Black Friday, segundo a Confi.Neotrust. Esse dado mostra como criar ofertas em datas temáticas como Black Friday e Dia dos Pais pode ser uma excelente maneira de faturar mais no seu negócio.
Essas ofertas sazonais, no entanto, precisam ser feitas cuidado, pois há uma diminuição da margem de lucro. Mas, com a duração correta e o desconto certo, seu varejo cria ótimas oportunidades para a compra, o que aumenta a receita pela quantidade de vendas.
Confira as datas comemorativas importantes para faturar mais no varejo no segundo semestre:
JULHO
7/07: Dia mundial do chocolate
20/07: Dia do amigo e internacional da amizade
26/07: Dia dos avós
30/07: Dia internacional da amizade
AGOSTO:
13/08: Dia dos Pais
SETEMBRO:
7/09: Dia da independência do Brasil (feriado)
15/09: Dia do Cliente
OUTUBRO:
12/10: Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado)
15/10: Dia do Professor
NOVEMBRO:
2/11: Finados (feriado)
15/11: Proclamação da Republica (feriado)
20/11: Dia da Consciência Negra (feriado)
29/11: Black Friday
DEZEMBRO:
25/12: Natal (feriado)
31/12 – 1/12: Reveillon (feriado dia 1)

Faça alianças com outras empresas e aumente seu faturamento
Além dos funcionários e dos clientes, um bom relacionamento com outras empresas, como fornecedores, pode fortalecer ainda mais seu negócio. Construir boas relações com outras marcas e participar de feiras e eventos relacionados ao seu setor é uma boa ideia. Por isso, fazer alianças com outras empresas é uma ótima oportunidade para conhecer as novidades do segmento e negociar melhores preços de insumos.
Ah, e uma dica extra:
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