Qual o melhor sistema para posto de combustível? Confira!

Qual o melhor sistema de automação para posto de combustível? Confira aqui!

Se você é gestor ou dono de um posto, provavelmente já se perguntou: qual o melhor sistema para posto de combustível?

Ou mesmo já pensou: um sistema de gestão não funciona para o meu posto de gasolina.

Se algumas dessas frases já passaram por sua cabeça, lembre-se que um sistema não faz mágica, no entanto optar por esta tecnologia proporciona automação e segurança nos processos e auxilia nas tomadas de decisões na sua empresa.

Por isso, para quebrar o paradigma da implantação de uma nova tecnologia e abordar as principais vantagens e tipos de sistemas, vamos abordar a seguir a importância de utilizar o sistema de gestão como o seu maior aliado. Confira!

Mas antes, qual a base para as tomadas de decisões no seu posto de combustível?

A maioria dos revendedores utilizam o volume de vendas de combustíveis medidos em um determinado período, a galonagem, como um indicador de performance.

E somente com este indicador tomam decisões que podem afetar toda a empresa.

No entanto, confiar apenas no achismo pode provocar diversos problemas operacionais e financeiros, levando, inclusive, à falência do seu posto, pois faturamento é muito diferente de rentabilidade

Mas não é isso que você quer, certo?

Portanto, antes de tomar qualquer decisão no seu posto de combustível, certifique-se de que avaliou os dados certos e que estes são reais, claros e detalhados. 

Lembre-se: aquilo que não é medido não pode ser gerenciado.

Mas como conseguir informações para tomada de decisões?

Para obter informações precisas para suportar as tomadas de decisões eficientes, é preciso ter comprometimento, clareza e visão de negócio.

Sem isso, qualquer decisão será inútil.

Apesar de ser o básico, esses elementos auxiliarão a obter estas informações:

  • Margem de Contribuição;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Precificação do combustível e da loja de conveniência;
  • Margem de Lucro por Combustível;
  • Demonstração do Resultado do Exercício, tanto da pista quanto da loja;
  • Planilha ou Relatório do Fluxo de Caixa Diário.

Além disso, adotar um sistema para posto de gasolina que seja completo e traga os dados de forma clara e detalhada, é um adicional para dominar todos esse pontos e potencializar as decisões no seu posto de combustível.

Afinal, qual a importância de ter um sistema no seu posto de combustível?

Nos dias de hoje, não é mais possível gerir corretamente um posto, e manter a saúde financeira em dia, sem o auxílio de ferramentas especializadas em gestão e controle financeiro e empresarial.

Ter uma ferramenta desse tipo significa potencializar o controle interno, o monitoramento do funcionamento das bombas de combustíveis e também as vendas realizadas na loja de conveniência do posto.

Ou seja, utilizando um sistema, tudo no seu posto de combustível pode ser melhor gerido e organizado.

Portanto, os principais motivos para adotar um sistema, são:

  • economia de tempo;
  • obtenção de dados mais confiáveis, precisos e seguros;
  • facilidade em encontrar falhas na operação do posto;
  • melhorias na gestão de pessoas;
  • otimização do controle financeiro;
  • acompanhar o controle e os testes de qualidade;
  • facilidade no controle de estoque;
  • aumentar a satisfação dos clientes, através da oferta de benefícios e de uma experiência exclusiva que surpreenderá o cliente e agregará valor ao seu posto.

Tudo isso é importante para que o gestor financeiro e o dono do posto possam tomar as melhores decisões, baseadas em fatos a partir de relatórios.

Qual o melhor sistema para posto de combustível?

Não é fácil escolher um sistema para o seu posto. Isso é fato!

O melhor sistema vai depender das características do seu negócio.

Por isso, é ideal fazer uma análise completa e criteriosa, elencando quais são as principais necessidades do negócio e a aderência de cada sistema à realidade da empresa.

Confira alguns dos tipos de sistemas para postos de gasolina:

  • Sistema para gestão empresarial: um sistema desse tipo auxilia no gerenciamento das lojas de conveniência, na gestão de redes de postos e contribui com a redução de custos com infraestrutura de TI;
  • Sistema para gestão financeira: um sistema financeiro facilita a gestão diária e oferece um alto grau de automatização de processos, traduzindo em ganho de tempo e capital para investimento em melhoria na gestão estratégica do posto;
  • Sistema para conciliação de cartões: este sistema permite que a gestão das vendas e recebimentos em cartões seja feita de forma automática. Além disso, verifica se os valores das vendas entraram na conta bancária do posto no prazo e valor certo, confirma os pagamentos previstos e realizados, notifica divergências nas transações e nos depósitos que possam causar perdas financeiras, mostra qual operadora oferece melhor condição e taxas para antecipações, informa todas as solicitações de estornos dos clientes, disponibiliza, em tempo real, informações úteis para a gestão, por meio de gráficos e relatórios com os mais diversos cruzamentos, de acordo com a necessidade e também auxilia na identificação de fraudes, bastante comuns em postos de combustíveis.


Segurança em primeiro lugar: evite fraudes no seu posto de gasolina com o sistema certo

De acordo com o Portal G1, postos de gasolina têm prejuízos de R$ 300 mil com golpes utilizando máquinas de cartão.

Por isso, uma das primeiras coisas a ser levada em consideração na escolha do melhor sistema para o seu posto de combustível é a segurança.

Afinal, você precisa ter o controle total sobre todas as informações da empresa, a fim de evitar erros, divergências e, principalmente, fraudes envolvendo as máquinas POS.

O golpe da máquina de cartão, por exemplo, é bastante comum em postos e pode causar graves danos no financeiro da empresa.

Imagine só um posto onde não há um controle adequado desta vendas. É fácil ocorrer uma fraude e isso passar totalmente despercebido aos olhos dos gestores e do dono da empresa.

Portanto, além de ficar de olho nas máquinas POS e orientar os frentistas e funcionários da loja de conveniência a ficarem atentos, adotar um sistema conciliador de cartões é uma excelente maneira de identificar golpes que possam causar perdas financeiras.

Já existem sistemas de conciliação de cartões no mercado que auxiliam no monitoramento de fraudes e controle total do fluxo de vendas.

Desta forma, você consegue saber se houve uma fraude antes que o prejuízo torne-se maior.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler também Golpes mais comuns em máquina de cartão: aprenda como se proteger. Boa leitura!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais