O ano de 2022 promete muitas novidades para o varejo online. As vendas no mercado digital cresceram de maneira inimaginável durante os anos de pandemia. Só para se ter uma ideia, de acordo com o 44º relatório da gigante Webshoppers, mais de 6 milhões de consumidores fizeram pela primeira vez uma compra no cenário digital no primeiro semestre de 2021.
A tendência é que dados como esse se tornem cada vez mais comuns daqui para frente. Pensando nisso, separamos neste artigo 4 tendências de vendas no mercado digital para o varejo em 2022.
Quer saber mais sobre o assunto? Então esse texto é para você. Continue a leitura.
Tendências para o varejo online
1. Live Commerce
Um novo tipo de comércio que nasceu no cenário da pandemia. As “lives commerce” nada mais são do que transmissões ao vivo em que o usuário pode ler um QR Code e efetuar uma compra ou pagamento durante o evento, como a compra de um ingresso, de um produto ou até mesmo uma doação. Genial, não é mesmo?
A estratégia ganhou esse nome durante shows de artistas e celebridades famosos na pandemia e promete ser ainda mais forte em 2022 e muito benéfica para o varejo online.
2. Super apps
Uma pesquisa conduzida pelo Statista apontou que 90% do uso atual da internet ocorre nos apps, sendo 80% desse tempo concentrado nos 3 aplicativos que o usuário mais consome, ou seja, a depender das preferências de cada um.
A era do consumo centralizado faz as marcas cada vez mais tentarem centralizar o máximo possível de funções em um mesmo aplicativo, facilitando o processo de consumo para o usuário.
Se a própria Ambev fez isso com o Rappi, com certeza sua marca também pode se adaptar, não é mesmo?
3. Entrega imediata
Os consumidores não estão para brincadeira – e querem receber seus pedidos on-line com cada vez mais agilidade. Não é à toa que a Amazon e o Mercado Livre vêm brigando pelo posto de entrega mais rápida do Brasil. A tendência é que os médios e pequenos players tenham que se adaptar a essa realidade o quanto antes, para que não fiquem em desvantagem no mercado.
Como fazer isso? Usando centros de distribuição em que o cliente pode retirar sua mercadoria, além de efetuar a manutenção de estoques grandes em pontos estratégicos das cidades.
4. Marketing de influência no varejo online
O marketing de influência definitivamente não é uma tendência nova. Essa prática consiste em utilizar a influência de blogueiros e influenciadores para promover uma marca.
No entanto, o que deve ganhar ainda mais destaque a partir de 2022, é o investimento em microinfluenciadores. Ou seja, pessoas com menos seguidores, mas com um público altamente leal e engajado, que estão muito mais propensos a acreditarem no influenciador e realizarem compras a partir dessa confiança.
Você sabia que conciliação financeira também é tendência?
Não é novidade para ninguém que o mercado está em constante transformação e ao longo deste artigo você conheceu as principais tendências de vendas no mercado digital para o varejo em 2022. Por isso, não perca tempo e comece a implementar essas estratégias em seu negócio.
A Boavista Tecnologia é uma empresa de atuação nacional especialista em conciliação financeira e bancária para ajudar a sua empresa a se adaptar às necessidades do momento, especialmente no monitoramento de arquivos das operadoras de cartões, carteiras digitais e demais meios de pagamentos.
O que você achou das tendências de mercado para 2022?
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