Blog da Boavista | Conciliação Financeira

13 passos para liderar um time em trabalho remoto

Em tempos de trabalho remoto, manter seu time engajado e produtivo é uma missão e tanto. Por esse motivo, no quesito engajamento, priorizamos dois aspectos: motivação e confiança. E na escala da produtividade: alinhamento e presença.

Com base nisso, reunimos algumas dicas práticas de como liderar um time em trabalho remoto. Não se trata de fórmula mágica, até porque cada líder possui um estilo. Mas de algumas boas práticas testadas.

Leia o texto até o final e confira.

1. Trabalho remoto: organize a rotina

Você precisa de um nível maior de planejamento para gerir à distância. Conciliar reuniões, mapear os entregáveis do seu time, dar feedback, etc. Tudo isso pede uma organização impecável. Conheça métodos e defina o melhor para liderar a própria rotina e a do time, assim nada cairá da pilha.

2. Esteja presente

Estabeleça uma rotina de comunicação com o seu time e deixe o canal aberto. Por estarem isoladas, as pessoas gostam de sentir que têm com quem contar. Por exemplo, realize duas reuniões fixas com a turma: uma de abertura do dia (às 8:00), outra de fechamento (às 17:30). A pauta são as atividades prioritárias de cada um.

3. Atribua desafios

Para manter a energia de todos lá em cima, continue oferecendo desafios de brilhar os olhos. Aproveite para tirar projetos arrojados da gaveta, crie games de performance, empodere seus liderados, envolva-os em atividades de impacto na estratégia da empresa. Assim, será mais fácil motivar o time no trabalho remoto.

4. Considere o indivíduo

Tenha um olhar humanizado sobre as pessoas. Nesse contexto, não comece ou termine o dia sem perguntar:

  • Como você está?;
  • Sua família passa bem?;
  • No trabalho remoto, está tudo ok?;
  • Como foi seu dia o hoje?;
  • O que está fazendo para se cuidar?.

Ofereça apoio quando necessário. Assim, sua equipe se sentirá valorizada.

5. Pratique o Giftwork

Você conhece o conceito de Giftwork? Basicamente, consiste em fazer pequenas surpresas para motivar e reconhecer o bom trabalho do time. Coisas simples como um cartão virtual, um mimo chegando em casa, um elogio público na reunião diária, um curso online que você viu e lembrou da trilha de carreira do seu profissional, entre outros.

6. Sustente a cultura

Permaneça reforçando a cultura da empresa e seja um exemplo dela, na fala e na conduta. Além disso, fortaleça seus valores e tome decisões complexas com base neles. Mantenha sua equipe conectada. Na Boavista, temos utilizado storytelling e endomarketing para engajar nossos colaboradores.

7. Trabalho remoto: acompanhe a rotina

Agende meetings de alinhamento, delegação, orientação e check-in frequentes (mas não excessivos) com as pessoas da sua área. Acompanhe a rotina durante o dia, trance estratégias (com elas) e avalie os resultados alcançados. Entenda: não é sobre controle, mas atenção. Seu time precisa ver você como um parceiro.

8. Encoraje o autodesenvolvimento

Um time forte e preparado é fundamental para o desenvolvimento do negócio, então sempre estimule o aprendizado constante. Promova momentos de estudo e trocas na equipe, indique cursos e artigos (temos alta oferta gratuita, aliás), treine-os. É hora de tocar PDIs e momentos one-on-one.

9. Cuide da sua saúde durante o trabalho remoto

O líder acaba absorvendo muita pressão nesse período: alto volume de demandas, gestão das expectativas do time, o estresse normal do dia a dia, etc. Tudo é amplificado no trabalho remoto. Portanto, olhe para as suas emoções e cuide bem delas, isso irá refletir no seu grupo. Seja exemplo nesse aspecto também.

10. Venda um propósito

Reforce com frequência a importância do trabalho de cada membro da sua área e explique o propósito envolvido nele. Se o liderado encontra um significado maior no que faz, certamente não medirá esforços para entregar o melhor. Um ganho paralelo é, ainda, a união de todos na mesma frequência.

11. Celebre o dia a dia

Siga festejando as conquistas da empresa e do seu pessoal. Existe sempre o que comemorar na semana. Além disso, crie rituais descontraídos com a galera para oxigenar a mente. Ideias: happy hour online, café da equipe, bate-papo sobre assuntos aleatórios depois do expediente, uma playlist da sua equipe no spotify.

12. Forme designers de soluções

Trabalhe o mindset da sua equipe para criarem soluções em vez de focarem nos problemas. Investir energia no que importa e depende de nós. Não tem a ver com ignorar cenários críticos, é sobre escolher uma postura resolutiva e consciente. E explorar as forças pessoais em contextos incomuns.

13. Ouça cada pessoa

Esteja aberto para ouvir expectativas, queixas e sentimentos de seus profissionais. Faça o necessário para que permaneçam bem e sãos. Não se esqueça, também, de ser um bom colega para o time de líderes. Agende um call e partilhe suas boas práticas, fale dos desafios, escute o que eles têm a dizer. Afinal, vocês se entendem.

Vou ficando por aqui. Agradeço pelo seu tempo e espero, de verdade, ter contribuído com insights que facilitem sua liderança no trabalho remoto.

Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog.

Um abraço (virtual).

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais