Trabalho remoto:13 passos para liderar um time em quarentena

Quarentena: 13 passos para liderar um time em trabalho remoto

Em tempos de pandemia e home office, manter seu time engajado e produtivo é uma missão e tanto. Aqui na Boavista Tecnologia não foi diferente. No quesito engajamento, dois aspectos foram priorizados: motivação e confiança. E na escala da produtividade: alinhamento e presença.

Com base nisso, busquei em minha experiência atual algumas dicas práticas de como liderar um time em trabalho remoto. Não se trata de fórmula mágica, até porque cada líder possui um estilo. Mas de algumas boas práticas testadas por mim que decidi compartilhar.

Leia o texto até o final e saiba como colhemos bons frutos com essa experiência na nossa empresa.

1. Organize sua rotina

Você precisa de um nível maior de planejamento para gerir à distância. Conciliar reuniões, mapear os entregáveis do seu time, dar feedback, etc. Tudo isso pede uma organização impecável. Crie seu método para liderar a própria rotina e a do time, assim nada cairá da pilha. Uma planilha de atividades compartilhada funcionou para mim.

2. Esteja presente

Estabeleça uma rotina de comunicação com o seu time e deixe o canal aberto. Por estarem isoladas, as pessoas gostam de sentir que têm com quem contar. Eu, por exemplo, faço duas reuniões fixas com a turma: uma de abertura do dia (às 8:00), outra de fechamento (às 17:30). A pauta são as atividades prioritárias de cada vetor do RH.

3. Atribua desafios

Para manter a energia de todos lá em cima, continue oferecendo desafios de brilhar os olhos. Aproveite para tirar projetos arrojados da gaveta, crie games de performance, empodere seus liderados, envolva-os em atividades de impacto na estratégia da empresa. No meu caso, quatro projetos relevantes estão em curso, e o time: a mil!

4. Considere o indivíduo

Tenha um olhar humanizado sobre as pessoas, principalmente nessa fase difícil. Não comece ou termine o dia sem perguntar:

  • Como você está?;
  • Sua família passa bem?;
  • No trabalho, está tudo ok?;
  • Como foi seu dia o hoje?;
  • O que está fazendo para se cuidar?.

Suas equipes se sentirão valorizadas. Ofereça apoio quando necessário.

5. Pratique o Giftwork

Faça pequenas surpresas para motivar e reconhecer o bom trabalho do seu time. Coisas simples como um cartão virtual, um mimo chegando em casa, um elogio público na reunião diária, um curso online que você viu e lembrou da trilha de carreira do seu profissional. Sempre promovi giftworks na minha jornada. Agora, então…

6. Sustente a cultura

Permaneça reforçando a cultura da empresa e seja um exemplo dela, na fala e na conduta. Esse é um momento em que as organizações precisam fortalecer seus valores e tomar decisões complexas com base neles. Mantenha sua equipe conectada. Na Boavista, temos utilizado storytelling e endomarketing para engajar nossos BVnautas.

7. Acompanhe a rotina

Agende meetings de alinhamento, delegação, orientação e check-in frequentes (mas não excessivos) com as pessoas da sua área. Acompanhe a rotina durante o dia, trance estratégias (com elas) e avalie os resultados alcançados. Entenda: não é sobre controle, mas atenção. Seu time precisa ver você como um parceiro.

8. Encoraje o autodesenvolvimento

Quando tudo passar, você precisará de um time forte e preparado para resgatar a velocidade do negócio, então continue estimulando o aprendizado constante. Promova momentos de estudo e trocas na equipe, indique cursos e artigos (temos alta oferta gratuita, aliás), treine-os. É hora de tocar PDIs e momentos one-on-one.

9. Cuide da sua saúde durante o trabalho remoto

O líder acaba absorvendo muita pressão nesse período: alto volume de demandas, gestão das expectativas do time, o estresse normal do dia a dia, etc. Tudo é amplificado no trabalho remoto. Portanto, olhe para as suas emoções e cuide bem delas, isso irá refletir no seu grupo. Seja exemplo nesse aspecto também.

10. Venda um propósito

Reforce com frequência a importância do trabalho de cada membro da sua área e explique o propósito envolvido nele. Se o liderado encontra um significado maior no que faz, certamente não medirá esforços para entregar o melhor. Um ganho paralelo é, ainda, a união de todos na mesma frequência. Vivo isso na prática em People (my squad).

11. Celebre o dia a dia

Siga festejando as conquistas da empresa e do seu pessoal. Existe sempre o que comemorar na semana. Além disso, crie rituais descontraídos com a galera para oxigenar a mente. Ideias: happy hour online, café da equipe, bate-papo sobre assuntos aleatórios (tipo, BBB) depois do expediente, uma playlist da sua equipe no spotify.

12. Forme designers de soluções

Trabalhe o mindset da sua equipe para criarem soluções em vez de focarem nos problemas. Investir energia no que importa e depende de nós. Não tem a ver com ignorar o cenário crítico, ou fazer pouco caso, é sobre escolher uma postura resolutiva e consciente. E explorar as forças pessoais em contextos incomuns.

13. Ouça cada pessoa

Esteja aberto para ouvir expectativas, queixas e sentimentos de seus profissionais . Faça o necessário para que permaneçam bem e sãos. Não se esqueça, também, de ser um bom colega para o time de líderes. Agende um call e partilhe suas boas práticas, fale dos desafios, escute o que eles têm a dizer. Afinal, vocês se entendem.

Vou ficando por aqui. Agradeço pelo seu tempo e espero, de verdade, ter contribuído com insights que facilitem sua liderança no trabalho remoto.

Um abraço (por ora, virtual).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *