Conciliação de cartões: o que você realmente precisa sabe Conciliação de cartões: o que você realmente precisa sabe

Conciliação de cartões: o que você realmente precisa saber

Apesar de existirem diversas opções de sistemas de conciliação de cartões no mercado, muitas delas não entregam o que o negócio realmente precisa. E essas pequenas incoerências podem comprometer seriamente o financeiro da sua empresa.

Por isso, confira a seguir a verdade sobre os conciliadores de cartões existentes no mercado e o que cada conciliador entrega ou não. Além disso, veja como o e-Extrato Card pode transformar a maneira como você faz a sua gestão financeira hoje.

Problemas na conciliação de cartões que impactam sua operação

Otimização e produtividade são fatores cruciais para o setor financeiro de uma empresa. Quando esses dois pontos não estão alinhados e atuando em conjunto, a saúde da empresa corre grandes riscos. 

Ao realizar a conciliação de cartões sem o apoio de uma ferramenta especializada, a chance de erros humanos acontecerem é grande. Além disso, fraudes são dificilmente detectadas quando existe um grande número de conferências a serem realizadas. Por isso, a automação desse processo pode ser uma opção!

Automatização da conciliação de cartões

Por muito tempo, a automação de tarefas financeiras não era bem-vista devido a mitos relacionados à segurança das informações. Porém, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, das ferramentas alinhadas à regulamentação e do avanço da tecnologia, isso foi desmistificado. 

Com isso, percebeu-se diversos benefícios ao automatizar as funções que antes eram realizadas por pessoas. A principal delas foi a prevenção de fraudes e acesso a dados fidedignos relacionados ao financeiro da empresa. 

Veja como o e-Extrato Card transforma sua análise financeira 

O método do e-Extrato Card foi criado para atuar em conjunto com as empresas que precisam de mais segurança e controle na conciliação de vendas. Confira a seguir como funciona na prática!

Soluções para problemas de Conciliação, Recebíveis e Fraudes

Conciliação das vendas

No e-Extrato Card, a conciliação das vendas é realizada por meio da análise das transações registradas no ERP, confrontando-as com os dados das operadoras.

Por meio desse processo, é possível verificar todas as transações e saber se:

  • Houve divergências nos valores registrados;
  • Transações duplicadas;
  • Quantas e quais vendas foram canceladas;
  • E, por fim, quantas vendas não foram confirmadas pelas operadoras, mas estão registradas no seu ERP.

Conciliação bancária

No e-Extrato Card, a conciliação bancária é realizada através do confronto das informações presentes nos relatórios das operadoras com os extratos das contas bancárias da empresa.

Com esse processo, é possível:

  • Saber se existem diferenças nos valores recebidos em relação aos valores que a operadora informou no relatório;
  • Confirmar se tudo o que a empresa esperava receber foi de fato creditado na conta.

Se você já faz esses processos na sua empresa, você está no caminho certo.

Integração com mais de 90 operadoras do mercado

De nada adianta usar um conciliador que não aceita metade das operadoras utilizadas na sua empresa, certo? Controlar as vendas de todas as suas adquirentes não deve ser uma dor de cabeça.

Por isso, o e-Extrato Card possui o objetivo de descomplicar a sua conciliação de cartões através da integração e cruzamento de dados com mais de 170 operadoras disponíveis no mercado brasileiro. Além de fazer a conciliação das vendas, você também pode:

  • Acompanhar as taxas que estão sendo cobradas;
  • Identificar inconsistências;
  • E ainda realizar a conciliação bancária.

Integramos com todo tipo de operadora e garantimos eficiência e segurança no controle de todas as suas transações.

Quadro de avisos inteligente na página inicial

Você, como gestor ou diretor financeiro, sabe que, para se manter alinhado ao mercado e obter vantagem competitiva, precisa tomar decisões rapidamente para não perder oportunidades de negócio.

E só é possível tomar decisões rápidas por meio de uma tecnologia financeira que mantenha uma análise constante dos dados. Caso contrário, você terá só mais um sistema que apenas diz que faz, mas, na verdade, não analisa nada.

E não é isso que você quer, certo?

O e-Extrato Card facilita as suas decisões, oferecendo inteligência financeira e informações claras, seguras e úteis.

O sistema identifica qualquer alteração que esteja impactando os lucros por meio de um quadro de avisos inteligente que aponta os dados mais relevantes para a gestão. Neste quadro de avisos, é possível saber:

  • Quais vendas foram realizadas, mas não foram registradas na operadora;
  • O número de taxas cobradas indevidamente;
  • Vendas com característica de duplicidade;
  • Número de chargebacks e cancelamentos;
  • E mais.

Desta forma, elimina-se o velho achismo das organizações, evitando as tomadas de decisões intuitivas e sem embasamento em informações concretas.

Contar com dados seguros obtidos por meio do e-Extrato Card colabora para o crescimento da organização, tornando as projeções mais efetivas e garantindo o sucesso da estratégia financeira.

Auditoria da antecipação de cartão e simulação das melhores parcelas à antecipar

Antecipar diretamente com a operadora parece simples e prático, certo? Mas você sabe realmente quais parcelas está antecipando? Ou se as taxas estão sendo descontadas corretamente?

Sem uma auditoria completa é praticamente impossível antecipar com segurança. Então por que você ainda insiste em sistemas que não fazem essa auditoria de forma completa e automática?

Com o e-Extrato Card você pode calcular e ainda fazer uma simulação da sua antecipação de cartão. É possível conferir quais são as melhores parcelas para fazer o adiantamento dos valores e você evita pagar taxas mais altas nesta operação. 

A simulação de antecipação mostra quais são as melhores taxas de operação, valor e período. Sendo assim, você tem total domínio das suas informações, evita dinheiro parado na sua empresa e faz investimentos com inteligência e segurança financeira.

Auditoria automatizada das maquininhas POS

Imagine a seguinte situação:

Sua empresa possui 10 filiais e cada uma destas possui pelo menos 2 entregadores, cada um deles com uma máquina de cartão POS. Fazendo as contas, são exatamente 20 máquinas POS saindo das suas lojas todos os dias, correndo o risco de:

  • Faltar o sinal da internet móvel e acontecer uma transação duplicada, onde a mesma venda é cobrada duas vezes para o mesmo cliente;
  • Ocorrer a perda das filipetas de cartões e o setor financeiro não ter o comprovante de alguma transação;
  • Algum entregador trocar a maquininha POS da loja por uma falsa, agindo de má fé para fraudar o estabelecimento;
  • Além disso, você ainda teria que ficar atento às taxas cobradas pelo aluguel de cada maquineta, conectividade, venda e outras fraudes que também podem acontecer dentro do estabelecimento.

Leia Mais: 

Whitepaper – De dados bancários a levantamento de fraudes. Como tornar a conciliação financeira um processo prático e produtivo.

Boavista Tecnologia: conheça a plataforma de gestão financeira e a inteligência dos módulos aplicada aos seus desafios. 

Como você controla essa situação com o seu atual conciliador de cartões?

Com o e-Extrato Card não existe complexidade no controle das máquinas POS. Afinal, o processo de conciliação é realizado ainda que a venda tenha sido feita em uma maquininha POS. 

O sistema é capaz de consolidar todos os dados das transações via POS e apresentar de maneira estruturada e amigável. Dessa forma, você precisa apenas dar alguns cliques e fazer a conciliação de cartões em alguns minutos. 

Essa facilidade do e-Extrato Card garante a agilidade de um trabalho que, geralmente, é demorado e burocrático. Principalmente se você tiver um conciliador que não pensa nisso para você.

Sistema de Conciliação de Cartões + Consultoria continuada baseada no Método Boavista de Conciliação

O Método Boavista de Conciliação, ou apenas MBC, é um método criado pela Boavista com o propósito de escalar e direcionar os nossos clientes a alcançarem os melhores resultados financeiros. Esse método envolve todos os processos de conciliação de cartões:

  • Conciliação das vendas;
  • Conciliação dos recebimentos;
  • E conciliação bancária.

Dica: Método Boavista de Conciliação: como garantir o seu sucesso na conciliação de cartões

O ponto alto é que este método foi aplicado em diversos clientes em todo o Brasil, dos mais diversos segmentos e tamanhos, e gerou excelentes resultados. Além disso, essa estratégia é baseada nas melhores práticas de mercado e vem sendo aprimorada ao longo dos nossos 27 anos de história.

Para ficar mais claro a diferença entre o e-Extrato Card e outras ferramentas, confira o quadro a seguir: 

Diferença entre o e-Extrato Card e outras ferramentas

A verdade disso tudo é que o e-Extrato Card é o mais completo do mercado e pode proporcionar a inteligência financeira que a sua empresa precisa. Confira outros artigos que também podem te interessar.

3 sinais de que sua empresa precisa de uma ferramenta de gestão de recebíveis

Conciliação de numerários: saiba como reduzir erros e evitar prejuízos

Como o e-Extrato Card pode auxiliar na gestão de múltiplos meios de pagamento

Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita e online do sistema e-Extrato Card.

CTA: O que faltava para você fazer conciliação financeira do jeito certo

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais