Os perigos da antecipação de recebíveis automática com as adquirentes - Blog da Boavista | Conciliação Financeira Os perigos da antecipação de recebíveis automática com as adquirentes - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Os perigos da antecipação de recebíveis automática com as adquirentes

A antecipação de recebíveis automática parece uma boa solução para quem não tem muito tempo, certo?

Errado!

Ainda que pareça tentador, adotar a antecipação automática é um caminho quase sem volta e que pode causar graves perdas financeiras na sua empresa.

Por isso, confira a seguir o que é a antecipação de recebíveis automática e quais são os principais perigos dela. Veja:
[rock-convert-pdf id=”2463″]

O que é uma antecipação de recebíveis automática?

A antecipação de recebíveis automática, diferente da antecipação eventual, não necessita que você ligue para a adquirente informando quais parcelas deseja antecipar.

Diariamente, ou não, a depender do acordo, você receberá o valor das suas vendas a crédito realizadas até o dia anterior, de forma automática.

Em outras palavras, tudo o que você vender em cartão de crédito será antecipado e cairá na sua conta bancária antes da data planejada de recebimento sem que você precise fazer nada.

É claro que essa operação exigirá que você pague, constantemente, taxas administrativas de venda e antecipação.

Parece tentador, não acha?

No entanto esse tipo de antecipação possui alguns perigos que podem acabar com a saúde financeira da empresa.

Portanto, não ignore a antecipação automática. Continue lendo e conheça os principais riscos dessa operação.

Por que a sua empresa ignora a antecipação de recebíveis automática?

Não são apenas as empresas. Profissionais do setor financeiro simplesmente ignoram a antecipação de recebíveis automática.

Sim, nós sabemos: muitas vezes não é intencional, afinal muitas empresas sequer sabem que as suas parcelas estão sendo constantemente antecipadas.

Em outros casos, elas não têm escolha. Muitas empresas assinam contratos aceitando essa antecipação automática sem saber.

Ou pior, acreditam que é uma boa opção quando, na verdade, pode lhe causar graves prejuízos.

E isso é compreensível. Afinal, na correria do dia a dia, é fácil perder o controle de alguns processos ou simplesmente não enxergá-los à “olho nu”.

Entendendo os riscos de fazer uma antecipação de recebíveis automática

Indo direto ao ponto, fazer antecipação automática e de forma constante poderá causar grandes perdas financeiras na sua empresa.

Afinal, você está causando repetitivos impactos no seu fluxo de caixa, sem identificar a necessidade de capital de giro e avaliar o prazo médio das parcelas antes de antecipar.

Possivelmente, estes custos financeiros não estão incorporados ao seu preço de venda. Ou seja, todo este custo alto é pago somente pela empresa.

Se você ainda não entendeu completamente o perigo da antecipação automática, confira a seguir os principais riscos dessa operação:

Risco 1: comprometer o fluxo de caixa futuro

Um dos riscos da antecipação de recebíveis automática é a escassez dos recursos futuros, comprometendo a liquidez imediata de sua empresa.

Afinal, você está adiantando o recebimento de um valor que estava programado para cair na sua conta bancária somente no futuro.

Logo, se você faz essa operação constantemente, o seu fluxo de caixa futuro ficará desfalcado, exigindo que você faça novas antecipações.

Em outras palavras, essa necessidade vira uma bola de neve e, a cada dia, fica mais difícil não necessitar da antecipação.

Risco 2: dependência dos recursos

Por mais que a antecipação de recebíveis seja vantajosa, depender dessa prática provoca um crescimento limitado e dificuldade na organização financeira.

Como já falamos no tópico anterior, quanto mais você antecipa, mais dependente o seu caixa fica, não conseguindo sobreviver sem antecipar as parcelas das vendas.

Risco 3: antecipar sem saber quais os prazos das parcelas

Se você faz antecipação de recebíveis automática e não possui o hábito de controlar as informações desse processo, então também está sujeito a erros.

Quando você antecipa os recebíveis junto a instituição financeira sem conhecer como funciona o processo, sem saber quais parcelas estão sendo adiantadas, sem conhecer a taxa nominal, a taxa efetiva e, muito menos, o prazo médio dessas parcelas, você está antecipando às cegas e sem domínio das informações, o que pode fazer você perder mais dinheiro do que imagina.

Logo, é muito importante saber:

  • quais parcelas estão sendo antecipadas;
  • qual o prazo médio dessas parcelas;
  • qual a taxa nominal e a taxa efetiva cobrada na operação;
  • se o valor foi creditado em conta corretamente;
  • e se a taxa cobrada está de acordo com o que foi negociado com a operadora.

Risco 4: perdas financeiras

Esse risco é relativamente implícito, considerando tudo que citamos aqui.

É importante destacar que este é um risco inevitável se você deixa a antecipação de recebíveis no automático e não se preocupa em fazer esse controle corretamente.

Acredite: você pode estar perdendo muito dinheiro neste exato momento.

Para isso não acontecer, você pode contar com uma tecnologia que analisa o cenário das suas vendas e simula a melhor antecipação das melhores parcelas, como o e-Extrato Card.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela Boavista Tecnologia e traz, em seu sistema, um simulador de antecipação de recebíveis capaz de informar quais são as melhores parcelas e melhores taxas para você antecipar, sem grandes perdas financeiras.

Quer saber mais sobre isso? Então, leia o artigo Como utilizar o e-Extrato Card para auditar, monitorar e simular a antecipação de recebíveis? Boa leitura!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais