Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: quando fazer? Antecipação de recebíveis de cartão de crédito: quando fazer?

Quando fazer antecipação de recebíveis de cartão de crédito?

Quando a empresa está passando por problemas em seu caixa e precisa de dinheiro rápido, uma ótima alternativa é solicitar a antecipação de recebíveis de cartão de crédito.

Essa antecipação se trata de uma operação de crédito onde a empresa transmite os títulos de vendas a prazo feitas via cartão de crédito para uma instituição financeira e recebe esse valor.

A vantagem é que nesse processo é cobrada uma taxa, que geralmente é mais baixa do que em outras operações.

Além de ser uma maneira menos burocrática de inserir dinheiro no caixa.

Confira a seguir quando fazer uma antecipação de cartão de crédito:


Quando optar pela antecipação de cartão de crédito?

Diversos motivos podem levar a empresa a necessitar de dinheiro antes das previsões, porém, independentemente da situação, a saúde financeira e o bom andamento das operações devem sempre ser consideradas:

Pagamento de dívidas

Manter as contas em dia deve ser prioridade em todo negócio.

No entanto, isso não quer dizer que a organização deva gastar todo o valor que tem a receber para não ficar inadimplente e arriscar o bom andamento das atividades ou ficar devendo em seguida.

Dependendo do caso, principalmente em dívidas altas, se não for possível negociar e obter prazos maiores para pagamento em pequenas parcelas, mesmo pagando um pouco mais de juros.

Uma boa ideia é manter o capital que se encontra disponível no momento, antecipar os recebíveis em cartões que estão previstos em curto prazo, quitar as contas em aberto e ainda conseguir pagar as que virão.

Aplicação de investimentos

Realizar ações necessárias para o desenvolvimento do negócio, como contratações e aquisições de equipamentos, por exemplo, podem exigir muitos recursos.

Às vezes até mais do que a instituição tem para investir.

Por esse motivo, antes de qualquer decisão, os números devem ser analisados.

Aqui, optar pela antecipação de cartão de crédito pode ser considerada a melhor escolha, principalmente pelas taxas reduzidas.

Além disso, também é preciso que o empreendedor se certifique de que o investimento será garantido, afinal, um planejamento eficiente deve ser fundado em fatos e números concretos.

Inserção de capital de giro

Sem capital de giro é difícil manter uma empresa ativa.

Então, na hora em que falta, alguma atitude precisa ser tomada com rapidez, de preferência a mais barata.

Geralmente o que traz menos prejuízo para o negócio é a antecipação de cartão de crédito. Além de gerar menos custos do que um empréstimo, tem-se a segurança da vinculação de direitos já existentes.

Adiantar as vendas em cartão é uma estratégia que pode colaborar para as empresas que procuram caminhos alternativos para se desenvolver com segurança.

Porém, é preciso controle de fluxo de caixa ao optar por essa modalidade, tendo em vista que se o devedor não quitar o título, quem assume a responsabilidade pelo pagamento é sua empresa.

E não a instituição financeira que realizou o adiantamento.

A antecipação de cartão de crédito é uma prática recomendada quando a organização necessita de dinheiro fácil e rápido. Porém, é preciso tomar certas precauções para evitar prejuízos futuramente.

Este texto foi útil para você? Então, continue sua visita em nosso blog e leia também 10 perguntas e respostas sobre Antecipação de Recebíveis.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais