Antecipação de recebíveis ou reserva emergencial? Conheça a melhor solução para o seu negócio - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Antecipação de recebíveis ou reserva emergencial? Conheça a melhor solução para o seu negócio

A maioria dos empresários confirmam que as coisas nem sempre saem conforme o planejado. Tudo está indo bem, mas um imprevisto pode acontecer. No entanto, existem soluções específicas para problemas relacionados aos negócios, como é o caso da reserva emergencial e da antecipação de recebíveis.

Contudo, é preciso entender em qual momento cada uma pode ser aplicada, já que essa ação pode ser o diferencial para solucionar um momento difícil.

Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo o que são cada uma dessas soluções, quais as características relacionadas a antecipação de recebíveis e a reserva emergencial, como elas funcionam e quando escolher o momento e a solução ideal para sua situação. Continue aqui para tirar suas dúvidas!

O que é uma antecipação de recebíveis?

Como o próprio nome indica, a antecipação de recebíveis é uma ação realizada por empresas para receber antecipadamente os valores referentes às parcelas que só teriam acesso na conta bancária tempos depois. No geral, são valores relacionados a compras realizadas pelos clientes que são feitas por cartão de crédito, boleto ou cheque.

Sabe aquelas vendas que sua empresa faz em 10 vezes no cartão? O padrão é que ela receba o valor também parcelado, mês a mês, da forma que o cliente realiza o pagamento. Com a antecipação, é possível solicitar à operadora do serviço que adiante a transferência de todas as parcelas, recebendo o que seria o valor integral descontando a taxa de juros – que neste caso são maiores do que as taxas normais.

Em outras palavras, você pode receber o dinheiro que lhe é devido no futuro, no presente. A instituição financeira que oferece este serviço, cobrará o pagamento de uma parte para ignorar a data prevista e fazer o depósito imediatamente.

Como gerenciar as antecipações de recebíveis?

Este é um serviço muito útil em mercados onde as vendas parceladas são comuns, como no Brasil. Nesse caso, é fundamental contar com soluções de gerenciamento de recebíveis que façam o registro das informações de antecipação.

Afinal, se você apenas realizar a operação de antecipação sem registrar esse dado, provavelmente seu balanço financeiro estará errado:

  • No processo normal, os sistemas estão prevendo o recebimento dos valores para uma data adiante, não para agora;
  • Também há a previsão da taxa de juros padrão para compras parceladas, mas com a antecipação essa taxa aumenta.

É por isso que a conciliação financeira facilita muito esse processo, registrando os valores que entram e saem das contas bancárias da empresa e garantindo que os movimentos estão corretos, mesmo saindo da previsão inicial.

O que é uma reserva emergencial?

As reservas consideradas emergenciais são o que chamamos de fundo de emergência do seu negócio. É o dinheiro que você intencionalmente reservou e é imediatamente acessível a qualquer momento, principalmente quando as coisas ficam apertadas.

Embora o termo “reserva emergencial” possa fazer você imaginar que existem valores em uma conta poupança ou até mesmo uma quantia reservada em algum cofre, sua conta de reserva emergencial não precisa ser apenas dinheiro.

Investimentos líquidos de curto prazo, como fundos de investimento, bolsa de valores ou ativos líquidos que podem ser facilmente e rapidamente convertidos em dinheiro, também podem ser contados em suas reservas de emergência.

Quanto devo manter de reserva de emergência?

Essa é uma dúvida bem comum e importante de esclarecer, já que a maioria das pessoas normalmente lida com reservas pessoais e não dentro da administração financeira de uma empresa.

Acontece que não existe um valor definitivo, é preciso considerar alguns fatores como o mercado de atuação da empresa e o fluxo de caixa durante todo o ano. Isso vai interferir no montante necessário para durar determinado período de tempo:

  • Se você é uma empresa baseada em serviços de atendimento, como uma clínica especializada em saúde ocupacional que realiza exames admissionais e demissionais, com fluxo de caixa muito estável, geralmente uma reserva igual a um mês de despesas gerais é suficiente;
  • Se, por outro lado, você é uma construtora que obtém a maior parte de sua receita em grandes projetos que levam bastante tempo para serem entregues, é necessário construir reservas de seis a doze meses.

Entenda a importância de um bom planejamento financeiro para seu negócio

Basta olhar para os principais impactos que a pandemia do COVID-19 teve nas pequenas empresas para entender como um bom planejamento orçamentário e financeiro é essencial para passar por momentos difíceis.

Por mais que você goste de pensar que seu negócio e fluxo de caixa são estáveis ​​e previsíveis, muitas surpresas podem surgir:

  • Uma peça crucial do equipamento que utiliza tenha quebrado e precise ser reparada e substituída;
  • Um cliente importante esteja atrasado no pagamento de uma fatura de maior valor;
  • O mercado está mais lento do que o normal e seu fluxo de caixa sofre como resultado disso.

Para que nada disso chegue como um furacão para a sua operação, é importante prever esses diferentes cenários dentro do seu planejamento financeiro. Nesse caso, você pode criar planos de emergência para cada situação.

É neste momento que geralmente entram em cena a antecipação de recebíveis ou reserva emergencial, em alguns casos até mesmo ambos. Elas são o bote salva-vidas que você pode subir quando despesas inesperadas ameaçam afundar seus negócios.

Saiba quando usar a melhor solução para o seu negócio

Em resumo cada solução pode ser usada dentro de um desses cenários:

  • Se for um cenário passageiro – que é o mais comum – com grandes chances de reverter em breve, a antecipação de recebíveis já deve resolver sua situação sem prejudicar seu fluxo de caixa;
  • Se for um cenário de longo prazo, sem uma perspectiva clara de quando pode melhorar, usar a reserva emergencial é o melhor caminho.

Mas ainda há detalhes importantes que precisamos saber sobre cada uma delas.

Opção de usar a reserva emergencial

As reservas de caixa são importantes porque podem ajudá-lo a proteger seus negócios, mantendo ainda o fluxo de caixa caso surjam despesas inesperadas ou queda de receita. 

Um fundo de emergência também pode ajudar a cobrir as despesas sem precisar obter um empréstimo, por exemplo.

Embora a pandemia fosse impossível de planejar, e muitas organizações não preparam esse tipo de situação de paralisação geral, vale a pena notar que a maioria ainda não mantém dinheiro suficiente em seus fundos de reserva, mesmo quando as coisas estão “normais”.

Opção de fazer a antecipação de recebíveis

Poucos empresários podem manter dinheiro líquido suficiente para mantê-los durante meses. Nesse caso, a melhor solução é contar com a antecipação de recebíveis.

Claro que, em qualquer cenário, realizar esse tipo de operação traz vantagens e desvantagens para o seu negócio.

  • Entre as vantagens, está a cobrança de juros menores do que outras transações de obtenção de crédito, como a realização de empréstimos bancários;
  • Já como desvantagem, podemos citar a quebra no fluxo de caixa, pois você já terá em mãos agora o que só teria no futuro.

Como já dissemos, há empresas especializadas em realizar a antecipação de recebíveis de cartão de crédito. Portanto, vale a pena consultá-las para construir simulações de antecipação de recebíveis e não ter sustos adiante.

Uma opção é a ferramenta e-Extrato Card, da Boavista Tecnologia. Com ela, você pode fazer simulações de antecipação de recebíveis de cartão de crédito por meio da contabilização das parcelas, tudo de forma automatizada.

Nessa solução, você confere os melhores cenários com base em dados reais da sua empresa para adiantar esses valores, com indicações de prazos, taxas e montante arrecadado. Dessa forma, consegue tomar uma decisão mais consistente e benéfica para o seu negócio. Então que tal saber como a Boavista pode ajudar na gestão de recebíveis da sua empresa? É só entrar em contato com o nosso time!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.