Gestão de recebíveis: dicas práticas para otimizar o fluxo de caixa

Gestão do fluxo de caixa: como a antecipação de recebíveis auxilia nesse processo?

Você, empreendedor, conhece a antecipação de recebíveis? Sabe como esse processo pode auxiliar na gestão do fluxo de caixa? Continue a leitura e entenda.

A a antecipação de recebíveis é uma forma de adquirir crédito financeiro para o seu negócio, além de manter em dia o fluxo de caixa da sua empresa.

Atualmente, inúmeras entidades financeiras disponibilizam essa operação, podendo auxiliar a sua empresa a manter as contas em dia e impulsionar o sucesso do seu negócio!

Ficou interessado nessa forma de crédito? Quer saber mais a respeito de suas características? Então, este artigo foi produzido para você. Confira!

O que é o Fluxo de Caixa?

Trata-se de uma forma de controle com a responsabilidade de auxiliar a gestão financeira do negócio. Através dela, é possível acompanhar as movimentações financeiras de sua empresa, com base na entrada e saída de capital.

O fluxo de caixa é uma importante medida para tomada de decisões, isso porque ao se obter controle sobre o capital, pode-se aumentar a rentabilidade de sua empresa e eliminar gastos indesejáveis.

É imprescindível para as empresas que trabalham com antecipação de cartão de crédito obter um maior controle sobre o fluxo de caixa. Periodicamente as solicitações da antecipação de recebíveis são necessárias para cobrir os saldos devedores, também é interessante que os registros estejam interligados a um software contábil.

Quais as vantagens da Antecipação de Cartão?

A antecipação de recebíveis tornou-se uma operação indispensável para a gestão financeira dos negócios.

Desse modo, as empresas podem agilizar o capital parcelado, pagando taxas mais atraentes se comparado a outra linha de crédito. Observe algumas dessas vantagens:

  • aumento do capital no fluxo de caixa;
  • equilíbrio entre receitas e gastos;
  • obtenção de taxas menores;
  • redução da inadimplência.

Quais os riscos comuns para uma Antecipação de Cartão?

Por questões emergenciais, muitas empresas acabam realizando empréstimos ou antecipações de recebíveis para aperfeiçoar o seu fluxo de caixa, contudo, devemos ficar atentos aos riscos.

Não é interessante fazer de forma constante a antecipação de recebíveis, pois isto gera uma dependência desse tipo de receita. Assim, sua empresa terá seu crescimento limitado, dificultando todo o planejamento financeiro do seu negócio.

Outro risco associado à antecipação de recebíveis é a escassez dos recursos futuros, comprometendo a liquidez imediata de sua empresa.

Mantenha-se atento às taxas cobradas pelas instituições financeiras. Quando uma taxa de antecipação equivaler às de um empréstimo é aconselhável analisar a decisão ao fechar o negócio, pois, poderá gerar prejuízo à sua empresa.

Aproveite para ler também: 10 perguntas e respostas sobre Antecipação de Recebíveis

Como gerir a estrutura do Fluxo de Caixa?

Manter o fluxo de caixa saudável é a melhor maneira para administrar o seu negócio. A chave do sucesso de qualquer empresa está associada ao gerenciamento dos fluxos de entrada e saída de capital.

Dessa forma, é interessante que o seu fluxo de caixa seja estruturado em categorias como: contas a pagar, contas a receber e custo. Assim sua empresa, manterá os dados sempre atualizados gerando maior controle sobre as categorias citadas acima.

Outro método importante é seguir o planejamento orçamentário, pois é a fonte de todas as definições do fluxo de caixa. Assim, ao gerir os fundos de capital, sua empresa não gastará nada além do que foi previsto, mantendo a viabilidade de seus pagamentos sem a necessidade de utilizar a antecipação de recebíveis.

Agora que você conhece mais a respeito do fluxo de caixa e da antecipação de cartão, alcançar o sucesso do seu negócio ficou muito mais fácil. Porém, lembre-se dos riscos ao utilizar esse método de crédito.

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal aprender mais sobre fluxo de caixa? Confira: Fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber para ter sucesso e potencializar seu negócio

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais