Conciliação de vendas em cartões: entenda como pode ajudar você Conciliação de vendas em cartões: entenda como pode ajudar você

Como a conciliação de vendas em cartões pode ajudar os gestores?

Continue lendo e confira como a conciliação de vendas em cartões pode ajudar os gestores a otimizar os processos da empresa e levar resultados claros e precisos para o negócio.

O cartão de crédito é hoje o meio de pagamento de despesas líder nas compras dos brasileiros. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 70% dos consumidores o utilizam em suas compras.

Seu uso movimentou mais de R$ 500 bilhões, apenas na primeira metade deste ano. Mas, o empreendedor pode perder com isso, caso não faça o controle de seus recebimentos por meio da conciliação de vendas em cartões.

Um sistema de conciliação de vendas em cartões garante o controle financeiro da empresa para seus gestores. Assim, eles podem planejar o futuro e tomar decisões com mais clareza.

Quer saber como? Confira:

Controle dos recebimentos em cartões

Alguns dos estabelecimentos comerciais declaram não ter controle sobre as vendas realizadas com cartões eletrônicos. Quando sua empresa não confere os extratos das vendas realizadas por esse meio de pagamento, inúmeros problemas podem acontecer, sem que você perceba.

Isso ocorre porque o processamento das vendas está sujeito a erros. Além disso, o processo de conciliação manual é ineficiente e proporciona alto custo operacional. É justamente na falta de controle e de conferências, que sua empresa pode estar perdendo dinheiro. Um sistema de conciliação de vendas em cartões pode ajudar sinalizando possíveis problemas e/ou divergências em todo o ciclo de vendas: da venda na loja ao recebimento dos valores na conta bancária.

Confirmação dos recebimentos de cartões

Será que a operadora confirmou 100% dos produtos ou serviços vendidos? E será que todas as parcelas das vendas estão previstas para serem liquidadas e com os valores corretos? Será que as parcelas previstas para liquidação estão sendo depositadas no prazo?

Um sistema de conciliação de vendas em cartões ajuda o gestor e sua empresa a confirmar se a venda realizada de fato foi depositada em sua conta bancária. Além disso, você pode gerenciar seus recebimentos em vendas parceladas. Na prática, o sistema gera um arquivo com informações das baixas das parcelas que pode ser integrado ao seu ERP.

A conciliação de vendas em cartões ajuda no controle do fluxo de caixa

O controle do gestor sobre o fluxo de caixa da empresa influencia diretamente na sua tomada de decisões. Ele indica o saldo que a companhia possui em um determinado período de tempo. Portanto é um instrumento que ajuda o gestor na análise do funcionamento dos negócios.

Um sistema de conciliação de cartões eletrônicos dá ao gestor, automaticamente, informações projetadas das entras e saídas do caixa da empresa. Assim, esse profissional tem o domínio dos recebíveis e maior propriedade para a tomada de decisões.

Garante mais transparência na aplicação de taxas e tarifas

Como existem várias bandeiras de cartões de crédito e cada uma delas possui taxas de cartão distintas, muitas vezes é difícil para o gestor acompanhar todos esses valores. O sistema de conciliação adequado ajuda o gestor nesse acompanhamento, verificando os valores das taxas de acordo com a bandeira. Além de auditar essas tarifas e também os floats.

Desta forma, é possível escolher entre as bandeiras com menores taxas para o empreendedor e, então oferecê-las como meio de pagamento aos seus clientes.

Consolidação e conciliação automática de todas as vendas da empresa

Consolidar e conciliar cada uma das vendas, verificando e validando são processos operacionais que geram custos para a empresa. O sistema certo concilia o extrato bancário e confronta os lançamentos na conta da sua empresa com os anunciados pelas operadoras automaticamente.

Além do mais, o gestor tem o acompanhamento de contestações, gerenciamento dos chargebacks, cancelamentos e vendas duplicadas, também de forma automática. Com todas essas funcionalidades, o sistema de conciliação de vendas em cartões ajuda sua empresa a reduzir os custos e evitar prejuízos financeiros.

Quer otimizar a gestão financeira do seu negócio? Então, leia também: Conciliação de cartão: Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais