Carteiras digitais: o guia completo para o seu supermercado - Blog da Boavista | Conciliação Financeira Carteiras digitais: o guia completo para o seu supermercado - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Carteiras digitais: o guia completo para o seu supermercado

O seu supermercado aceita pagamentos através de carteiras digitais? Então, esse texto é para você. Continue a leitura e veja como prevenir perdas financeiras.

Também chamadas de e-wallets, essa forma de pagamento já estava fazendo sucesso no Brasil antes de 2020, mas com a pandemia da COVID19 e as medidas de isolamento que ela impôs às pessoas, este meio de pagamento tornou-se bastante popular.

Milhões de brasileiros já aderiram a este serviço. Contudo, ainda existem muitas dúvidas e incertezas sobre o como este método de pagamento funciona, além do processo de conciliação, um grande aliado na prevenção de perdas.

O que são carteiras digitais?

Carteiras digitais são meios de pagamento eletrônicos que podem ser administrados por diferentes dispositivos. O principal deles é o celular. É possível utilizá-las de onde estiver, basta apenas ter uma conexão com a internet.

Com elas, também podemos pagar diversos tipos de contas (boletos bancários convencionais, contas de água, luz, telefone e internet, guias de pagamento do governo etc.), além de transferir dinheiro para outras contas, fazer pagamentos online e em diferentes estabelecimentos.

Da mesma forma, varejistas e empresários de diversos segmentos, como os supermercados, podem aceitá-las de maneira fácil, além de transacionar dinheiro rapidamente a baixos custos.

Crescimento das carteiras digitais no Brasil

A sétima edição do relatório The Global Payments Report 2022 aponta que o uso de carteiras digitais deve aumentar em até 30%. E seguindo esta tendência, o mercado financeiro brasileiro já oferece cerca de 600 opções de carteiras digitais aos clientes, segundo o Banco Central.

Ou seja, para se manter competitivo no mercado, é preciso aceitar este meio de pagamento.

As maiores carteiras digitais do Brasil

As carteiras digitais têm muitas vantagens quando comparadas aos aplicativos de conta digital ou bancos tradicionais. Atualmente, as maiores carteiras digitais do Brasil são:

  • Iti Itaú
  • AME Digital
  • Paypal
  • Mercado Pago
  • Pagseguro
  • PicPay

Fatores que impulsionaram o crescimento das carteiras digitais no Brasil

A pandemia impulsionou significativamente as vendas online e o delivery, fazendo cair o uso de dinheiro em espécie, levando mais usuários passaram a aderirem às carteiras digitais.

Além disso, o lançamento do PIX no final de 2020 tornou o uso de carteiras digitais ainda mais rentável para clientes e lojistas. Com ele, pessoas físicas fazem transferências e pagamentos de dinheiro sem precisar ir a caixas eletrônicos.

Como faço para aceitar carteiras digitais no meu supermercado?

Para as empresas que utilizam maquininha de cartão de crédito, é provável que a operadora também possua uma carteira digital à disposição. Basta criar a sua conta para começar a aceitar pagamentos através de e-wallets.

Após adesão, lojista pode receber pagamentos via PIX (chave pix ou QR code), transferência direta (caso o cliente use a mesma carteira digital do estabelecimento), crédito ou débito (quando associada a uma maquininha de cartão).

As vantagens de aceitar carteiras digitais no seu supermercado

Uma das principais vantagem é a agilidade. Além disso, com menos papel moeda no caixa, sua empresa corre menos riscos relacionados a roubos e furtos.

Mas, principalmente, receber com carteira digital é um diferencial para as empresas. Disponibilizar esse serviço para os clientes pode ser um atrativo de venda para os consumidores que preferem fazer pagamentos digitais.

Quais os benefícios para os meus clientes?

O principal benefício é a praticidade, pagar pelo celular facilita a vida dos clientes. Embora o e-commerce não seja uma coisa nova, algumas modalidades de pagamento ainda não podiam ser aplicadas ao varejo presencial ou ao delivery.

Com as carteiras digitais o cliente tem a experiência do digital nas suas compras presenciais, com mais agilidade e segurança, além das vantagens que cada carteira oferece.

Cashback e as vantagens para o seu cliente final

Cashback é um benefício, onde parte do dinheiro volta para o seu cliente. Sempre que um consumidor faz uma compra, uma porcentagem do que ele gastou volta para sua carteira digital e fica disponível para próximas compras. Este é um bom atrativo para fidelizá-los.

Por exemplo, a carteira Ame Digital dá acesso ao cashback para os seus clientes, além de outros programas de vantagens.

Como conciliar as vendas realizadas via carteiras digitais?

Sabemos que conciliar as transações realizadas por esse meio de pagamentos também possibilita uma visão diária do seu fluxo de caixa. Assim, é possível determinar estratégias para manter o financeiro saudável.

As carteiras digitais também envolvem taxas e contratos com as empresas. Por isso, é importante ter controle dessas informações, além da transações efetuadas por este meio. Contudo, também podem ser conciliadas juntamente com os outros meios de pagamento que você utiliza atualmente.

O e-Extrato Card, uma solução da Boavista Tecnologia, é uma plataforma de conciliação que possui mais de 170 operadoras integradas e trabalha com as maiores carteiras digitais do país: Iti Itaú, AME Digital, Paypal, Mercado Pago, Pagseguro e PicPay.

Conheça como podemos cuidar do seu financeiro e evoluir o seu negócio. Saiba mais sobre o e-Extrato Card!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais