10 Perguntas e respostas sobre carteiras digitais

Tudo que você precisa saber sobre conciliação de carteiras digitais

As carteiras digitais ou e-wallets, já estavam fazendo sucesso no Brasil antes de 2020, mas com a pandemia da COVID19 e as medidas de isolamento que ela impôs às pessoas, as carteiras digitais deram um salto de popularidade.

Milhões de brasileiros já aderiram a este serviço e o Banco Central estima que cerca de 35% da população brasileira utiliza alguma carteira digital.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas e incertezas sobre o funcionamento e como funciona a conciliação desse meio de pagamento. Confira!

O que são carteiras digitais?

Carteiras digitais são meios de pagamento eletrônicos que você administra por diferentes dispositivos. O principal deles é o celular. Você pode utilizá-lo de onde estiver, bastando uma conexão de internet.

Com elas, você pode pagar diversos tipos de contas (boletos bancários convencionais; contas de água, luz, telefone e internet; guias de pagamento do governo etc.), além de transferir dinheiro para outras contas e fazer pagamentos na internet e em diferentes estabelecimentos.

Da mesma forma, lojistas e empresários podem aceitá-las para receber pagamentos de clientes com facilidade e segurança, além de transacionar seu dinheiro rapidamente a baixos custos.

Crescimento das carteiras digitais no Brasil

As previsões da sétima edição do relatório The Global Payments Report 2022, o uso de carteiras digitais deve aumentar em até 30%. E seguindo esta tendência o mercado financeiro brasileiro já oferece mais de 600 opções de carteira digital aos clientes, segundo o Banco Central.

As maiores carteiras digitais do Brasil

As carteiras digitais têm muitas vantagens ao comparado com os aplicativos de conta digital ou banco tradicionais, e as maiores carteiras digitais do Brasil no momento são:

  • Iti Itaú
  • AME Digital
  • Paypal
  • Mercado Pago
  • Pagseguro
  • PicPay

Fatores que impulsionaram o crescimento das carteiras digitais no Brasil

A pandemia impulsionou significativamente as vendas online e o delivery, fazendo cair o uso de dinheiro em espécie, levando mais usuários passaram a aderirem às carteiras digitais.

Além disso, o lançamento do PIX no final de 2020 tornou o uso de carteiras digitais ainda mais rentável para clientes e lojistas. Com ele, pessoas físicas fazem transferências e pagamentos de dinheiro sem precisar ir a caixas eletrônicos.

Como faço para aderir a esse novo meio de pagamento?

O procedimento pode variar de acordo com cada carteira digital, mas via de regra, o processo é bastante simples. Basta que você crie uma conta na carteira digital, através do site ou no próprio aplicativo da carteira digital.

Para as empresas que utilizam maquininha de cartão de crédito, provavelmente a operadora também tem uma carteira digital à disposição. Basta criar a sua conta no aplicativo da operadora para também começar a aceitar pagamentos de outras carteiras digitais.

Na prática, como funciona?

É tudo muito simples. Para o cliente, basta que ele insira dinheiro no aplicativo ou receba dinheiro de outras pessoas por meio do PIX. Algumas carteiras digitais liberam pagamentos via cartão de crédito e empréstimos pré-aprovados.

O cliente então pode pagar usando o celular nas modalidades de transferência, aproximação, PIX ou QR Code.

Para o lojista, por sua vez, a carteira digital pode receber pagamentos via PIX (chave pix ou QR code), transferência direta (caso o cliente use a mesma carteira digital que você), crédito ou débito (quando associada a uma maquininha de cartão).

As vantagens de aceitar carteiras digitais no seu negócio

Uma das principais vantagem é a agilidade. Os lojistas que recebem por cartão podem ter dificuldades em receber seu dinheiro imediatamente. Na carteira digital, a compensação da operação é instantânea. Além disso, com menos papel moeda no caixa, sua empresa corre menos riscos relacionados a roubos e furtos.

Com a carteira digital, a sua empresa também pode fazer menos operações que exigem o intermédio de um banco (como transferências e saques, por exemplo), reduzindo consideravelmente os custos relacionados a serviços financeiros. Vale lembrar que estes serviços também podem demorar.

Mas, principalmente, receber com carteira digital é um diferencial para as empresas. Ter uma carteira digital pode ser um atrativo de venda para clientes que hoje preferem fazer pagamentos digitais do que usar boletos ou cartões.

Quais os benefícios para os meus clientes?

O principal benefício é a praticidade, pagar pelo celular facilitou a vida dos clientes. Embora o e-commerce não seja uma coisa nova, algumas modalidades de pagamento ainda não podiam ser aplicadas ao varejo presencial ou ao delivery.

Com as carteiras digitais o cliente tem a experiência do digital nas suas compras presenciais, com mais agilidade e segurança, além das vantagens que cada carteira oferece.

Cashback e as vantagens para o seu cliente final

Cashback é uma parte do dinheiro de volta para o seu cliente. Sempre que um cliente faz uma compra, uma porcentagem do que ele gastou volta para sua carteira digital e fica disponível para próximas compras. Este é um bom atrativo para que clientes retornem ao seu estabelecimento.

Por exemplo, a carteira Ame Digital dá acesso ao cashback para os seus clientes, além de outros programas de vantagens.

Como conciliar as vendas realizadas via carteiras digitais?

Sabemos que conciliar as transações realizadas por esse meio de pagamentos também possibilita uma visão diária do seu fluxo de caixa. Assim, é possível determinar estratégias para manter o financeiro saudável.

É importante ter controle das taxas desse serviço e das transações efetuadas por este meio, e as carteiras digitais também podem ser conciliadas juntamente com os outros meios de pagamento que você utiliza atualmente.

O módulo e-Extrato Card, uma solução da Boavista Tecnologia, é a única plataforma de conciliação que possui mais de 170 operadoras integradas e trabalha com as maiores carteiras digitais do país: Iti Itaú, AME Digital, Paypal, Mercado Pago, Pagseguro e PicPay.

Conheça como podemos cuidar do seu financeiro e evoluir o seu negócio. Saiba mais sobre o e-Extrato Card!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.