Você faz conciliação de cobrança no seu negócio?

Você faz conciliação de cobrança no seu negócio?

Empresas que têm um número considerável de clientes ou parceiros que precisam pagar alguma quantia periodicamente podem enfrentar sérios problemas se essas cobranças não forem feitas da melhor forma possível.

Esse cenário é problemático para qualquer companhia, afinal, se o dinheiro não entra na empresa, não há rentabilidade, logo não há sustentabilidade. A melhor forma de se precaver dessa tormenta é realizar a conciliação de cobrança.

Fazendo isso, você identifica os furos na gestão dos recebimentos, podendo tomar decisões mais ágeis e assertivas. Então, continue lendo o post e entenda por que esse processo é tão importante e como ele pode ser feito da melhor forma.

O que é a conciliação de cobrança?

A conciliação de cobrança é uma das etapas que integram a conciliação financeira. Trata-se do gerenciamento da carteira de cobranças do negócio. Na prática, significa acompanhar todas as movimentações referentes a títulos e liquidações, verificando se os valores creditados nas contas da empresa foram, de fato, os esperados.

Ainda dentro da conciliação de cobrança está a auditoria das taxas bancárias cobradas por esse tipo de serviço. O processo em si é simples, mas trabalhoso. Compara-se os extratos bancários e o sistema de gestão da empresa, para garantir que os valores batem – o que pode ser bem demorado se feito manualmente.

Por que a conciliação de cobrança é importante para o negócio?

Em 2020, o índice de inadimplência no Brasil chegou ao maior patamar em 10 anos, mas, com o passar dos meses, foi diminuindo graças aos pacotes de socorro tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Em julho, por exemplo, o menor índice, segundo o Serasa, havia 5,8 milhões de empresas com contas a pagar vencidas.

Nesse cenário, empresas acabaram sendo impactadas. Muitas deixaram de receber seus dividendos justamente porque as parceiras não conseguiram cumprir seus compromissos.

Mesmo quem continuou com clientes e parceiros mantendo suas contas em dia precisa acompanhar essas entradas para saber se realmente elas estão sendo creditadas.

Ao fazer a conciliação, você garante que a sua empresa receba tudo a que tem direito. Como o faturamento e o lucro são dois dos principais objetivos do negócio, garantir o recebimento é uma meta importantíssima.

Além disso, a conciliação de cobrança não verifica apenas o valor do pagamento em si, mas de todas as taxas envolvidas no processo. Se a empresa não sabe exatamente quais são, nunca vai perceber quando houve cobrança de taxas indevidas.

Além disso, existem vantagens estratégicas na conciliação de cobrança. Saber o volume de dinheiro que está entrando é crucial para organizar o fluxo de caixa, o que permite ter uma visão mais completa do estado financeiro da empresa.

Por conta disso, a conciliação de cobrança acaba afetando até mesmo o processo de tomada de decisão. Não ter esse cuidado significa que erros podem ser desastrosos. Decisões podem ser tomadas com a expectativa de que a empresa receberá determinado valor em um momento específico, quando isso pode não acontecer.

Como acertar na conciliação de cobrança?

É por isso que, para acertar nesse processo, é importante utilizar uma plataforma de conciliação de cobrança. Afinal, conciliar recebimentos não é uma tarefa fácil. É preciso acompanhar todas as movimentações, gerar segundas vias de boletos quando necessário, atualizar valores e muito mais.

Somando esse problema com as dificuldades em entender as taxas, sua empresa pode estar perdendo muito dinheiro no longo prazo.

Uma ferramenta de conciliação de cobrança ajuda a fazer esse processo de maneira bem clara, já que todas as informações bancárias são centralizadas em uma única plataforma, facilitando bastante o trabalho do profissional.

Além disso, a conciliação dos títulos pagos com os valores creditados e as tarifas aplicadas na transação é automatizada. Isso também é uma forma de diminuir o trabalho e ainda evitar erros. Ou seja, é um processo menos trabalhoso e mais eficaz.

A conciliação de cobrança, assim como a conciliação de pagamentos e toda a jornada de conciliação, é essencial para garantir que o seu negócio esteja com uma boa saúde financeira e que tenha todas as informações possíveis para a melhor tomada de decisão.

Percebeu como esse conceito é importante? Então, conheça a plataforma de conciliação de cobrança desenvolvida pela Boavista Tecnologia e que é capaz de revolucionar o seu setor de Contas a Receber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *