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Gestão das vendas para e-commerce: entenda como auditar tarifas, monitorar duplicidade e acompanhar a previsão dos recebíveis em um só lugar

Para empreendedores que desejam vender online, é fundamental considerar a conciliação financeira para e-commerce.

A internet trouxe novas possibilidades de negócio, e permitiu que diversas empresas crescessem graças ao alcance da tecnologia. No entanto, isso também levou a uma expansão considerável do volume de dados que os vendedores precisam avaliar e monitorar todos os dias dentro da sua rotina.

Realizar essas rotinas manualmente pode trazer prejuízos para a empresa, uma vez que ocorre um aumento significativo nas chances de falhas humanas, além de tornar esse processo mais lento e demorado.

Por esse motivo, a conciliação financeira surge como uma solução para quem quer vender online e ter controle integral sobre os seus pagamentos.

Entenda a razão deste procedimento ser tão importante para os negócios, e quais os benefícios de implementá-lo no seu cotidiano.

O crescimento do e-commerce e a mudança no comportamento do consumidor

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, a opção de vender online se tornou popular e alcançou números surpreendentes. 

Segundo um levantamento da Neotrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro, o faturamento do comércio eletrônico nacional totalizou R$161 bilhões em 2021.

Essa porcentagem é recorde, com um crescimento de 26,9%, comparado ao ano anterior. O número de pedidos também aumentou, atingindo 353 milhões de entregas de pedidos realizados pela internet.

Além disso, as previsões indicam que o faturamento seguirá crescendo nos próximos anos, uma vez que a adesão dos consumidores aumenta exponencialmente, inclusive movimentando outras faixas etárias.

De acordo com pesquisa da Folha de São Paulo, pela primeira vez os usuários com mais de 50 anos estiveram entre os que mais compram pela internet. Isso indica uma mudança nos padrões de comportamento dos consumidores, e a migração de outros públicos para o espaço digital.

Como a tecnologia pode auxiliar as vendas online?

Com a tecnologia, as empresas podem vender online com mais praticidade, consistência e agilidade.

É preciso acompanhar as tendências de mercado para se manter atual, especialmente com as mudanças no comportamento dos consumidores. No entanto, isso não pode ser feito se a empresa não tiver dados concretos sobre o mercado.

Essas informações só podem ser encontradas por meio de recursos que a tecnologia oferece, que permitem não apenas vender mais, como melhorar a qualidade das vendas.

Além disso, muitas pessoas acreditam que apenas atuar no comércio eletrônico é suficiente, mas existem outros recursos que devem ser igualmente considerados, como a conciliação financeira.

Afinal, não basta apenas vender online ou realizar campanhas de marketing, mas também contar com ferramentas que facilitem o monitoramento dessas transações. Sem isso, pode ser mais difícil gerenciar as suas finanças, e entender como o consumidor se movimenta.

E, claro, com a tecnologia, as vendas pela internet se tornam mais simples, automáticas e com menos chances de erros.

Por que a conciliação financeira é importante?

A conciliação financeira é uma das principais tecnologias que as empresas devem considerar ao vender online, porque ela permite um monitoramento completo e simplificado do negócio.

Essa prática é essencial para os e-commerces, principalmente porque eles lidam com volumes e pagamentos diferentes. Sem esse recurso, não é possível ter uma visão integral das entradas e saídas do caixa, levando a confusões e inconsistências.

Além disso, apesar da internet facilitar as negociações comerciais, também aumentaram os golpes e fraudes. Com a conciliação financeira, é mais fácil identificar essas ocorrências e evitar os prejuízos.

Saiba por que é um erro insistir na conciliação manual para e-commerce

Insistir no controle manual para e-commerce é um erro por conta do volume de dados que precisam ser avaliados.

Muitos vendedores entendem que a conciliação financeira é importante para o negócio, mas realizar isso sem ajuda de um recurso tecnológico pode trazer o efeito contrário.

Isso porque a internet potencializa o número de informações que o empreendedor precisa se atentar, além dos canais que elas chegam. Por exemplo, os pagamentos podem ser variados, por getaway, transferências e boletos.

Sem uma plataforma de conciliação financeira para unificar esses recebimentos, é mais difícil comparar os extratos e encontrar as falhas.

Além disso, a conciliação manual é mais demorada, e exige mais mão de obra que poderia estar atuando em outro setor.

4 benefícios da conciliação de vendas para e-commerce

Ainda, para quem está em dúvida sobre implementar a conciliação financeira na hora de vender online, vale a pena conhecer alguns dos benefícios que acompanham essa prática. Veja 4 pontos que se destacam:

1. Agilidade

Com a conciliação financeira automatizada, o processo de checagem de dados é mais ágil, acelerando essa rotina e todo o fluxo operacional.

Além disso, também contribui para as funções de outros departamentos, que poderão seguir com suas estratégias mais rapidamente após ter acesso a dados mais concretos.

Quanto mais otimizada essa operação, mais benefícios a empresa terá em suas vendas pela internet, além de uma melhor gestão interna.

2. Recebíveis detalhados

Uma conciliação manual pode perder detalhes importantes sobre os recebíveis, comprometendo o sucesso da operação.

Entretanto, contar com a tecnologia nesse momento ajuda a ter conhecimento de todos os dados de forma completa, sem divergências.

Além disso, sistemas automatizados identificam informações inconsistentes, ajudando assim no controle contábil e na gestão de modo efetivo.

3. Controle do fluxo de caixa

Vender online exige um controle mais aprimorado do fluxo de caixa, uma vez que é preciso identificar cada movimentação, independentemente do canal utilizado pelo cliente.

Por exemplo: se você utiliza apenas uma única conta digital para ter os recebidos do negócio, poderá identificar de onde elas vieram, quais as plataformas utilizadas, e entender como as transações acontecem no negócio, criando um padrão de comportamento a ser acompanhado.

Com uma ferramenta de conciliação financeira, é possível ter controle mais preciso dessas informações, além de maior visibilidade de informações para que a tomada de decisão seja assertiva.

4. Redução de prejuízos financeiros

Utilizando uma plataforma de conciliação financeira, também é possível ter uma redução considerável de prejuízos. Com ela, é possível diminuir os erros do operacional e integrar eventos comuns do universo omnichannel.

Além disso, é possível contar com plataformas que oferecem serviços de proteção às vendas online, como os chargebacks, economizando com mão de obra para conciliar e verificar manualmente essas informações.

Dessa forma, é possível direcionar aos colaboradores para funções mais estratégicas e que terão maior impacto nos lucros da empresa como um todo.

Com uma ferramenta especializada, essa possibilidade é reduzida, e o controle se torna mais concreto e seguro.

Quando contratar uma empresa de conciliação financeira?

Se você deseja vender online e ter maior controle sobre as suas negociações, vale a pena contratar uma empresa de conciliação financeira, independentemente do tamanho do seu negócio.

Uma plataforma desenvolvida para essa rotina, pode economizar tempo e recursos dentro do da operação, permitindo uma atuação mais precisa e organizada em seu e-commerce.

Além disso, é um diferencial para a sua gestão interna e externa, uma vez que otimiza suas rotinas, evita falhas e gera maior produtividade.

Deseja modernizar as suas vendas online? Então, venha conhecer mais sobre soluções de conciliação com a Boavista Tecnologia!

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