Blog da Boavista | Conciliação Financeira Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Conciliação de numerários: saiba como reduzir erros e evitar prejuízos

O processo de recolhimento de numerário é bastante complexo e envolve a checagem de informações fornecidas por diferentes agentes. Essa conferência de dados pode apresentar inconsistências e trazer uma grande “dor de cabeça”. 

Mas, a nossa solução Extrato Cash é capaz de facilitar esse processo.

Neste artigo, você entenderá como a conciliação de numerários facilita a validação de todas as etapas que envolvem numerários.

Boa leitura! 

Tipos de recolhimentos de valores

Malote

O malote é um dos sistemas mais comuns para recolhimento de numerários. O processo se resume basicamente em: o valor é recolhido no estabelecimento; transportado em carro-forte para a empresa contratada; depois o dinheiro é contado; após a contagem é feita a custódia dos valores, que consiste na guarda em carro-forte com cobertura securitária e, por último, levado ao banco. 

Cofre inteligente 

Como o próprio nome diz, o valor é guardado em um cofre instalado na empresa e a retirada do dinheiro ocorre durante o horário comercial com a validação das cédulas inseridas. 

ATM Reciclador

Essa é uma forma de controle e recolhimento amplamente utilizada em supermercados e farmácias. O sistema permite que os depósitos sejam realizados nos caixas rápidos instalados na loja. Dessa forma, os valores são creditados na conta do destinatário.

Como o Extrato Cash realiza a conciliação de numerários? 

Como mencionado anteriormente, o recolhimento de numerário envolve várias etapas que visam registrar e mapear o percurso do seu dinheiro. Essa jornada inicia quando o valor é retirado do estabelecimento e só finaliza quando ele é depositado no banco. 

Por ser um procedimento delicado e abranger tanto cliente, quanto empresa terceirizada para o transporte de valores, é importante que a conciliação financeira tenha processos bem definidos. 

A conciliação de numerários mapeia os valores que saem da sua empresa e compara com a quantia que chega à transportadora ou à pessoa encarregada de deixar o malote no banco. Por fim, conferido com o extrato bancário. 

Portanto, em termos mais simples, é conciliado o valor recolhido/declarado, a quantia apurada e o valor final depositado no banco. 

Para a sua segurança, o Extrato Cash apresenta ainda como principais funcionalidades:

  • Painel de recolhimentos das transportadoras: nessa página, você pode consultar um relatório com os valores recolhidos pela empresa terceirizada ou o responsável por realizar o malote.
  • Resumo geral da conciliação: aqui, você tem acesso rápido ao processo de conciliação de numerário realizado com o seu dinheiro.
  • Alerta de valor de diferença negativa: caso seja identificado alguma convergência, você recebe imediatamente uma alerta. 
  • Alerta de valor segurado no cofre da loja: essa notificação alerta se existe divergência quanto aos valores determinados para o seguro da loja.
  • Arquivamento das guias de transporte de valores (GTV e GTVE): em nossa solução, você pode visualizar facilmente todas as GTV’s da sua empresa.
  • Painel de inconsistências dos recolhimentos: nesse painel, você pode verificar em qual etapa da jornada de recolhimento de numerário apresentou divergências de valores e de forma automática. Com base nos dados, você pode tomar a decisão mais assertiva.
  • Notificação de vigência de contratos: esse alerta informa se há divergências nos contratos realizados com a transportadora.
  • Alerta de falha na frequência do recolhimento da transportadora: em termos simples, essa notificação informa se a transportadora de valores está passando nos dias e na frequência correta em seu estabelecimento para realizar o recolhimento do dinheiro.

Com todo esse mapeamento e apresentação de dados, você adquire maior controle sobre as finanças da sua empresa, além de ter a possibilidade de impor as melhores decisões para a resolução de problemas. 

Suporte com especialistas 

Oferecemos muito mais que um software de conciliação de numerários. Com a gente, além de todas as facilidades para controlar o fluxo do seu dinheiro, você tem ainda acesso a um time de especialistas dispostos a sanar todas as suas dúvidas. 

Acompanhamento da sua jornada de usabilidade com o Extrato Cash 

Os processos de vendas evoluíram e tornaram-se muito mais humanizados. Nós oferecemos não apenas um software, e sim uma experiência completa que atenda às suas necessidades de forma inteligente, através do nosso professional service.

Contamos com uma equipe de Customer Success engajada em prol de um objetivo em comum: o seu sucesso! 

Os nossos analistas se preocupam desde a implementação da nossa solução de mercado em sua empresa, até o acompanhamento da sua experiência com o produto, etapa intitulada como ongoing. 

A soma de uma plataforma eficaz para conciliação de numerários com a soma de especialistas preocupadas com a sua satisfação, garantem uma trajetória de sucesso e cheia de resultados. 

Quer entender mais sobre o assunto? Acesse nossa página e converse com um dos nossos especialistas

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais