5 vantagens do ERP para o Planejamento Financeiro Empresarial 5 vantagens do ERP para o Planejamento Financeiro Empresarial

Conheça as 5 principais vantagens do ERP para o setor financeiro

É fato que, para uma empresa crescer e se destacar no mercado, ela precisa ter processos eficientes que permitam alcançar os objetivos propostos. Por isso, podemos dizer que ter um sistema ERP para o setor financeiro é bastante importante para auxiliar o planejamento empresarial e alcançar o sucesso.

Confira a seguir as vantagens de um ERP para o setor financeiro:

1. Integra os dados de todos os setores da empresa

Integrar dados de todos os setores aumenta a qualidade da comunicação interna da empresa, além de possibilitar uma análise ampla e consolidada dos resultados obtidos.

Considerando que alguns setores dependem do compartilhamento de informações de diversos outros departamentos, o sistema ERP para o setor financeiro se apresenta como uma excelente ferramenta de auxílio organizacional.

Isso permite, inclusive, reduzir custos com papel, prazos e contribui para uma maior segurança no repasse de dados.

2. Possibilita maior controle das informações financeiras

Quem nunca viu um excelente planejamento financeiro ir por água abaixo quando foi colocado em prática? Um dos principais motivos para isso é a falta de organização e controle das etapas de execução.

Com o ERP para o setor financeiro fica mais fácil realizar essa ação, o que proporciona, naturalmente, maiores chances de alcançar as metas propostas.

Além disso, as ferramentas presentes no ERP para o setor financeiro auxiliam no planejamento da empresa e de seu ciclo produtivo. Desta forma, a sua empresa pode conseguir resultados mais satisfatórios e melhorar a qualidade do produto que oferece.

Isso contribui para que decisões mais acertadas sejam tomadas, inclusive aquelas em que a empresa não dispõe de tanto tempo para agir.

3. Auxilia no planejamento e tomada de decisões com base em dados reais

Se o ERP ERP para o setor financeiro é capaz de ajudar na prática, então também pode ajudar na teoria.

Ter dados mais organizados expande a visão sobre os detalhes que fazem parte dos resultados financeiros almejados.

Contar com informações mais próximas da realidade evita fazer um planejamento com base no “achismo”, o que é muito perigoso para quem precisa lidar diariamente com os desafios que uma boa gestão financeira exige.

4. Torna a análise estratégica mais eficiente, completa e padronizada

Este é outro fator que pode ser potencializado com o auxílio do sistema ERP, já que ele torna mais simples identificar questões como os custos relacionados ao gerenciamento de estoque e erros de logística que podem ser melhorados. Especialmente para reduzir despesas.

Isso permite a diminuição de diversos riscos relacionados ao gerenciamento financeiro, incluindo uma melhor gestão tributária e também o alinhamento do processo comercial como um todo.

Além disso, o sistema ERP ERP para o setor financeiro permite uma análise completa de todos os processos.

Desta forma, todas as decisões pode ser tomadas com base em dados reais da empresa, evitando prejuízos, compras mal planejadas, desperdício de dinheiro e até mesmo fraudes.

5. Integra com outros softwares, permitindo uma modernização dos processos

Uma das vantagens do sistema ERP é que, além de integrar a gestão da empresa, ele consegue se interligar com outras ferramentas.

Um exemplo disso é um sistema conciliador de cartão, cujo foco é a gestão de vendas em cartões. Ele é capaz de fazer um confronto de verdades.

Um exemplo:

Podemos citar a análise entre os números e os valores de vendas registrados pelas operadoras de cartões.

Os registros do sistema ERP em relação às quantidades citadas e o que os bancos receberam de pagamentos das vendas por parte das operadoras.

Sendo assim, cria-se mais uma forma de controle, o que ajuda a evitar perdas nas transações com cartão de crédito.

Percebeu como o sistema ERP é uma ferramenta de gestão indispensável para facilitar o crescimento saudável da sua empresa? Que tal então aprender sobre esse e outros assuntos? É só inscrever-se abaixo e receber conteúdos exclusivos e com prioridade direto no seu e-mail.

Entre em contato com nossos consultores e veja como podemos beneficiar o seu negócio!


Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais