O que é cartão virtual: novas formas de aceitar pagamentos
Ir para o comentário
Blog - Boavista Tecnologia
  • Acesse o Site
  • Materiais gratuitos
  • Sobre o E-extrato
  • Fale Conosco
Conciliação de Cartão

O que é cartão virtual: novas formas de aceitar crédito ou débito

Leonardo Bezerra 10/08/2020

A criação do Auxílio Emergencial, benefício para mitigar os efeitos econômicos do isolamento social durante a pandemia de Covid-19, impulsionou o crescimento do uso de cartões virtuais entre a população brasileira.

As compras com essa modalidade de pagamento explodiu durante a pandemia, chegando a crescer 5 vezes, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). E esse número deve aumentar, já que 50% dos brasileiros que não utilizam essa forma de pagamento pretende experimentar nos próximos 12 meses.

Seja no formato de crédito ou débito, essa é uma tendência que veio para ficar e apresenta vantagens como praticidade e segurança. Mas, você sabe o que é cartão virtual e quais são suas vantagens? Explicamos isso nas próximas linhas. Boa leitura!

Crescimento durante a pandemia

Os impactos da pandemia podem ser percebidos na saúde, na economia, na rotina das cidades e também no comportamento do comércio e dos consumidores.

Cerca de 43% dos brasileiros deixaram de frequentar agências bancárias e 46% aumentaram a frequência de uso de cartão virtual, aplicativo e internet banking, segundo pesquisa Ibope Inteligência/C6 Bank.

Na outra ponta, estudo da SBVC aponta que 58% das empresas mudaram suas estratégias de meios de pagamento. A principal modificação foi a adoção ou crescimento do uso de sistemas online, como aplicativos e contas digitais.

A tendência é que a transformação desses hábitos seja consolidada no cenário pós-coronavírus. Com grandes instituições financeiras e emissoras de cartões já oferecendo essa alternativa, o cartão virtual deve fazer parte do dia a dia dos brasileiros em definitivo.

O que é cartão virtual?

O cartão virtual pode ser classificado como a versão digital do cartão físico. Mas não se restringe a isso. Ele pode ser utilizado para compras pela internet em sites e aplicativos e, em alguns casos, para compras presenciais através da geração de QR Code.

O cartão é válido em compras nacionais e internacionais, para recebimentos em crédito e débito. As diferenças entre os exemplares virtual e físico incluem a validade, o tempo de utilização e o limite que é compartilhado, caso o cliente possua as duas versões: a de plástico e a gerada na carteira virtual.

A novidade ficou popular com os bancos digitais (Nubank, PicPay, PayPal, etc), contudo, já foi incorporada por muitos bancos tradicionais e, com o Auxílio Emergencial, teve seu alcance ampliado.

Com isso, deixou de ser apenas uma extensão da versão física e não é mais preciso ter um para solicitar o outro. Outra mudança recente é que há opções no mercado que permitem seu uso em mais de uma compra, sem o descarte automático.

Vantagens do cartão virtual

Um dos principais benefícios é a segurança, especialmente no momento de informar os dados pessoais para compras pela internet. Ele oferece uma proteção a mais contra golpes virtuais, sites falsos, fraudes e clonagens.

Outra grande vantagem é a possibilidade de efetuar compras mesmo sem ter o cartão físico em mãos. Basta ter um aplicativo instalado no smartphone e gerar uma versão virtual com uma nova numeração para uso imediato.

Para as empresas, a principal vantagem é oferecer uma forma de pagamento confiável, rápida e em sintonia com as demandas da conjuntura atual. Quanto à gestão, há ferramentas para conciliação bancária, integração das informações e administração de recebíveis que já incorporam essa modalidade.

Agora que você já sabe o que é cartão virtual, chegou a hora fazer a gestão das vendas realizadas através dessa novidade no mercado.

O e-Extrato Card oferece o controle completo das vendas de cartões, seja o físico ou o virtual. O gestor tem uma visão completa do processo, desde o momento que passa na maquininha ao repasse das operadoras nas contas bancárias da sua empresa. Visite nossa página para mais informações sobre as funcionalidades e vantagens do e-Extrato Card.

 


Tags:auxílio emergencialcaixa temcartão virtualcarteira digitalcarteira virtualqr code
43
Leonardo Bezerra

Jornalista da Equipe de Conteúdo na Boavista Tecnologia

Artigos relacionados

  • como detectar fraude no cartão de crédito

    Lojista: 4 fraudes no cartão de crédito que você deve se preocupar

  • Contestação de compra

    Contestação de compra: como monitorar para evitar prejuízos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

post anterior
Carta Fiança Bancária: aceite subadquirentes sem riscos
próximo post
Adquirente e Subadquirente: o que é e como negociar
pesquisa comportamento do varejo nos meios de pagamento

Categorias

Boavista | Conciliação Financeira - Conciliação de Cartões, Vendas, Recebimentos, Bancária e outrosBlog Boavista Tecnologia - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

    Siga-nos:

Site criado por Atratis, uma agência de comunicação digital de Fortaleza - Ceará

CTA E-Book PIX

Categorias

  • Administração do tempo
  • Antecipação de Recebíveis
  • Automação de Processos
  • Conciliação bancária
  • Conciliação de Cartão
  • Conciliação Financeira
  • Conciliação Financeira
  • Conciliador e-Extrato
  • Gestão de cobrança
  • Gestão de Negócios
  • Gestão Financeira
  • Pagamentos
  • Setor bancário
  • Tecnologia
  • Vendas

Tags

antecipação de cartão de crédito automação de processos auxílio emergencial caixa tem carteiras digitais Cartão de crédito conciliador e-extrato conciliação bancária conciliação de cartão conciliação de cobrança conciliação de pagamentos conciliação de vendas conciliação de vendas por delivery conciliação financeira contas a pagar coronavírus delivery e-commerce fluxo de caixa gestao financeira gestor financeiro gestão de negócios Gestão de Vendas em Cartão Gestão estratégica gestão financeira inovação maquininha meios de pagamento máquina de cartão open banking operadoras de cartão pagamentos pandemia pix POS qr code receita federal setor financeiro tecnologia TEF tesouraria transformação digital vendas vendas on-line vendas por delivery