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Cashback: o que é e quais as vantagens para o seu negócio

Nos últimos anos diversas tecnologias foram criadas para trazer mais praticidade e vantagens na vida do consumidor, uma delas é o Cashback. Quer saber mais sobre? Então continue lendo o texto.

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O que é cashback?

Primeiramente, é importante explicarmos qual é o significado de cashback. Traduzido literalmente do inglês cashback significa: dinheiro de volta.

Na prática o cashback consiste em devolver parte do dinheiro gasto em uma compra para o consumidor. Esse dinheiro poderá ser resgatado depois de um determinado período, geralmente cerca de 30 dias, ou de acordo com um valor mínimo.

 

Quais as vantagens do cashback para empresas?

1. Atrair novos clientes

O mercado está crescendo e o número de concorrentes está ficando cada vez maior, por isso é cada vez mais importante procurar formas de se destacar e de inovar, com o objetivo de atrair mais clientes.

O cashback é uma boa alternativa para esse objetivo. Quem não gosta de ganhar dinheiro? Ou então de ganhar diferentes descontos? Provavelmente todo mundo, ou no mínimo, o grande maioria das pessoas.

Aproveitar essa ferramenta vai deixar o seu negócio mais visível e atrativo para os consumidores que estiverem pesquisando o que comprar e encontrarem a sua loja. No fim das contas, a tentação de comprar vai ser maior se houver uma vantagem a mais.

2. Fidelizar clientes

Esse ponto é válido tanto para os novos clientes quanto para os que já conhecem o seu negócio e consomem os produtos ou serviços que você oferece.

O cashback funciona de uma forma similar a outros tipos de programas de fidelidade, mas ao invés de acumularem pontos que depois serão trocados por algo futuramente, nessa modalidade o cliente é recompensado monetariamente.

Esse ponto se torna mais atrativo para as pessoas que já estão saturadas de acumular pontos que ficam esquecidos e nunca são trocados. O dinheiro que será recebido de volta brilha muito mais aos olhos dos consumidores.

3. Aumentar o volume de vendas

Aumentar o volume de compras é a prioridade número um de todos os negócios e os primeiros passos para conseguir isso são atrair e fidelizar os clientes, mas talvez só isso não seja o bastante.

Aproveitar das oportunidades de grandes vendas como a Black Friday e o Natal é essencial para que as lojas consigam atingir altos volumes de vendas. Mas ao mesmo tempo é preciso se adequar às novas tecnologias e ao comportamento de compras do consumidor atual.

Cada vez mais é preciso que as lojas invistam em diferenciais competitivos para ganhar da concorrência. E o cashback pode ser esse diferencial que você precisa.

 

Como implantar o cashback no seu negócio

De acordo com dados do Sebrae mais de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil oferecem o cashback para os seus clientes e parceiros. É certo que cada uma dessas empresas oferece essa possibilidade de uma forma diferente e que se adeque ao seu modelo de negócios.

Vamos falar mais sobre algumas formas de aderir ao cashback.

1. Desenvolver o seu próprio programa

Algumas empresas optam por desenvolver e divulgar o seu próprio programa de chargeback, esse formato possibilita a personalização da ferramenta para os clientes de cada empresa. Além de facilitar o controle da parte do valor que será devolvido dentro do próprio negócio.

A Gimba, especializada em gestão e distribuição de suprimentos, foi umas dessas empresas que optou por construir o seu próprio cashback, o Gimplus. O programa oferece aos clientes um cashback de até 3% do valor das compras online e só em 2018 é estimado que um total de R$1.082.188,34 foi devolvido para os consumidores e convertido em novas compras.

Essa alternativa é ideal para aqueles que preferem ter um controle maior dos processos que cercam as suas vendas e também já possuem uma plataforma de vendas bem estabelecida.

2. Fazer parceria com plataformas de cashback

Existem algumas plataformas especializadas em fazer o intermédio entre as empresas que querem oferecer o cashback e os clientes. Ficando responsáveis por divulgar os produtos ou cupons da empresa e por devolver o dinheiro para os consumidores.

De modo geral, essas plataformas cobram das empresas taxas pelas divulgações ou uma certa porcentagem em relação aos valores vendidos pela plataformas e é então que de parte desse montante é tirado a renda da plataforma e o dinheiro que será destinado para os clientes.

O Méliuz é a empresa de cashback pioneira do Brasil, funciona desde 2011 e hoje tem parceria com grandes lojas online como as Americanas, a Amazon e a AliExpress, por exemplo.

Lojas físicas também podem fazer parceria com a plataforma que mostrará em seu aplicativo quais são os estabelecimentos que oferecem cashback de acordo com a localização dos usuários.

Perceba que o cashback destaca o seu negócio dos concorrentes e impulsionar as suas vendas, principalmente as em cartão de crédito. Por isso é importante que você faça uso de uma plataforma de conciliação de cartões de crédito, só essa ferramenta traz para você a segurança e a garantia de que todas as suas vendas serão recebidas.

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