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Pagamentos digitais em supermercados: confira as vantagens

Os pagamentos digitais logo se tornarão a nova tendência no mercado por conta da evolução dos mundo financeiro. Isso provoca também a mudança de comportamento do consumidor e das empresas. O principal impulsionador disso é óbvio: a pandemia de coronavírus.

Através do meio digital, os consumidores podem pagar suas contas, fazer compras, realizar pagamentos sem contato pessoal com outra pessoa, mesmo estando no estabelecimento. Por sua vez, as empresas que aceitam pagamentos digitais diversificam e facilitam a entrada do dinheiro.

Pensamos nisso, elaboramos esse artigo com informações essenciais acerca dos meios de pagamentos digitais e suas principais vantagens para supermercados e clientes. Continue a leitura e confira!

O que são meios de pagamentos digitais?

Em razão da necessidade de adaptação mediante a pandemia, a maioria dos setores das empresas que comercializam produtos ou prestam serviços se adequaram ao ambiente digital de modo a potencializar os negócios.

Os pagamentos digitas consistem em uma negociação 100% on-line entre a empresa e o cliente. Essas transações podem ser feitas através de sites, plataformas digitais ou aplicativos.

Os brasileiros foram grandes adeptos das novas tecnologias de pagamento durante a pandemia. Segundo o estudo Generation Pay, realizado pela fintech Worldpay from FIS, cerca de 40% dos brasileiross começaram a usar esses tipos de pagamentos durante a crise do coronavírus.

Isso aconteceu graças à necessidade de isolamento e distanciamento social, quando as pessoas tiveram que fazer suas compras de casa ou, mesmo precisando sair, optaram por pagamentos digitais para evitar o contato com dinheiro físico e com o vendedor.

Principais meios de pagamentos digitais

A partir de 2020, o consumidor buscou novas formas de realizar seus pagamentos para facilitar a transação e sentir-se mais seguro. Entre elas, podemos elencar as seguintes:

Contactless

Como o nome sugere, o contactless é um dos métodos de pagamentos digitais que não exigem contato, ou demandam pouquíssimo contato. Ou seja, trata-se do pagamento por aproximação.

Ele existe graças à tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite a realização de transações financeiras entre dispositivos apenas por aproximação, como entre maquininhas de cartões e smartphones, smartwatchs ou mesmo os cartões de crédito.

Foi logo no começo da pandemia que esse tipo de pagamento cresceu. Segundo estudo realizado pela Visa Consulting & Analytics, houve um aumento de 40% no uso de contactless logo no primeiro semestre de 2020.

Supermercados, postos de gasolina, farmácias e padarias são os estabelecimentos que mais passaram a aceitar esse tipo de pagamento.

Carteiras digitais

Outro modelo de pagamento digital crescente são as carteiras digitais, também conhecida por e-wallets. Elas permitem guardar dinheiro ou vincular algum cartão de crédito a um aplicativo para realização de compras, pagamentos ou transferências;

Uma pesquisa realizada pela consultoria Toluna identificou que 89% dos entrevistados baixaram algum desses aplicativos durante o ano de 2020. Entre as mais baixadas, estão Paypal (68%), seguido pela PicPay (42%), Mercado Pago (41%) e Ame Digital (15%).

Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil. Em poucos meses de operação, ele já conta com mais de 70 milhões de usuários.

Esse recurso revolucionou o cenário dos pagamentos digitais porque permitiu que as transações fossem concluídas em 10 segundos em qualquer ocasião, horário e localidade, sem a cobrança de taxas para pessoas físicas.

QR Codes

Eles são a principal porta de entrada das carteiras digitais, mas também podem ser utilizadas sem necessariamente estarem vinculadas a elas.

Foi na pandemia que os Qr Codes se tornaram ainda mais conhecidos, pois em muitas das lives realizadas por artistas, esses códigos eram transmitidos na tela para que o público de casa pudesse fazer suas doações.

Ao apontar a câmera para o QR Code, o usuário é direcionado para a página do destino onde deverá ser feita a compra, transferência ou o pagamento. Portanto, ele não precisa ter cadastro na mesma plataforma em que o QR Code foi gerado.

Vantagens para o seu supermercado

Nesse novo universo de pagamentos digitais, saem ganhando tanto empresas quanto clientes.

Confira as vantagens para supermercados que aceitam essa forma de pagamento:

Fidelização de clientes

Com a ajuda de serviços de pagamentos digitais, a fidelidade pode ser alcançada mais facilmente. Afinal, os clientes têm mais chance de retornar às empresas em que oferecem vantagens, praticidade e segurança.

Redução de custos

As taxas cobradas pelas instituições desenvolvedoras dos novos meios de pagamentos digitais são inferiores às cobradas pelas operadores tradicionais, como as de cartão. Com esse benefício, você pode até optar por pagar os salários dos funcionários de forma totalmente digital, através do recurso que for mais conveniente para suas operações comerciais.

Maior lucratividade

Como é do conhecimento de muitos gestores, ao pagar com cartão de crédito ou débito, o valor da compra será dividido entre o seu negócio e as taxas do banco, da bandeira do cartão e da empresa fornecedora da máquina. No caso de pagamentos digitais, esse preço pode cair até 1%, o que significa que o preço de compra é o mesmo para o seu negócio.

Sem contato físico

Receber dinheiro de forma tradicional representa mais exposição ao coronavírus. Isso representa ainda mais trabalho, pois exige a contagem manual de dinheiro, verificação de caixas e depósitos bancários. Se o pagamento for feito digitalmente, o dinheiro será depositado diretamente em uma conta, o que é mais prático e seguro!

Vantagens para clientes

Segurança

Um dos benefícios de utilizar meios de pagamentos digitais é a segurança, pois não é preciso sacar fundos para fazer compras ou fornecer dados bancários. Basta inserir a senha uma vez para as informações de acesso serem criptografadas, mediante o controle do próprio cliente. Além disso, também se elimina o risco de fraude.

Comodidade

Deixar de carregar dinheiro consigo já é um grande ganho em termos de segurança. A outra parte boa de adotar ferramentas digitais é a comodidade na hora do pagamento, pois, em muitos casos, basta usar o celular pare efetuar as transações.

Retorno financeiro

Alguns desses pagamentos, principalmente as carteiras digitais, têm programas de cashbacks por transações, ou seja, o usuário recebe parte do valor de volta. Então, utilizá-las, além de ser mais cômodo e prática, ainda garante um dinheirinho a mais.

O mundo financeiro mudou e todos nós precisamos acompanhá-lo, seja pessoa física, seja pessoa jurídica. Para não ficar de fora, confira o nosso conteúdo especial “Mundo Financeiro de 2021”, um e-book em que trazemos as principais mudanças no mundo dos meios de pagamento em 2020 e o que se espera para este e os próximos anos.

O e-Extrato Card, uma solução da Boavista Tecnologia, é uma plataforma de conciliação que possui mais de 170 operadoras integradas e trabalha com as maiores carteiras digitais do país: Iti Itaú, AME Digital, Paypal, Mercado Pago, Pagseguro e PicPay.

Entre em contato e saiba como podemos cuidar do seu financeiro e evoluir os negócios do seu supermercado.

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