Modelo de Planilha de Fluxo de Caixa: como usar na prática!

Modelo de Planilha de Fluxo de Caixa: como usar na prática!

Com os avanços tecnológicos algumas tarefas se tornaram mais práticas de serem realizadas, diminuindo assim os processos operacionais e permitindo que o tempo seja melhor gasto com demandas mais estratégicas.

A Planilha de Fluxo de Caixa é a ferramenta que você precisar para ter uma visão mais ampla da saúde financeira da sua empresa.

Mas antes de falarmos sobre a planilha, vamos conversar um pouco sobre o conceito de fluxo de caixa?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, é um tudo o que a empresa recebe e tudo o que ela paga.

O fluxo de caixa é a principal ferramenta que auxilia nas tomadas de decisões da empresa. Pois é a partir dele que se obtém as informações primordiais em relação ao desempenho financeiro das organizações e às otimizações da gestão financeira.

Ele também possibilita o planejamento de investimentos ou reposições futuras de recursos financeiros.

O fluxo de caixa deve ser feito no final de cada período determinado pela empresa, podendo ser por dia, por semana, por mês ou no máximo por semestre. A periodicidade deve ser respeitada, depende da sua necessidade e do que foi acordado durante o planejamento financeiro.

Quais as vantagens de usar uma planilha de fluxo de caixa?

Fazer o controle do fluxo de caixa manualmente é um processo muito arriscado, pois é necessário que exista uma dedicação exclusiva e focada no controle das receitas e despesas de uma empresa. 

Mas sabemos que na realidade dos setores financeiros alocar um funcionário apenas para executar essa ação nem sempre é possível, pois existem outras demandas que também são importantes e precisam ser entregues.

Com a nossa planilha de fluxo de caixa você tem uma visão completa dos lançamentos mensais da sua empresa e tem, sempre em mãos, as datas de todas as entradas e saídas de caixa.

O processo se torna mais organizado e seguro, além de ser mais prático e rápido. É possível também visualizar de forma fácil e descomplicada o seu saldo. 

Entenda as funcionalidades da planilha de fluxo de caixa

Base 

Nessa aba você vai colocar as informações gerais do financeiro de cada filial da sua empresa. Esse é um dos primeiros passos que vai nortear todo o seu fluxo de caixa, por isso assegure-se de que essas informações estejam corretas.

Entre as informações que são necessárias estão: o nome do fornecedor, a data do pagamento, o valor e o tipo de conta. 

Os tipos de conta são as contas a pagar, contas a receber e saldo bancário. É importante que você não esqueça de manter esta aba sempre atualizada.

Fluxo de Caixa Mensal

Essa aba vai ser atualizada automaticamente de acordo com os principais dados financeiros do seu fluxo de caixa por mês. Através da tabela dinâmica você consegue alterar ordens e o que é visualizado e o que deve ser ocultado.

Acompanhar o fluxo e caixa mensalmente é extremamente importante para que exista um controle no orçamento de forma que seja possível fazer uma previsão de todas as movimentações financeiras futuras, conseguindo assim se preparar antecipadamente para qualquer surpresa que possa aparecer.

Gráfico Mensal

gráfico excel planilha de fluxo caixa

Nesta aba você confere uma visão mais macro do seu mês através de um gráfico. É possível acompanhar como está o regime de caixa do seu mês, se está positivo ou negativo.

Ter um apoio visual é fundamental para ser ter uma visão completa do controle financeiro da sua empresa. Em meio a tantos números pode ficar complicado fazer uma comparação prática do seu crescimento ao longo dos meses, uma informação fundamental para realizar o seu planejamento.

Fluxo de Caixa Diário 

Esta aba é atualizada automaticamente com os principais dados financeiros do seu fluxo de caixa de acordo com o dia. Através da tabela dinâmica você consegue alterar ordens, o que é visualizado e o que deve ser ocultado.

A visualização do fluxo de caixa por dia é outra funcionalidade muito importante para um possível tomada de decisão, pois será possível visualizar quais são os dias que entrou mais dinheiro e quais o que saiu, quais dias as contas foram pagas ou recebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *