Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Seu varejo está preparado para as vendas de final de ano? Entenda a importância de uma plataforma de conciliação

Plataformas de conciliação são essenciais para que o seu varejo tenha o melhor desempenho no final do ano – saiba como e por quê

Com o fim de ano o brasileiro aproveita o décimo terceiro e impulsiona o setor de vendas no país. De festas à presentes, a época é chave para o atingimento das metas anuais de quase todas as empresas – o que é um grande momento para o varejo.

Em meio ao aumento de vendas, fluxo de clientes e contratações extras de fim de ano, as plataformas de conciliação entram como peças chave de uma operação saudável e eficiente. Saiba como utilizá-las ao máximo nessa época!

Seu varejo está preparado para o final de ano?

Saber se o seu varejo está preparado para o fim de ano vai além da retórica, o que te faz olhar para a gestão de estoque, conciliação de vendas e a eficiência do negócio. 

O ano de 2022 foi particularmente intenso para o setor, especialmente com aumento de dívidas para alimentação e inflação de alimentos finalmente sendo contida.

Com as festas de fim de ano e uma inflação engatinhando, os varejistas precisam estar prontos para um clima de festa. Copa e Natal próximos significa um fluxo intenso para comemorações.

Entenda os principais riscos do período de alta de vendas

Durante esse período de alta de vendas, há diversos riscos associados ao operacional, desde riscos logísticos até de imagem e marca. 

Se, por um lado, há um maior fluxo de clientes – o que impacta positivamente o faturamento -, por outro, existem os erros que podem deteriorar a imagem da marca.

Alguns dos riscos mais comuns estão na falta de consolidação. Preocupados com a melhor performance e disponibilidade, só percebemos o tamanho do problema fiscal na hora da prestação de contas. E com imposto de renda e final de ano se aproximando, o período costuma ser turbulento.

Para mitigar esse cenário – que pode prejudicar tanto a experiência do cliente, ao tornar mais demorado o processo de compra, quanto o desempenho da empresa – é necessário a adoção de plataformas de conciliação. E o quanto antes essa decisão for tomada, melhor.

O que é uma plataforma de conciliação?

Uma plataforma de conciliação é uma ferramenta de gestão financeira responsável por agilizar, sistematizar e automatizar o processo de verificação de gastos e compras em múltiplas plataformas.

Assim, pagamentos duplicados, chargebacks, cancelamentos e devoluções ficam a cargo de um sistema integrado, capaz de identificar e sinalizar para que o problema seja corrigido antes que venha trazer prejuízos para o negócio. Para o lojista, é uma redução de dois custos: com o cliente e com a Receita Federal.

Para que serve uma plataforma de conciliação?

Em geral integradas a ERPs, as plataformas de conciliação garantem que não haja “dinheiro perdido” em uma transação, permitindo maior facilidade na emissão de notas fiscais, verificação de pagamentos e fluxo de caixa.

Assim, uma plataforma de conciliação serve para otimizar as operações financeiras, a gestão de gastos e vendas e trazer maior transparência para a gestão financeira dos seus clientes.

Qual a importância da conciliação financeira neste período?

Com alto fluxo de vendas e diversas modalidades diferentes para atrair clientes – como planos de assinatura, cadastros em lojas, benefícios de cartões e compras parceladas (uma tendência entre os brasileiros), a conciliação bancária garante que tudo esteja em ordem e legível para as etapas fiscais da prestação de contas.

5 benefícios de uma plataforma de conciliação

Com toda essa capacidade de organização, as plataformas de conciliação auxiliam em outras frentes e reduzem custos de maneiras que a maior parte dos lojistas não espera.

Separamos alguns dos benefícios que existem por trás de uma plataforma de conciliação, e que podem te ajudar a tomar uma decisão sobre qual adquirir para o seu negócio. Entre os principais estão: gestão de estoque, conciliação de vendas, facilidade de treinamento, maior precisão de prazos e eficiência fiscal.

Melhoria na Gestão 

Uma vez conectado a ERPs, as plataformas de conciliação permitem que haja uma visão integrada e 360 da gestão do seu negócio. Dessa forma, o sistema tem acesso aos dados do negócio e dos seus clientes, gerando insights para tomadas de decisão mais assertivas. 

Em um período de alto fluxo no varejo, como as festas de fim de ano, ter uma gestão confiável pode ser o diferencial necessário para se destacar dos concorrentes. 

Conciliação de vendas

Vale mencionar que a conciliação de vendas auxilia o negócio tanto na economia para o cliente, fornecendo uma experiência com mais lisura, quanto com a receita, auxiliando nos problemas de gestão.

Com a conciliação manual em um cenário de grandes vendas como o fim do ano, o lojista pode se ver com estresses com a receita, com a perda de notas fiscais e erros nos números relacionados às movimentações. Sistemas de conciliação de vendas ajudam a tornar as informações e dados transparentes e rastreáveis, assim como contabilizam todas as entradas e saídas de valores.

Otimização do tempo

Com uma integração de processos em uma mesma plataforma, outro ponto positivo é a otimização do tempo dos colaboradores. Trabalhos ociosos e repetitivos são otimizados e a chance de erro humano diminui.

Com um sistema de administração de resultados confiável, você pode direcionar a equipe para outras atividades, concentrando seu foco para expansão do negócio e estratégias de prospecção de clientes. 

Maior resolução de problemas

Qualquer problema no setor financeiro afeta diretamente as outras áreas. Uma plataforma de conciliação consegue identificar todos os possíveis erros em transações no início, para que consigam ser sanados antes de causar problemas maiores. 

Essa precisão garante ao dono do negócio uma eficiência e fluxo de caixa mais precisos, podendo realizar investimentos importantes para o negócio.

É fácil perceber que uma plataforma de conciliação é uma forma chave de ter um ótimo resultado no fim de ano. E dado o aumento pela procura do varejo – Black Friday, Natal, Ano Novo, Copa do Mundo! – é mais do que necessário.

Pensando nisso, a Boavista Tecnologia entrega soluções específicas para auxiliar o ecossistema financeiro da sua empresa. Com o Extrato Card, você tem o controle dos meios de pagamentos em um só lugar, com facilidade e agilidade.

Há mais de 30 anos no mercado, transformando o processo de gestão financeira, a Boavista disponibilizou uma plataforma integrada, ágil e de experiência de usuário destaque no mercado. 

Uma plataforma homologada com mais de 170 operadoras no país, realizando a conciliação financeira e bancária das suas vendas, identificando possíveis inconsistências através da automatização de processos. Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais