Sistema de gestão financeira | Blog da Boavista

Descubra o que faz um sistema de gestão financeira e quais são as integrações e automações que ele traz para sua empresa. 

Um sistema de gestão financeira, é um software que automatiza processos financeiros — gestão de recebíveis, taxas e contratos com adquirentes. Ele otimiza fluxos de conciliação em uma empresa.   

Na Boavista, temos um sistema que integra mais de 250 meios de pagamento, otimiza diversos serviços e torna a gestão de negócio mais inteligente e eficiente. 

Dentre as principais vantagens do uso de um sistema de gestão financeira destaca-se:

  • A ação integradora para gestão de empresas.
  • A diminuição da ocorrência de erros na apuração de informações financeiras de conciliação.
  • O aumento da base de dados para a realização de auditorias.

Além disso, há melhoria da capacidade de planejamento e antecipação de demandas relacionadas à conciliação de recebíveis. Com uma gestão financeira adequada, é possível tomar melhores decisões de estratégia.  

Por isso, além de apoiar as operações diárias, o sistema de gestão financeira maximiza o potencial de controle de recebíveis. Ele assegura a integridade financeira necessária para a manutenção da empresa no mercado. 

Neste artigo, vamos falar sobre o sistema de gestão financeira, sua importância para a conciliação e para o suporte das decisões corporativas. Veja, a seguir: 

O que é um sistema de gestão financeira? 

Quais são as principais funcionalidades? 

Por que um software financeiro é tão importante?  

O que é um sistema de gestão financeira? 

Conforme vimos, o sistema de gestão financeira de recebíveis é um software de gerenciamento cujo foco é a coleta e análise de conciliação da empresa. Geralmente, ele se integra a outro maior, o ERP — ou sistema de planejamento de recursos empresariais. 

A ferramenta consolida dados financeiros, também permite auditoria na conciliação de pagamentos para garantir aos gestores uma visão mais abrangente do negócio e tomadas de decisão mais acertadas. 

Dessa forma, para ser efetivo, o sistema de gerenciamento de conciliação precisa conciliar dados dos meios de pagamento (operadoras de cartão), das contas bancárias das empresas e do sistema ERP.  

Além disso, o sistema precisa suportar o crescimento da empresa por meio de suporte ao volume de transações do negócio. 

Quais são as principais funcionalidades do sistema de gestão financeira? 

Um sistema de gestão de recebíveis eficaz fornece às empresas um conjunto completo de funcionalidades em conciliação para basear as melhores decisões de negócio. Entretanto, quando tratamos de softwares especializados alguns recursos são mais críticos, confira: 

1ª Consolidação dos arquivos de Vendas e Recebíveis 

O sistema recebe os arquivos de vendas e recebíveis enviados pelos seus meios de pagamento. Além de captar arquivos do ERP/TEF ou PDV e o extrato bancário (OFX) da sua empresa.  

2ª Gestão das vendas 

Nessa funcionalidade o sistema monitora contratos de tarifas, ajuda no gerenciamento de seus chargebacks e cancelamentos e otimiza a sua conciliação de vendas.  

3ª Gestão dos recebíveis 

Aqui o sistema gera relatórios para análise dos lançamentos, como previsão de pagamentos, valores recebidos, valores a receber, vendas antecipadas e ajustes a crédito ou débito em seu saldo. 

4ª Gestão do financeiro 

Nessa funcionalidade, o sistema dá visibilidade ao seu extrato financeiro da operadora de cartões ou meios de pagamento e otimiza seu trabalho ao fazer a conciliação bancária. 

Por que um software financeiro é tão importante? 

Veja a seguir, os motivos pelos quais é imprescindível contar com um sistema de gestão financeira para fazer a conciliação. 

Automação 

Um sistema de gestão financeira de recebíveis automatiza a conferência de dados entre o sistema ERP, os extratos dos meios de pagamento e as contas bancárias da empresa.  

Assim, ter um software inibe a redundância no lançamento dos dados, reduzindo a ocorrência de erros e retrabalhos na gestão da informação, em tomadas de decisão e até em fluxos de trabalho e processos. 

Com maior acurácia dos seus registros, a empresa também gerencia melhor seus recebíveis, conhece mais profundamente os seus processos, identifica padrões em transações e evita fraudes no recebimento de meios de pagamento. 

Integração 

Com a digitalização, o surgimento de ferramentas cada vez mais inovadoras e a adesão ao trabalho digital, as empresas também precisaram manter a alta disponibilidade de dados na web.  

Por isso, a integração entre as inúmeras ferramentas de gestão favorece a criação de análises mais acertadas, assim como a conexão entre os dados financeiros de diferentes unidades do ecossistema financeiro. A consolidação desses dados alinha os processos e reduz falhas que eventualmente interferem na qualidade dos resultados. 

Boavista: sistema de gestão financeira com integração e automatização para sua empresa 

Na Boavista, temos um sistema de gestão financeira de recebíveis que integra e homologa mais de 250 meios de pagamento, que otimiza diversos serviços e torna a gestão de negócio mais inteligente e eficiente. 

O Extrato Card tem diversas funcionalidades e traz mais eficiência e organização para manter as finanças sob controle. Ele é um software poderoso que pode transformar a gestão dos seus recebíveis, automatizando processos e garantindo maior precisão nas suas transações financeiras. 

Além disso, nosso sistema traz uma homologação independente, sem vínculo com instituições financeiras, como bancos ou sistemas. O que significa dizer que não há conflito de interesses durante o processo de integração. Dessa forma, nosso software captura as informações com mais precisão e confiabilidade.  

Portanto, um sistema de gestão financeira significa economia de tempo e dinheiro para empresas de todos os portes. Porque, o sistema reduz a necessidade de processos manuais e repetitivos que demandam muitas horas de trabalho.  

Conte a Boavista para ter mais automação e integração com mais de 250 instituições financeiras e de mais de 170 meios de pagamento.  

Otimize sua conciliação com a Boavista!   

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais