Transformação digital: como modernizar a gestão financeira da sua empresa - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

Transformação digital: como modernizar a gestão financeira da sua empresa

Para quem atua no mercado ou setor de finanças de uma empresa, garantir que a gestão financeira flua com qualidade, sem prejuízos, com menos burocracia e mais rapidez é pensar na atualização dos processos com recursos disponibilizados pela transformação digital.

Um erro de cálculo, de preenchimento de arquivo, de elaboração de documento, em que um valor mínimo gere um custo máximo à empresa, é um risco que pode ser diminuído quando os profissionais utilizam de recursos tecnológicos nas áreas de contabilidade e finanças.

Nesse sentido, temos testemunhado os avanços que surgem com a transformação digital, como a criação de plataformas de gestão financeira, gestão de equipe e controle de fluxo de caixa, entre inúmeras outras possibilidades. 

São sistemas que proporcionam maior automação e dinamismo em setores que exigem rigor e celeridade nos processos, como o setor financeiro de uma empresa.

Diante de tantas alternativas disponíveis, vamos tratar, aqui, sobre como as tecnologias podem ajudar na gestão financeira do negócio, por exemplo, em conciliações bancárias, além de enumerar os benefícios que são alcançados quando a gestão é modernizada em comparação com o método manual.

Como a transformação digital pode ajudar sua gestão financeira?

Gerir financeiramente uma empresa é precisar lidar com dinheiro, cálculos e processos financeiros que podem se tornar uma atividade complexa e demorada, pelo esforço de atenção com as informações. Automatizar os processos diminui pela metade as tarefas exercidas pelo time operacional.

A transformação digital, por sua vez, não se trata apenas de colaborar no processo produtivo das pessoas que trabalham na gestão financeira. A partir da tecnologia, os serviços e processos financeiros se tornam mais acessíveis, rápidos, sem muita burocracia e com mais autonomia para clientes e funcionários.

Entre os benefícios, podemos citar a automatização dos pagamentos, redução de multas e juros por erro de controle interno, diminuição das tarifas bancárias, maior controle de reembolso de despesas, entre outros.

Uma solução chamada automatização de processos

Decidir automatizar os processos de gestão financeira é pensar de forma estratégica e planejada. Com a redução de atividades manuais, o fluxo se torna mais intenso e a dinâmica de informações entre colaboradores também, o que vai exigir da empresa visão ousada e resposta em tempo real.

Com o processo de automatização é a estrutura tecnológica que vai operar os trâmites financeiros e melhorar a gestão dos dados, a comunicação entre equipes, o aperfeiçoamento do controle financeiro, a melhoria da conciliação de vendas e prevenir ataques ou riscos à segurança dos dados internos da empresa.

6 dicas para modernizar a gestão financeira da sua empresa

Antes de migrar a forma que você gerencia o setor financeiro da sua empresa é importante seguir algumas dicas, para que não aconteçam frustrações ou erros na implantação do processo de automação.

  • Pesquisa de processos mais eficientes e produtivos

Existem diversos serviços para modernizar a gestão financeira, e cabe à empresa verificar qual deles vai colaborar dentro da estrutura da equipe a ir diretamente para o modo automático. Um exemplo seria o faturamento, reajuste de contratos, registro de boletos, procedimentos de cobrança que não exijam o trabalho direto do funcionário.

  • Use o digital

Verificar quais processos podem ser desempenhados no ambiente virtual, quais documentos são válidos digitalizar e como transformar o fluxo dos processos em modo online.

  • Pesquise software para migração

Juntamente com um consultor de gestão em ambiente virtual, a empresa pode checar e planejar quais atividades e serviços deverão ser implantados ou adaptados para uma plataforma na nuvem, e essa operação exige um programa de planejamento de recursos da empresa, mais conhecido pela sigla ERP. 

Com o suporte do ERP, você define o software e programas que serão utilizados pela equipe de gestão financeira alinhados com o fluxo de produção.

  • Junte setores

Avalie com a equipe quais setores podem trabalhar em conjunto e quais informações deverão ser compartilhadas por grupos diferentes. Isso auxilia na definição do programa ou software específico para os setores envolvidos.

  • Localize erros ou atividades redundantes

No processo de definição dos fluxos que serão automatizados é possível checar setores e procedimentos com erros comuns, por meio de um check-list e apuração das informações. É comum surgir equívocos e a tecnologia pode ajudar a controlar a não-repetição dos erros por comandos precisos. Isso também sugere automatizar departamentos por etapas.

  • Capacite os profissionais

Implantar tecnologia e automação de processos é também reconhecer competências profissionais nos mais diversos setores, checar quem desenvolve bem o fluxo com boa produtividade e inserir os recursos humanos no contato com a tecnologia, especialmente as pessoas que não fazem uso intuitivo de dispositivos eletrônicos. Se possível, crie grupos em conjunto para que o treinamento seja harmonioso e não competitivo.

Conheça a Boavista

A Boavista é ideal para a sua empresa modernizar a gestão financeira com segurança, responsabilidade e qualidade.

Há mais de 30 anos no mercado de tecnologia para sistemas de gestão, serviços e processos financeiros de média e grandes empresas.

Referência no setor, a Boavista também atua cumprindo regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e protocolos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Entre as soluções oferecidas, a empresa conta com o módulo e-Extrato Card, uma plataforma onde sua empresa pode centralizar o controle de vendas em meios de pagamento em um único local, da compra até o repasse às contas bancárias.

Conclusão

Vimos neste artigo sobre os benefícios da transformação digital na modernização do processo de gestão financeira de uma empresa, reconhecendo que é preciso planejamento conciso e eficiente.

Quais as soluções existentes no mercado e como a empresa pode migrar para uma gestão automatizada, as etapas necessárias para realizar a automatização dos processos e fluxo, de que forma a migração pode afetar setores ou melhorar processos.

Dessa forma é que a Boavista vem oferecer para sua empresa produtos de alta qualidade na área de tecnologia digital para o setor financeiro.
Quer saber como podemos te ajudar? Conheça as melhores soluções para a gestão financeira do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.