Transformação digital nas empresas: saiba como se adaptar!

Transformação digital e o setor financeiro: o que é e como se adaptar à nova era digital

No Brasil, 73% dos empreendimentos estão iniciando o processo de transformação digital nas empresas. Esse é o resultado da pesquisa da CIO Survey 2016, que ouviu 708 CIOs, e confirmou que a transformação digital dos negócios está ganhando velocidade.

No entanto, apenas 1 em cada 4 possuem maturidade suficiente para que ocorra, de fato, essa transformação na organização.

O primeiro passo para adotar essa mudança é entender que a transformação digital não acontece do dia para a noite, é essencial possuir princípios fortes e abraçar transições necessárias.

Portanto, apostar nesse desafio envolve mudar o paradigma e arriscar dar o primeiro passo para o novo.

Pensando nisso, confira a seguir um guia completo da transformação digital e como ela pode impactar a sua empresa, incluindo o setor financeiro.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é Transformação Digital?

A transformação digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia como ferramenta para otimizar os processos, acelerar o crescimento e melhorar o desempenho da marca, consequentemente potencializando os resultados da organização.

No entanto, este conceito vai muito além de ter apenas um site ou um perfil da empresa nas redes sociais.

Transformação digital significa que a tecnologia deve estar no centro da estratégia da empresa e não apenas como uma ferramenta ou algo superficial.

Isso leva tempo e recursos e é essencial haver uma completa dedicação, envolvendo um trabalho colaborativo de todos.

A boa notícia é que, apesar de ser um grande desafio, essa mudança é possível em todas as empresas, independentemente do quanto ela pode investir nessa mudança.


Os impactos da Transformação Digital nas empresas

A transformação digital não se limita somente a uma área ou aos profissionais da TI.

As mudanças devem envolver toda a empresa.

Porém, a gestão desse processo de mudança deve partir dos líderes da empresa, seja os diretores, gestores ou coordenadores. Além disso, importantíssimo ter colaboradores antenados, engajados e sempre conectados para que possa garantir a melhor experiência do cliente para o seu negócio.

Lembre-se: a liderança é um dos fatores mais importantes em processos de transformação.

Afinal, as mudanças devem começar de cima para baixo, envolvendo novas tecnologias em todas as estratégias e tomadas de decisões.

Principais desafios da transformação digital 

Falta de incentivo e iniciativa da liderança

O incentivo para a implementação de mudanças estratégicas na empresa deve partir, primeiramente, da liderança.

Quando os diretores, coordenadores ou gestores não conseguem tomar a iniciativa e conversar com o time sobre as transformações digitais que ocorrerão no dia a dia, é praticamente impossível fazer dar certo.

Afinal, é preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais no cotidiano da organização.

Falta de profissionais qualificados

Não ter as pessoas certas é um problema que muitas empresas enfrentam quando precisam iniciar o processo de transformação digital.

Na era digital as informações mudam e se atualizam em tempo real.

Portanto, as empresas precisam resolver esse problema buscando profissionais qualificados, investindo no treinamento de equipes e na qualificação constante de quem já trabalha na empresa.

Medo que a segurança da empresa seja afetada

É bastante comum que, durante um processo de transformação digital, diretores de empresas tenham medo de que surjam brechas na segurança dos seus dados.

Esse medo é bem comum em organizações que lidam com produtos ou serviços financeiros e outras informações confidenciais.

No entanto, a tecnologia está sendo cada vez melhor desenvolvida para manter os dados protegidos e aumentar a segurança da informação.

Erros e problemas de TI

O setor da TI é importante em todas as etapas da transformação digital na empresa.

Afinal, quando se coloca a tecnologia no centro das estratégias, é bem comum surgirem diversos problemas ou erros nos sistemas e é essencial ter uma equipe pronta para resolver esses bugs.

Portanto, mantenha a sua equipe preparada e informada quanto às mudanças acontecendo na organização.

Caso não haja uma equipe estruturada, existem outras opções, como o outsourcing de TI, que resolverá o seu problema.

A relação entre a Transformação Digital e o Financeiro

Nos últimos anos, o setor financeiro começou a lidar com um grande volume de dados, do quais eram aproveitados pouco ou nenhum valor.

Logo, a transformação digital na área financeira envolve otimização de processos, redução de custos operacionais e tecnologias para potencializar as tomadas de decisões.

Com os novos sistemas, como o business intelligence, big data, inteligência artificial e outras tecnologias, é possível que o setor financeiro deixe o velho achismo de lado e possa extrair insights valiosos dos seus dados.

Com novos modelos de negócio na empresa, o setor financeiro também é focado no digital e deve mudar, transformar e evoluir.

No entanto, para isso realmente acontecer, a área financeira precisa deixar a sua zona de conforto e assumir riscos, procurando novidades, tecnologia e tendências.

Etapas fundamentais para implementar a transformação digital no setor financeiro

Use a transformação digital nas empresas para transformar pessoas

É comum que gestores e diretores financeiros, ao entender os impactos da transformarão digital, decidam substituir diversas pessoas da equipe.

Isso acontece porque líderes entendem que os profissionais antigos precisarão de um tempo maior para se alinhar à nova realidade da organização e que envolve uma mudança.

Além disso, contratar alguém já preparado para os novos cargos é bem mais fácil, certo?

É aí que muitos líderes financeiros se enganam!

Novos profissionais não entendem do seu produto ou serviço tanto quanto as pessoas que já estão no dia a dia da empresa.

E tem mais, muitos desses colaboradores internos já entendem a necessidade da transformação digital e tem interesse em crescer junto com a empresa.

Portanto, uma atitude interessante é investir no treinamento e capacitação do time de finanças.

Pois, além de evitar decisões traumáticas para a empresa, engaja e motiva a equipe como um todo.

Deixe os processos de produção menos burocráticos

A tecnologia é uma excelente forma de desburocratizar e simplificar os processos do setor financeiro.

Através da transformação digital, é possível descomplicar tarefas e reduzir o número de etapas, além disso você pode integrar sistemas diferentes, como um ERP a um Conciliador de Cartões, por exemplo, para cruzar, confrontar e armazenar dados de maneira mais rápida e assertiva.

Desta maneira, os processos são executados com maior facilidade e menores erros.

Pratique o desapego daquilo que evita a transformação

Não há como transformar toda uma área, sem de fato mudar alguma coisa.

Parece redundante, mas representa muitos gestores e diretores financeiros quando falamos em transformação digital.

Para muitos líderes financeiros, essas mudanças digitais vão alterar somente os processos, o que, automaticamente, irá melhorar os resultados da empresa e a produtividade da equipe.

Não é totalmente errado. Mas a transformação digital não é apenas processos!

As mudanças vêm com foco nos processos, produtos e modelos de atuação.

Portanto, é importante desapegar de ideias, processos, produtos e projetos antigos, pois tudo pode mudar a qualquer momento e parar no tempo pode ser fatal para a estratégia financeira.

Aposte em métodos mais ágeis

Ser mais ágil não é a mesma coisa que ser mais rápido.

Apostar em métodos ágeis significa desenvolver um produto ou serviço que realmente entregue o que os clientes buscam, de maneira organizada e com prazos reais.

Essa é a chamada filosofia ágil! Implementar metodologias desse tipo ajuda a simplificar processos e reduzir o tempo nas atividades mais demoradas e burocráticas, como a conciliação de cartões, por exemplo.

Torne-se um líder transformador

Ser um líder transformador significa que você é um exemplo pelo seu time e que os conduz até o mais alto patamar da performance financeira.

Essa capacidade é um fator primordial para implantar a transformação digital na área financeira, pois o apego ao mais do mesmo, a estagnação e a zona de conforto podem ser cruciais para acabar com os resultados de todo o setor financeiro.

Líderes devem ter a mente aberta ao novo, ser resilientes e motivar as pessoas a seguirem na mesma direção. Com essas habilidades as chances de sucesso serão muito maiores.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler também sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e como ela pode impactar o seu processo de transformação digital no setor financeiro. Boa leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *