Tecnologia no setor financeiro: como potencializar a gestão da empresa

Tecnologia no setor financeiro: como potencializar a gestão dos recursos

Não é raro encontrar empresas que ainda temem adotar a tecnologia no setor financeiro como uma maneira de potencializar os procedimentos e otimizar a saúde financeira do negócio.

Mas não se engane, utilizar a tecnologia como uma aliada da gestão transforma os processos e consegue ajudar gestores e diretores a melhorar a gestão dos recursos financeiros e alavancar a estratégia do negócio.

Pensando nisso, confira a seguir os motivos para utilizar a tecnologia na gestão financeira e por onde começar.

Afinal, por que utilizar a tecnologia no setor financeiro?

Para dar conta de um grande fluxo de informações presentes no setor financeiro, gestores geralmente utilizam ferramentas tecnológicas para potencializar a rotina. Confira as principais vantagens:


Centralização das informações financeiras

Uma tecnologia voltada para a gestão financeira consegue interligar todos os setores de uma empresa, informatizar os dados e automatizar os processos.

Além disso, uma tecnologia desse tipo centraliza todas as informações em um único local, facilitando a gestão e permitindo que as tarefas da rotina financeira sejam executadas mais rápido, simples e sem dor de cabeça.

Controle automatizado das entradas e saídas

Gestores financeiros precisam ter em mãos informações reais e seguras de todas as entradas e saídas da empresa, para que sejam tomada as melhores decisões em prol do crescimento do negócio.

No entanto, se limitar a controlar essas informações de forma manual não garante que as decisões sejam baseadas em dados seguros.

Somente por meio de uma tecnologia é possível que os processos se tornem automáticos, os procedimentos sejam simples e seguros e que sejam prejuízos financeiros e grandes dores de cabeça.

Inteligência financeira para acompanhamento das movimentações em tempo real

Além de controlar as entradas e saídas, gestores financeiros precisam das informações de movimentações financeiras em tempo real, a fim de estar por dentro de possíveis oportunidades de investimentos.

Logo, contar com uma tecnologia de inteligência financeira garante previsões automáticas que conseguem identificar necessidades, como a solicitação de empréstimos, mudanças de estratégias ou investimentos.

Além disso, através desta tecnologia que controla as movimentações, é possível evitar que terceiros causem prejuízos à empresa.

Auxílio nas tomadas de decisões

Identificar corretamente o problema é o primeiro passo para tomar uma boa decisão, de forma que impacte positivamente no negócio.

Por isso, uma tecnologia assegura que as informações mais importantes estejam sempre à vista, evitando que o gestor precise perder horas analisando vários dados de maneira totalmente manual a fim de descobrir onde está o erro.

Logo, esta tecnologia garante que a identificação do problema seja mais ágil e que a resolução do problema seja ainda mais prática e sem dor de cabeça.

Por isso, mesmo com a rotina pesada da gestão, dispor de uma tecnologia financeira garante que o tempo seja otimizado e que sobre espaço na agenda para sentar e analisar a fundo as questões apontadas no software.

Como utilizar a tecnologia na Gestão Financeira

Confira como a tecnologia pode ser uma aliada da rotina financeira. A seguir, listamos algumas ações do dia a dia do setor financeiro que podem ser automatizadas com a tecnologia:

Fluxo de Caixa

A tecnologia pode ser uma aliada do Fluxo de Caixa da sua empresa, ajudando a organizar as informações financeiras e otimizar as análises.

A partir das informações que você fornece para o controle diário do fluxo, a tecnologia consegue interpretar as variáveis e fornecer informações que farão sentido para as projeções e tomadas de decisões de gestores financeiros.

Conciliação Bancária

A Conciliação Bancária também pode ser impactada positivamente. Ao invés de depender de planilhas e tarefas manuais para se certificar de que todo dinheiro que entra nas contas da empresa estão corretos, a tecnologia consolida todos os bancos em um único portal e faz a conciliação de forma 100% automatizada.

Assim, é possível ter uma melhor clareza dos recebíveis e fazer a gestão de todos os recebimentos de forma segura, confiável e descomplicada.

Antecipação de Cartão

Antes de entrar neste item, vale lembrar: a antecipação de cartão, quando usada corretamente, costuma ser bastante vantajosa para o negócio, pois é uma estratégia que assegura mais liquidez às vendas efetuadas, já que permite receber um dinheiro que só cairia na conta bancária da empresa no futuro.

Com isso, é possível usar a tecnologia para analisar dados, simular possíveis antecipações e construir uma estratégia de antecipação de parcelas, evitando pagar mais caro em tarifas de antecipação.

Ou seja, gestores podem ter mais chances de realizar investimentos ou tomar decisões mais eficientes, estratégicas e que gerem excelentes resultados.

Conciliação de Cartões

Com a tecnologia, a conciliação de cartões também se torna mais rápida. Afinal, é mais simples conferir todas as vendas e recebimentos da empresa.

Além disso, utilizar a tecnologia na conciliação de cartões da empresa permite que todas as informações de venda estejam centralizadas em um único lugar, se tornando desnecessário conferir cada filipeta ou entrar no site de cada operadora.

Com isso, inconsistências ou falhas podem ser encontradas mais facilmente, além de garantir que todos os valores das vendas foram creditados corretamente nas contas bancárias.

e-Extrato Card: a solução tecnológica para a sua gestão financeira

Agora que você entende a necessidade de ter uma ferramenta tecnológica para potencializar a sua gestão financeira, conheça o conciliador de cartões e-Extrato Card.

Este conciliador de cartões consegue:

  • potencializar o quadro operacional. A conciliação é feita de maneira descomplicada. Em poucas horas dá pra conferir as vendas em cartões e ainda sobra um tempinho, não sendo preciso ter uma grande equipe para realizar esta atividade;
  • reduz perdas financeiras. O e-Extrato Card faz a auditoria dos dados para você e ainda informa tudo de maneira simplificada por meio de um quadro de avisos. Com isso, a possibilidade de de perda diminui e o ganho de eficiência aumenta;
  • ajuda a tomar as melhores decisões a curto e longo prazo, afinal o sistema produz gráficos amigáveis e fáceis de entender, além de um otimizador de custos que gera relatórios e permite uma análise entre as operadoras, comparando as taxas e mostrando onde é mais interessante investimentos para ter sucesso financeiro.

O conciliador de cartões e-Extrato Card é uma solução de inteligência financeira capaz de fazer a conciliação de cartões de crédito de maneira automatizada e muito prática.

Que tal saber um pouco mais sobre o e-Extrato Card? Confira como o conciliador de cartões e-Extrato Card pode alavancar as decisões estratégicas de gestores e diretores financeiros.

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais