Sistema contábil: 5 principais vantagens para a sua empresa Sistema contábil: 5 principais vantagens para a sua empresa

5 benefícios de ter um sistema contábil na sua empresa

Você sabe as vantagens de ter um sistema contábil? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

As operações financeiras de uma empresa devem ser realizadas de modo a garantir a segurança e exatidão das informações, desde as vendas com cartão de crédito até os relatórios de recebíveis, por isso o uso de um sistema contábil possibilita conciliações bancária e contábil, mais segurança no armazenamento de dados, maior precisão na detecção de falhas, além de maior praticidade nas atividades operacionais.

Com isso, o gestor consegue mais eficiência nos processos entre os setores Financeiro e Contábil, gerando produtividade da equipe, redução de custos e informações confiáveis para as tomadas de decisões assertivas para o aumento da lucratividade da empresa.

Organização das informações

O sistema contábil relaciona as informações de vendas de todas as filiais — inclusive de segmentos diferentes.

Desse modo, os funcionários não perdem mais tempo organizando os dados da empresa. Afinal, todos os processos operacionais ficam registrados, permitindo que a equipe consiga trabalhar de maneira rápida e eficaz.

Controle financeiro e redução de custos

O sistema contábil controla as entradas e saídas de dinheiro, receitas e despesas e demais situações que envolvem os custos de uma empresa.

Ele também permite calcular a margem de lucro, liquidez e endividamento através de demonstrativos (Balanço Patrimonial e DRE) que possibilita um acompanhamento do desempenho econômico, financeiro e operacional da empresa.

Assim, o gestor consegue fazer uma avaliação geral sobre os preços aplicados, número de vendas e sua margem de lucro, o que permite ajustar preços, reduzir custos e planejar investimentos.

Aumento da produtividade

O sistema contábil reduz, significativamente, o uso de planilhas para o registro de informações. Ele permite a integração dos dados contábeis e a comparação dos valores de modo automático, deixando o trabalho da equipe mais produtivo e ágil.

Desse modo, evita-se o trabalho manual e a realização de tarefas repetitivas. E, com isso, os colaboradores têm mais tempo para executar demandas mais estratégicas e atender clientes.

Diminuição dos erros com o sistema contábil

Geralmente, os erros nos registros financeiros ocorrem porque o trabalho é feito manualmente, dependendo exclusivamente da atenção e dedicação da pessoa responsável.

Com o uso de sistemas contábeis interligados, desde a venda até o recebimento, isso não ocorre, porque as informações inseridas podem ser comparadas.

Por exemplo: é possível interligar automaticamente os dados das notas fiscais com os valores recebidos, evitando erros de digitação.

Integração dos dados financeiros

A ferramenta faz a integração dos dados bancários, permitindo a importação de extratos e conferência dos valores. Isso possibilita uma auditoria completa das finanças e dá mais agilidade ao trabalho do contador.

A ferramenta também garante mais segurança da operação contábil da empresa, diminui erros e qualifica os trabalhos executados.

Análise estratégica da empresa

Os melhores programas contábeis permitem a elaboração de relatórios sobre o faturamento, pagamentos e débitos da corporação.

Assim, o gestor consegue ter uma visão ampla sobre os resultados e problemas da empresa. Isso permite uma análise estratégica, possibilitando uma decisão mais rápida e eficaz para melhorar a lucratividade do negócio.

Percebeu como o sistema contábil oferece muitos benefícios para sua empresa? Melhora a produtividade da equipe e aumenta a lucratividade! Curta nossa página do Facebook e receba as nossas novidades em primeira mão.

Gostou desse conteúdo? Leia também: Como o e-Extrato Card pode auxiliar na gestão de múltiplos meios de pagamento

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais