Varejo e vendas no carnaval

Varejo e vendas no carnaval: entenda os benefícios de uma plataforma de conciliação 

Conforme o carnaval se aproxima, o setor do varejo se prepara para colher os frutos das vendas desses dias de celebração. Seu varejo está pronto para conciliar as vendas do carnaval?  

Entenda os benefícios de uma plataforma de conciliação para datas de grande faturamento.  

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Plataformas de conciliação são essenciais para que seu negócio – seja supermercado, posto de gasolina ou farmácia tenha o melhor desempenho durante o carnaval – saiba como e por quê. 

Além disso, em clima de festa, as pessoas aproveitam o feriado para consumir itens de varejo, como: roupas, alimentos e bebidas e bens e serviços do turismo. Tudo isso faz com que o carnaval seja um grande momento para o varejo. 

Por isso, com ao aumento de vendas, fluxo de clientes e movimentações de funcionários, as plataformas de conciliação entram como essenciais para uma gestão financeira empresarial saudável e eficiente.  

Saiba como tirar o máximo proveito dessa data para movimentar suas vendas no carnaval.  

Preparação do varejo para gerar mais vendas 

Por isso, entender se seu varejo está preparado as vendas desse período, vai desde olhar para a gestão de estoque, conciliar as vendas até a preparação da loja para receber o alto fluxo de pessoas.  

Em 2024, espera-se que o carnaval movimente R$ 9 bilhões na economia brasileira, diz Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) 

Por isso, os varejistas precisam estar prontos para um clima de festa. Veja alguns passos para estar preparado para a alta das vendas:  

  • Analisar o desempenho do carnaval passado 
  • Preparar a loja e destacar produtos 
  • Conciliar os recebíveis  

O que é uma plataforma de conciliação e como ela pode auxiliar seu varejo? 

Uma plataforma de conciliação é uma ferramenta de gestão financeira responsável por agilizar, sistematizar e automatizar o processo de verificação de gastos e compras em múltiplas plataformas. 

Assim, pagamentos duplicados, chargebacks, cancelamentos e devoluções ficam disponíveis para análise humana em um sistema integrado.  

Por sua vez, esse sistema identifica e sinaliza seu comércio para que o problema seja corrigido antes que venha trazer prejuízos para o negócio.  

Para o lojista e o varejo, é uma redução de dois custos: com prejuízos e com a Receita Federal. 

Para que serve uma plataforma de conciliação? 

Em geral integradas a ERPs, as plataformas de conciliação garantem que não haja “dinheiro perdido” em uma transação, seja no carnaval ou em qualquer época do ano. 

Isso permite uma melhora na verificação de pagamentos e fluxo de caixa. 

Assim, uma plataforma de conciliação serve para otimizar as operações financeiras, a gestão de gastos e vendas e trazer maior transparência para a gestão financeira. 

Qual a importância da conciliação financeira neste período? 

Com alto fluxo de vendas e diversas questões para lidar no período de aumento das vendas, a conciliação bancária garante que tudo esteja em ordem e legível para as etapas fiscais da prestação de contas. 

5 benefícios de uma plataforma de conciliação 

As plataformas de conciliação auxiliam em outras frentes e reduzem custos para lojistas.  

Separamos alguns dos benefícios que os varejos alcançam ao ter uma plataforma de conciliação, e que podem te ajudar a tomar uma decisão sobre qual adquirir para o seu negócio.  

Entre os principais estão: previsibilidade de recebíveis, conciliação de vendas, maior precisão nos dados financeiros. 

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Melhoria na Gestão  

As plataformas de conciliação permitem que haja uma visão integrada e 360° da gestão do seu negócio, pois são conectadas ao seu ERPs. 

Em um período de alto fluxo no varejo, como o carnaval, ter uma gestão confiável pode ser o diferencial necessário para se destacar dos concorrentes.  

Conciliação de vendas 

Vale mencionar que a conciliação de vendas auxilia o negócio minimizando problemas de gestão financeira.  

Em períodos de grande volume de venda, o lojista pode sentir-se perdido em relação à receita, erros nos valores gerados nas notas fiscais e aos erros nos números relacionados às movimentações financeiras.  

Um conciliador ajuda a tornar as informações e dados transparentes e rastreáveis, assim como contabilizam todas as entradas e saídas de vendas em meios de pagamento. 

Otimização do tempo 

Outro ponto positivo é a otimização do tempo dos colaboradores. Trabalhos ociosos e repetitivos são otimizados e a chance de erro humano diminui. 

Ao contratar um sistema de conciliação, você pode direcionar a equipe para outras atividades, concentrando seu foco para outras áreas do negócio mais estratégicas.  

Maior resolução de problemas 

Qualquer problema no setor financeiro afeta diretamente as outras áreas. Um conciliador prevê os erros em transações no início, para que consigam ser sanados antes de causar problemas maiores.  

Essa precisão garante ao dono do negócio uma eficiência e fluxo de caixa mais precisos, podendo realizar investimentos importantes para o negócio. 

Pensando nisso, a Boavista entrega soluções específicas para auxiliar lojistas e seus setores financeiros.  

Há mais de 32 anos no mercado, transformando o processo de gestão financeira, a Boavista disponibiliza plataformas integradas e ágeis para soluções financeiras automatizadas.   

Nossas plataformas são homologadas a mais 170 operadoras no país, realizando a conciliação financeira e bancária das suas vendas.  

Além disso, somos independentes de qualquer instituição financeira, garantindo a identificação de possíveis inconsistências através de forma segura.   

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores.  

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