10 Perguntas e respostas sobre carteiras digitais

10 Perguntas e respostas sobre carteiras digitais

As carteiras digitais, ou e-wallets, já estavam fazendo sucesso no Brasil antes de 2020, mas com a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento que ela impôs às pessoas, as carteiras digitais deram um salto de popularidade. 

Milhões de brasileiros já aderiram a este serviço. O Banco Central estima que cerca de 35% da população brasileira utiliza alguma carteira digital. 

Contudo, ainda existem muitas dúvidas e incertezas sobre o funcionamento desse meio de pagamento. Por isso, vamos dar mais detalhes!

1. O que são carteiras digitais?

Carteiras digitais são meios de pagamento eletrônicos que você administra por diferentes dispositivos. O principal deles é o celular. Você pode utilizá-lo de onde estiver, bastando uma conexão de internet.

Com elas, você pode pagar diversos tipos de contas (boletos bancários convencionais; contas de água, luz, telefone e internet; guias de pagamento do governo etc.), além de transferir dinheiro para outras contas e fazer pagamentos na internet e em diferentes estabelecimentos.

Da mesma forma, lojistas e empresários podem aceitá-las para receber pagamentos de clientes com facilidade e segurança, além de transacionar seu dinheiro rapidamente a baixos custos.

2. Quais as melhores opções de carteiras digitais no Brasil?

As carteiras digitais oferecem serviços muito semelhantes. Dizer que uma é melhor que outra, na verdade, depende dos usos que você pretende realizar e das suas predileções quanto a marcas e características dos aplicativos. De qualquer forma, algumas carteiras digitais têm feito muito sucesso no mercado brasileiro. São as seguintes:

  • PicPay
  • PayPal
  • RecargaPay
  • PagBank
  • Ame Digital
  • Google Pay

Importante não confundir carteira digital com conta ou banco digital. A carteira digital serve apenas para o pagamento/recebimento e para a transação de valores entre contas. Os bancos digitais, por sua vez, oferecem uma série de outros serviços, como créditos, investimentos e outros.

Entretanto, muitas carteiras digitais são propriedade de bancos. Por isso, é comum que clientes desse meio de pagamento também utilizem serviços bancários da instituição financeira no mesmo aplicativo.

3. Como está a adesão no país?

Podemos afirmar que a adesão de consumidores e empresas brasileiras às carteiras digitais é crescente. Cerca de 89% dos consumidores brasileiros passaram a usar carteiras digitais na pandemia, segundo Toluna, empresa que fornece insights de mercado. Já segundo o Banco Central, o mercado financeiro brasileiro já oferece mais de 600 opções de carteira digital aos clientes.

Dois fatores ajudaram a impulsionar ainda mais o crescimento das carteiras digitais no Brasil hoje.

Em primeiro lugar, a pandemia. A situação sanitária do Brasil impulsionou significativamente as vendas online e o delivery, fazendo cair o uso de dinheiro em espécie. Cada vez mais usuários passaram a aderir às carteiras digitais.

Além disso, o lançamento do PIX no fim de 2020 tornou o uso de carteiras digitais ainda mais rentável para clientes e lojistas. Com ele, pessoas físicas fazem transferências e pagamentos de dinheiro sem pagar nada. Pessoas jurídicas pagam uma taxa muito menor, comparada aos antigos TED e DOC.

4. Como faço para aderir a esse novo meio de pagamento?

O procedimento pode variar de acordo com cada marca de carteira digital, mas via de regra, o processo é bastante simples. Basta que você crie uma conta na carteira digital. Isso pode ser feito em um site na internet ou no próprio aplicativo da carteira.

Feito isso, você provavelmente terá que inserir alguns dados para comprovar a sua identidade, ou mandar fotos de seus documentos. Fique tranquilo que tudo é muito seguro. Pronto! Como as carteiras digitais não exigem análise de crédito, a sua conta já está ativa e pronta para usar.

Se você é lojista e utiliza maquininha de cartão de crédito, provavelmente a sua operadora também tem uma carteira digital à disposição. Crie a sua conta no app da sua operadora para também começar a aceitar pagamentos de outras carteiras digitais.

5. Na prática, como funciona?

É tudo muito simples. Para o cliente, basta que ele insira dinheiro no aplicativo (por meio de boleto ou transferência) ou receba dinheiro de outras pessoas por meio do PIX. Algumas carteiras digitais liberam pagamentos via cartão de crédito e empréstimos pré-aprovados, mas estas operações têm juros.

O cliente então pode pagar usando o celular (transferência, aproximação, PIX ou QR Code), ou usar o cartão disponibilizado pela operadora da carteira (se houver).

Para o lojista, por sua vez, a carteira digital pode receber pagamentos via PIX (chave pix ou QR code), transferência direta (caso o cliente use a mesma carteira digital que você), crédito ou débito (quando associada a uma maquininha de cartão).

6. Quais as vantagens de utilizá-la no meu negócio?

Em primeiro lugar, a agilidade. Lojistas que recebem por cartão podem ter dificuldades em receber seu dinheiro imediatamente. Na carteira digital, a compensação da operação é instantânea. Além disso, com menos papel moeda no caixa, sua empresa corre menos riscos relacionados a roubos e furtos.

Com a carteira digital, a sua empresa também pode fazer menos operações que exigem o intermédio de um banco (como transferências e saques, por exemplo), reduzindo consideravelmente os custos relacionados a serviços financeiros. Vale lembrar que estes serviços também podem demorar.

Mas, principalmente, receber com carteira digital é um diferencial para as empresas. Ter uma carteira digital pode ser um atrativo de venda para clientes que hoje preferem fazer pagamentos digitais do que usar boletos ou cartões.

7. Quais os benefícios para os meus clientes?

O principal benefício é a praticidade. Pagar pelo celular facilitou a vida dos clientes. Embora o e-commerce não seja uma coisa nova, a impressão de um boleto ou uma operação por cartão ainda não podiam ser aplicadas ao varejo presencial ou ao delivery.

Com as carteiras digitais, qualquer compra – não importa se é um carro ou um lanche – pode ser paga pela carteira digital.

8. O que é o cashback das carteiras digitais?

Cashback é dinheiro de volta. Sempre que um cliente faz uma compra, uma porcentagem do que ele gastou volta para sua carteira digital e fica disponível para próximas compras. Este é um bom atrativo para que clientes usem suas carteiras digitais.

9. Posso utilizá-las para outro fim além das vendas?

Claro! Você pode utilizá-la para pagar suas contas, transferir dinheiro para fornecedores, parceiros ou para quem quiser. Além disso, elas facilitam a gestão das suas finanças e podem.

10. É possível conciliar as vendas realizadas via carteiras digitais?

É possível conciliar a sua carteira digital com os outros meios de pagamento que você utiliza. Entretanto, para facilitar a vida, é importante utilizar as ferramentas certas para gerenciar suas entradas e saídas de dinheiro, como o e-Extrato Card, da Boavista Tecnologia.

Quer saber tudo sobre o universo do dinheiro? Baixe o nosso e-book Mundo Financeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *