Conciliação de vendas em cartões: processos manuais podem gerar prejuízos Conciliação de vendas em cartões: processos manuais podem gerar prejuízos

Conciliação de vendas em cartões: processos manuais podem gerar prejuízos

O fluxo de recebíveis de um negócio deve sempre ser gerenciado com o mínimo de erros possível. E, nesse cenário, eventuais falhas na hora da conciliação de vendas em cartões podem contribuir para prejuízos e erros no controle das receitas. Isso vale, inclusive, para as vendas feitas em cartões de crédito ou débito. A conciliação de cartões por esse meio é um processo complexo e como o mercado exige que empresas utilizem diferentes meios para vender os seus produtos, falhas nessa área possuem um preço alto.

Mas há uma alternativa. Veja no texto de hoje como a conciliação de vendas em cartões de maneira automatizada pode ser benéfica para a sua empresa!

Quais os problemas da conciliação manual de cartões?

A conciliação de vendas em cartões manual possui uma série de pontos negativos quando comparada com uma rotina automatizada. Efetuando essa rotina manualmente, as chances de um erro ocorrer aumentam consideravelmente. Quando a conferência de dados é feita sem o auxílio de uma solução de TI, basta uma vírgula fora do lugar para haver sérios problemas.

Além disso, a conferência manual é uma alternativa pouco produtiva. As taxas de retrabalho, causadas pelos erros são frequentes, assim como a ausência de automação. Isso acaba impedindo que o negócio mantenha uma rotina com alta fluidez.

Como efetuar a conciliação de vendas em cartões de maneira automatizada impacta o seu negócio?

O aumento do número de vendas via cartões de crédito e débito dos últimos anos ampliou a complexidade dos processos de controle de custos. A companhia precisa de mais tempo para verificar dados e manter um registro preciso das suas operações financeiras.

Mas no caso das vendas via cartões, a conciliação é um processo que pode ser automatizado em busca de redução de perdas e mais precisão nas rotinas diárias do setor financeiro.

O profissional contará com o auxílio de uma ferramenta inteligente, que:

  • controla as tarifas cobradas;
  • gerencia rotinas de antecipação de recebíveis;
  • facilita o acompanhamento da liquidação de parcelas;
  • e verifica a integralidade das informações ali inseridas.

Isso impactará a empresa de diferentes maneiras. O maior controle sobre os dados financeiros do empreendimento reduz as chances de erros e prejuízos afetarem a lucratividade do empreendimento.

Como consequência, todos os setores envolvidos nas rotinas de vendas e recebimento de pagamentos terão erros menos frequentes. Isso elevará as taxas de produtividade, uma vez que a taxa de retrabalho cai e o fluxo de caixa torna mais ágil.

Além disso, custos operacionais caem. Não só o negócio passa a fazer mais com menos, mas também consegue obter um controle maior sobre as taxas envolvidas no recebimento de valores. A longo prazo, isso tornará investimentos mais seguros. A empresa sempre saberá qual a melhor hora de alocar recursos financeiros em uma nova ferramenta.

Como usar a tecnologia como uma aliada?

Uma solução para efetuar a conciliação de vendas em cartões de maneira automatizada também torna a gestão da companhia mais eficaz. Os dados em relatórios financeiros serão mais precisos e, com um acompanhamento mais eficiente das vendas, a companhia consegue alocar mais verbas para os seus investimentos.

A tecnologia será mais um fator de apoio para gestores. Por meio dela os processos de controle de vendas e dos recebíveis nos domicílios bancários terão maior agilidade, segurança e confiabilidade.

Quer saber outras vantagens sobre a conciliação de vendas em cartões? Então entre em contato com nossos consultores e veja como essa ferramenta pode beneficiar o seu negócio!

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais