Projeção de fluxo de caixa: exemplos de erros mais comuns!

Projeção de fluxo de caixa: descubra e evite esse 4 erros mais comuns!

A projeção de fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes em uma empresa, independentemente do ramo da atividade.

É preciso lembrar que o fluxo de caixa nada mais é do que uma forma de controlar toda a movimentação financeira de um negócio, por um determinado período de tempo.

Para esse processo é preciso analisar todas as entradas e saídas de dinheiro de sua conta empresarial, sem nenhuma exceção.

Assim, será possível obter informações importantes para a gestão do seu empreendimento.

A melhor maneira para se programar para o futuro nos negócios se dá pela realização da projeção de fluxo de caixa. Entretanto, muitos empreendedores cometem alguns erros nessa atividade.

Continue a leitura deste artigo e veja os 4 erros mais comuns na projeção de fluxo de caixa.

Quais os erros mais comuns na projeção de fluxo de caixa?

1. Não ser realista em relação ao faturamento da empresa

Uma das informações mais importantes para realizar a projeção de fluxo de caixa é o faturamento da empresa. Infelizmente, alguns empresários não são realistas em relação as suas receitas, o que pode ser prejudicial para o futuro do negócio.

Sendo assim, o ideal é ser o mais realista possível. Então, não crie expectativas de resultados positivos ou negativos sem analisar informações que podem interferir no processo. Não se esqueça de levar a inadimplência em consideração, pois alguns clientes que efetuaram compras a prazo podem não arcar com seus compromissos.

2. Não anotar todas as entradas e saídas

Outro erro bastante comum na projeção de fluxo de caixa é a não categorização dos dados. Anotar todas as entradas e saídas, e saber o motivo pela qual elas foram realizadas é fundamental para gerenciar e controlar as finanças em seu negócio.

Realizar todos os processos relativos ao fluxo de caixa sem a devida categorização nos dados não terá nenhuma valia para o empreendimento. O gestor não conseguirá identificar pontos de melhoria, gastos supérfluos e, muito menos, pensar no futuro.

Sendo assim, faça uma correta distinção dos itens, separando-os em diferentes classes, de acordo com seus gastos. Impostos, pró-labore, salário dos funcionários, vendas, investimentos e outras categorias podem ser criadas.

3. Não contar com a época de menor volume de vendas

Levar a sazonalidade dos produtos também é essencial para a projeção de fluxo de caixa. Em tempos de menor volume de vendas é preciso estar preparado para arcar com as despesas fixas e demais gastos.

A melhor maneira de garantir esses recursos se dá pela criação de um fundo de reserva, que pode ser feito nos momentos de alta nas vendas. Assim, ao atingir o período “crítico”, você já estará preparado, evitando endividamentos, retirada de recursos que seriam investidos e a inadimplência. Pense nisso!

4. Não atualizar o fluxo de caixa frequentemente

O último erro comumente cometido na projeção de fluxo de caixa é não atualizá-lo constantemente. Muitos empreendedores acreditam que o fluxo de caixa pode ser atualizado uma vez por semana ou, em alguns casos, apenas uma vez por mês.

Esse tipo de costume será extremamente prejudicial para o futuro dos seus negócios. É preciso lembrar que os pagamentos são diários, bem como as vendas. Então, se você não conhecer, a fundo, as informações de sua empresa, será difícil tomar decisões acertadas.

Além disso, o fluxo de caixa pode apresentar informações extremamente úteis quando da realização de investimentos. A viabilidade de uma ação deve ser conferida constantemente, pois mudanças econômicas e de outras origens podem impactar em um projeto, tornando-o inviável, fazendo com que seja mais vantajoso finalizar o projeto.

Essa é uma das inúmeras opções que a projeção de fluxo de caixa nos permite antever. Por isso, essa atividade é considerada fundamental para o futuro de uma empresa. Preste atenção nas informações que destacamos e evite, ao máximo, cometê-las em seu negócio. Assim, será mais fácil ter um futuro esperançoso pela frente.

E aí, gostou do nosso artigo? Deseja mais informações? Então, leia também: Fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber para ter sucesso e potencializar seu negócio

Faça parte da comunidade Boavista Inscreva seu melhor contato e receba conteúdos exclusivos e com prioridade no seu e-mail!


    Teste

    Já vai sair?

    Converse com nossos especialistas para entender mais sobre a Boavista!

    Saiba mais