BPO financeiro: entenda como ele pode ajudar seu negócio - Blog da Boavista | Conciliação Financeira

BPO financeiro: entenda como ele pode ajudar seu negócio

O BPO financeiro (Business Process Outsourcing) é um serviço terceirizado que tem ajudado muitas empresas a gerir seu sistema financeiro. Ele contribui na otimização da gestão empresarial do negócio com auxílio de uma equipe especializada, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas.

A terceirização das responsabilidades da gestão financeira nestas empresas têm ajudado lideranças a elaborar planejamentos estratégicos melhor avaliados e também na reorganização de toda equipe sobre melhorias no fluxo das finanças e suas variáveis. 

O serviço de um BPO oferece uma gestão de negócios automatizada e assertiva, reduzindo gastos e tempo hábil de resolução de problemas, ideal para a manutenção da saúde financeira da sua empresa.

Neste artigo, você vai saber o que é BPO financeiro, como ele funciona, quais as vantagens e qual a contribuição para melhoria da gestão financeira da sua empresa.

Boa leitura!

O que é BPO financeiro? 

A tradução da sigla fala em ‘terceirização de processos de negócio’, e não diz respeito apenas à gestão financeira. Uma colaboração de BPO pode também ser feita nos setores de contabilidade, tecnologia da informação, recursos humanos, entre outras áreas.

O objetivo da terceirização é garantir mais vantagens em relação a custos e otimização do tempo da gestão do setor na empresa, tanto com a execução especializada da atividade quanto com o uso de ferramentas tecnológicas que modernizam o serviço, aproveitando a expertise das pessoas que já atuam na área.

No caso do BPO financeiro, a empresa terceirizada pode assumir a responsabilidade, por exemplo, do controle do fluxo de caixa, das projeções orçamentárias, do registro de notas fiscais, do plano de contas, entre outras atividades. 

Para que ele serve?

A contratação de um serviço de BPO é bastante útil para aliviar a sobrecarga de trabalho de profissionais do setor financeiro. Também ajuda na divisão de tarefas que podem ser executadas por empresas terceirizadas. 

A solução ainda colabora na visão estratégica dos gestores, sobretudo nas situações em que a empresa está passando por adaptações ou flutuações do mercado. 

Ademais, o serviço contribui na modernização das atividades da gestão financeira e em processos de controladoria ou auditoria que a empresa possa vir a passar. 

Quando o serviço integra atividades de contabilidade e finanças, o BPO  se torna uma solução no desenvolvimento de processos de qualidade, garante competitividade no mercado e consegue atrair novas possibilidades de parcerias empresariais.

BPO, assessoria e consultoria: existem diferenças? 

Sim, existem diferenças. A primeira delas está entre o BPO e o entendimento sobre consultoria financeira, que não é uma terceirização. 

Na consultoria, a equipe de profissionais especializados pode ir até a empresa, avaliar os dados, participar de processos e formular soluções para que a gestão possa administrar. É uma contribuição voltada para o planejamento, gestão de custos, redesenho de processos e análise de viabilidade financeira da empresa.

No caso do BPO, toda equipe de profissionais contratados pode assumir a responsabilidade direta da gestão, bem como a tomada de decisões sobre processos e soluções. 

A assessoria financeira atua diretamente num projeto ou num ponto específico que a empresa precisa melhorar ou desenvolver. A equipe colabora na execução desse determinado fim, como acontece em assistências técnicas de equipamentos ou serviços. Resultado alcançado, objetivo cumprido.

Quais as vantagens da aplicação do BPO financeiro nas empresas? 

A terceirização com a contratação de um BPO financeiro contribui na diminuição de custos operacionais, otimização do tempo e mais flexibilidade para os profissionais. Isso resulta na melhoria da eficiência da gestão e uma capacidade maior de avaliar o cenário geral da empresa no mercado.

O controle das finanças será executado por uma equipe específica que vai adequar práticas de rotinas financeiras alinhadas com o seu negócio, como por exemplo, a sistematização das contas a pagar, a receber, o fluxo de caixa. Incluindo ainda a produção de relatórios com perspectivas de futuro na tomada de decisão. 

A diminuição dos custos é mensurada pela economia com a aquisição de sistemas de gestão, treinamentos e todo um suporte que poderia ser mal aproveitado ou executado dentro da empresa. A terceirização deixa a responsabilidade com o serviço de BPO.

O rápido acesso a dados importantes também é uma vantagem porque os relatórios são produzidos de forma automatizada, incluindo diagnósticos e projeções com foco na melhoria da performance da empresa. 

A segurança das informações é garantida pelos recursos tecnológicos. No BPO o sistema de arquivamento é feito na nuvem, o que inclui proteção contra perdas, danos e vazamento de informações. O sistema possui certificados atualizados alinhados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quando se aplicam.

Quais os serviços oferecidos pelo BPO financeiro?

De acordo com a empresa que vai oferecer o BPO financeiro, os serviços também deverão acompanhar a realidade do empreendimento. Por isso, é importante primeiro a realização de um diagnóstico da situação atual da gestão financeira do negócio. 

Nesta etapa,  afinadas as expectativas da empresa, são importantes a utilização de métricas, sistemas, acompanhamento periódico e avaliação de relatórios gerenciais que definirão quais os serviços devem ser ofertados.

Os mais comuns são: 

  • Conciliação bancária;
  • Conciliação de vendas;
  • Gerenciamento de pagamentos;
  • Lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Transações da folha de pagamento de empregados;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito e
  • Gestão de documentos.

O serviço pode incluir ainda atividades do setor contábil, tais como: certificação digital, fechamento contábil, relatório de impostos pagos, análise de otimização tributária, departamento pessoal, relatórios gerenciais de contabilidade, entre outros. 

Conheça a Boavista

E se você ficou interessado em adquirir o serviço de BPO financeiro, a Boavista Tecnologia oferece a melhor solução para seu negócio, com recursos avançados na área de tecnologia digital para empresas do setor. 

A Boavista é referência, com produtos e serviços atualizados em relação às legislações brasileiras na área de tecnologia, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de oferece soluções diversas no setor financeiro, como:

  • O módulo e-Extrato Cash: uma plataforma de conciliação financeira de recolhimento de numerários via malote, cofre inteligente, depósito e ATM Reciclador;
  • O módulo e-Extrato Card: plataforma de conciliação de vendas em meios de pagamentos, além do módulo PIX no mesmo local, acompanhamento do momento da venda até o repasse para contas bancárias.

A Boavista Tecnologia é a empresa ideal para que sua empresa possa modernizar a gestão financeira com segurança, responsabilidade e qualidade. Há mais de 30 anos no mercado de tecnologia para sistemas de gestão, serviços financeiros, conciliação de vendas e processos financeiros para grandes empresas.

Conclusão

Vimos aqui neste artigo que o processo de modernização da empresa, como é o caso da terceirização de um setor ou serviço impacta diretamente na gestão empresarial, no fluxo de produção e na autonomia dos profissionais para o desenvolvimento de planejamento estratégico e soluções mais criativas.

Os benefícios estão diretamente associados ao fluxo de produção, agilidade nos processos, transparência em todas as transações, melhoria na segurança e diminuição de fraudes e prejuízos. Além do que, um salto de qualidade nas tarefas da rotina e melhor aproveitamento da capacidade intelectual dos funcionários.

Saiba mais como a Boavista pode ajudar a sua empresa a expandir seus negócios. Entre em contato conosco pelo site, ligue para gente e saiba mais sobre as soluções para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.